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- Ações de advocacia pela inclusão dos estudantes LGBTQIA+ nas escolas portuguesas : dos agentes escolares às associações portuguesasPublication . Barbara, Lígia Bueno Santa; Carvalho, Marisa Simões; Pires, Cristiana do ValeO presente estudo tem por objetivo explorar as perspetivas e ações de diferentes agentes educativos frente à advocacia pela inclusão de alunos/as LGBTQIA+ nas escolas portuguesas. A pertinência da investigação tem por base a escassez do conhecimento científico atual sobre o tema, acrescida pela indicação de investigações existentes pela falta da inclusão destes/as jovens nas escolas e suas respetivas consequências. Procurou-se perceber junto de 3 psicólogos/as escolares, 2 diretores/as e 2 psicólogas de associações da comunidade, suas respetivas perceções acerca da inclusão destes/as alunos/as, explorando as ações realizadas nesta temática, e o impacto das mesmas nos/as alunos/as e no clima escolar. A partir de metodologia de investigação qualitativa, se realizaram entrevistas aprofundadas com os/as participantes, as quais foram posteriormente transcritas para análise de conteúdo com suporte do software NVivo 14. Os principais resultados indicam pela existência de ações de inclusão para os/as alunos/as LGBTQIA+, que ocorrem formal e informalmente, e que são realizadas por docentes e não docentes, diretores/as e psicólogos/as escolares. No entanto, a valorização, operacionalização e o reconhecimento das ações não ocorre de forma suficiente ou consistente. Se indica pela necessidade da realização de sessões de formação específica na área, direcionada a todos os intervenientes da comunidade escolar.
- A voz dos professores : atitudes, sentimentos e preocupações face à diversidade e inclusãoPublication . Azevedo, Diana de Sá; Carvalho, Marisa SimõesO presente estudo, intitulado de “A voz dos professores: atitudes, sentimentos e preocupações face à diversidade e inclusão” tem como principal objetivo conhecer, em profundidade, as atitudes, sentimentos e preocupações dos professores em relação à diversidade e à inclusão. Para satisfazer este objetivo, este trabalho de investigação baseou-se numa abordagem qualitativa. A metodologia adotada foi o photovoice e a entrevista semi-estruturada. Os participantes deste estudo são 9 professores de agrupamentos de escolas do território nacional. A amostra incluiu professores de diferentes níveis de educação e ensino, de diferentes zonas do país com número de anos de experiência profissional diferente e a lecionar em escolas com características diversas. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que as atitudes e sentimentos dos professores em relação à diversidade e à inclusão foram, em geral, positivas. No entanto, os professores demonstraram algumas preocupações com a diversidade e inclusão escolar. Contribuir para o desenvolvimento de atitudes positivas é um fator de sucesso para a implementação de políticas e práticas mais inclusivas. A formação contínua, o apoio das lideranças e a colaboração entre todos permanecem como pilares essenciais para o sucesso da educação inclusiva.
- Relação entre o uso dos meios de comunicação eletrónicos, as competências socioemocionais e a saúde mental em jovens : um estudo exploratórioPublication . Carvalho, Beatriz de Sousa; Campos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira de; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoO presente estudo está enquadrado no projeto “Media Activity and Mental Health”, tendo como objetivo geral explorar a relação entre o tempo e o impacto percebido do uso dos Meios de Comunicação Eletrónicos (MCE), as competências socioemocionais e a saúde mental de jovens do 3º ciclo. O estudo envolveu uma amostra de 275 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos de idade (M = 13.16; DP = 0.69), de quatro escolas do norte de Portugal. Os resultados demonstraram que os jovens passam mais horas nos MCE num dia típico de fim-de semana, comparando com um dia típico de semana. O grupo de jovens com níveis elevados de isolamento social e níveis reduzidos de autocontrolo reportaram utilizar mais tempo os MCE ao fim-de-semana, quando comparados com jovens com níveis reduzidos de isolamento social e níveis elevados de autocontrolo. Por sua vez, jovens com níveis elevados de tomada de decisão responsável e competências relacionais e com níveis reduzidos de ansiedade percecionaram um impacto mais positivo do uso dos MCE, quando comparados com jovens com níveis reduzidos de tomada de decisão, competências relacionais e níveis elevados de ansiedade social. Estes resultados realçam a importância da promoção do desenvolvimento de competências nos jovens, constituindo-se estas como variáveis centrais para o controlo do tempo de uso dos MCE, para a atenuação do impacto negativo e promoção do impacto positivo dos MCE.
- Artificial intelligence : understanding the determinants of adoption and intention to recommend the technology in the financial sectorPublication . Duarte, Leonardo Vilela Leão; Baptista, Gonçalo da Costa Aleixo Monteiro MelhoradoThe financial sector is undergoing a significant transformation due to the convergence of technological advancements and the ever-increasing importance of financial services. This trend has led to the adoption of disruptive technologies, such as Artificial Intelligence (AI), to enhance service delivery and address critical needs. Despite the potential benefits, research on the acceptance of AI within the financial sector remains limited. This study proposes an innovative and comprehensive theoretical model that combines UTAUT2 and TAM models, with an intention to recommend AI construct and two understudied moderators in literature, namely awareness and familiarity, offering valuable insights into factors influencing adoption and intention to recommend the technology. This model was empirically tested using structural equation modelling (SEM) with data from multiple countries. The results suggest that perceived usefulness, perceived ease of use, and perceived trust significantly influence user attitudes. Hedonic motivation and social influence emerged as key determinants of intention to adopt AI in the financial sector. The study also found that awareness significantly moderated the relationship between intention to adopt and intention to recommend. This research contributes to the yet understudied body of knowledge on AI adoption in the financial sector. The findings provide valuable insights for financial institutions seeking to effectively implement AI solutions and enhance user acceptance within the sector.
- Administração de sociedades desportivas : responsabilidade e aplicabilidade do art 72.º, n.º 2 do CSCPublication . Oliveira, Álvaro Miguel Ferreira Leite; Ribeiro, Maria de Fátima SilvaCom o presente trabalho, pretende-se obter uma visão alargada sobre a administração de sociedades desportivas, em específico sobre a responsabilidade. Como se de uma linha cronológica se tratasse, dedicaremos a nossa análise à contextualização sobre as generalidades das sociedades comerciais, génese das sociedades desportivas, às matérias dos deveres de administração de gerentes e administradores, bem como ao regime de responsabilidade destes. Finalmente, abordando igualmente a especificidade do desporto em matéria de sociedades desportivas, apresentamos um caso prático por nós elaborado que visa aplicar ao contexto desportivo, o Art 72.º, N.º 2 do CSC.
- Exposição à violência no desporto : estratégias de coping e relação com a performance em atletasPublication . Cabral, Beatriz dos Santos; Morais, Catarina Tavares de CastroA violência representa, atualmente, uma parte integrante do contexto desportivo, constituindo-se como uma experiência potencialmente stressante, que pode comprometer o bem-estar e performance desportiva dos atletas. Este estudo teve como objetivo analisar o papel mediador das estratégias de coping na relação entre exposição à violência e perceção de rendimento desportivo, numa amostra (N = 250) de atletas de andebol, basquetebol e futebol. Verificou-se que uma maior exposição dos atletas à violência leva a uma menor perceção de rendimento desportivo por parte dos mesmos. No entanto, a exposição mais frequente a estes comportamentos prediz uma maior utilização de estratégias de coping, algumas delas com potencial efeito positivo na perceção de rendimento desportivo. Foi ainda encontrado um efeito de mediação da estratégia de coping de confronto ativo: quanto maior for a exposição à violência, maior a utilização de estratégias de coping de confronto ativo, o que, por sua vez, prediz um maior rendimento desportivo individual. Assim, estes resultados salientam a importância de uma maior compreensão do recurso a estratégias de coping no contexto desportivo, bem como quais as estratégias mais eficazes, para ajudar os atletas a lidarem com a exposição à violência, para que o seu rendimento desportivo seja maximizado.
- Transforming traditions : impact of covid-19 on personal training sector in PortugalPublication . Oliveira, Beatriz Ferreira; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaThis study investigates the profound impact of the COVID-19 pandemic on the operational dynamics of personal trainers' businesses and the emergence of novel opportunities within the personal training services. The research is guided by two primary questions: How has the COVID-19 pandemic influenced the traditional business models of personal trainers? What innovative business opportunities have arisen as a response to the pandemic- disruptions? To address these questions, the study employs a multifaceted approach by doing 21 interviews to personal trainers. It assesses the disruptive effects of the pandemic on operational strategies and revenue generation mechanisms, identifies and analyses the specific challenges faced by personal trainers, explores the diverse range of adaptation strategies employed to navigate pandemic challenges, and evaluates the effectiveness of these strategies, analyses emergent business opportunities within the personal training services sector. Through a comprehensive analysis, this study aims to provide valuable insights into the evolving landscape of personal training services in the wake of the COVID-19 pandemic. The findings demonstrate that the pandemic transformed the personal training sector by prompting a revaluation of traditional business models and the emergence of innovative opportunities for growth. Personal trainers demonstrated a resilience by swiftly adapting to virtual platforms and started engaging in technology and social media to keep their clients motivated and promoting their services.
- Consumo de conteúdo político nas redes sociais e polarização política dos jovens portuguesesPublication . Monteiro, Miguel Silveira Fraser; Figueiras, Rita Maria Brás PedroA polarização política no meio digital é um assunto de crescente prevalência mediática. No entanto, a literatura apresenta algumas lacunas. O termo “polarização política” é nebuloso e refere-se, em estudos escritos em língua inglesa, a três conceitos distintos: polarização interacional (interações maioritariamente homofílicas), polarização posicional (posições políticas mais extremas) e polarização afetiva (atitudes e emoções negativas em relação a opositores políticos) e só recentemente se começou a fazer uma distinção. Para além disso, os estudos são quase exclusivamente quantitativos e focados apenas no X/Twitter. Foram realizadas 10 entrevistas semi-estruturadas para entender os mecanismos e processos internos que decorrem na utilização das redes sociais dos jovens portugueses que culminam em diferentes aspetos da polarização política (ou falta dela). Os resultados demonstram que as redes sociais podem contribuir para o aumento ou diminuição de todas as dimensões da polarização, dependendo do indivíduo (provavelmente devido ao contexto familiar ou escolar em que foram socializados). As interações heterofílicas podem ver um aumento ou diminuição. As interações nas redes sociais, apesar de tenderem para a homofília incluem necessariamente alguma exposição a conteúdo heterofílico, exceto uma minoria de ideologias consideradas não só divergentes, mas também perigosas ou preconceituosas que são filtradas ou ativamente desacreditadas de modo que a exposição ao seu conteúdo é inexistente ou irrelevante. Consequentemente, os níveis de polarização afetiva são também seletivamente baixos, a exceção sendo quando se trata de indivíduos aderentes a essas mesmas ideologias perigosas, com os quais a interação e a amizade são indesejáveis. As posições políticas vieram a extremar ou moderar, dependendo do caso, embora o estudo desta dimensão tenha sido o menos bem sucedido. A natureza exploratória do estudo revelou muitos fatores raros ou ausentes na bibliografia que levaram a sugestões para como melhorar a qualidade da análise futura. O estágio foi realizado no Social Media Lab da TVI entre 6 de Fevereiro e 6 de Junho de 2023, no entanto o tema e a pesquisa tiveram de ser relativamente independentes, devido à data do mesmo.
- Garantia da entrada em espécie : os artigos 25.º, 28.º e 29.º CSCPublication . Martins, Maria Eugénia Silva; Triunfante, Armando Manuel Andrade de LemosNesta dissertação, investigaremos o tema das entradas em espécie nas sociedades comerciais e o seu impacto na salvaguarda dos credores da sociedade. É de conhecimento geral, que a proteção dos credores detém uma significativa importância no âmbito da legislação societária, assim como a obrigação de entrada. Entretanto, é importante ressalvar que este último aspeto não tem sido frequentemente abordado na jurisprudência, nem nos estudos realizados pelos autores nacionais. Neste estudo, consideramos fundamental compreender como o nosso Ordenamento Jurídico aborda esta temática, destacando a importância de examinar alguns elementos, como o próprio Código das Sociedades Comerciais, as perspetivas oferecidas pela doutrina especializada e a comparação com sistemas jurídicos estrangeiros, a fim de compreendermos as discrepâncias com outras estruturas legais. Portanto, a obrigação de entrada caracterizada por várias facetas distintivas, as quais serão abordadas nesta dissertação, incluindo o seu conceito, os diferentes tipos, bem como as principais funções do capital social e a sua relevância para o funcionamento das sociedades comerciais. Por fim, os principais enfoques desta dissertação residem na garantia da efetiva realização das entradas em espécie e na análise minuciosa do seu rigoroso regime, visando prevenir a formação inadequada do capital social. Também são consideradas as possibilidades de os sócios contornarem esse regime por meio de práticas fraudulentas, prejudicando os interesses dos credores. Desta forma, a avaliação das entradas em espécie e a responsabilidade pela sua realização emergem como aspetos de suma importância neste contexto.
- Sistemas de gestão da qualidade em escolas de futebol : o caso das Escolas de Futebol Dragon ForcePublication . Rosa, Miguel Afonso Silva Guedes de Jesus; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaO presente estudo pretende analisar o impacto da aplicação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e respetiva certificação, de acordo com a norma ISO 9001, em escolas de futebol. Desta forma, é objetivo desta dissertação captar os principais benefícios e desafios decorrentes da aplicação deste tipo de sistemas, bem como compreender a contribuição dos SGQ na melhoria da qualidade dos serviços prestados e no aumento de satisfação dos clientes. Além disso, o presente trabalho pretende explorar o impacto da adoção dos SGQ e da norma ISO 9001 nas relações entre atletas, treinadores, encarregados de educação, nutricionistas, psicólogos, entre outros intervenientes.Assim, procurou-se colmatar algumas lacunas de investigação existentes, como a falta de estudos sobre a aplicação de SGQ em organizações desportivas. Para tal, foram consideradas as Escolas Dragon Force, cujo SGQ se encontra, atualmente, certificado, de acordo com a norma ISO 9001:2015, pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação). Foram analisados documentos referentes aos processos e procedimentos da Dragon Force e realizadas entrevistas a diferentes stakeholders. Os principais resultados desta investigação evidenciam a consistência do serviço oferecido nos diversos locais onde a Dragon Force está presente, o desenvolvimento de uma metodologia sólida e característica da Dragon Force, bem como a expansão significativa realizada a nível nacional e internacional. Destaca-se, ainda, a transversalidade dos serviços prestados nas Escolas Dragon Force. Estes fatores contribuem para a satisfação e desenvolvimento dos atletas, assim como para o estabelecimento de relações de confiança com os encarregados de educação.
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