Repository logo
 
Publication

O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorAntunes, Paulo
dc.contributor.advisorCosta, Cesário
dc.contributor.authorMikus, Jaroslav
dc.date.accessioned2014-03-24T14:03:08Z
dc.date.available2014-03-24T14:03:08Z
dc.date.issued2013-11-06
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste trabalho com o tema “O Contributo da Disciplina de Orquestra no Desenvolvimento Integral dos Alunos do Ensino Especializado da Música ” é uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, tendo como estratégia metodológica o método comparativo e exploratório, com a duração de dez meses. Pretendeu-se, com este trabalho, comparar a pedagogia e o repertório utilizado pelos professores na disciplina de orquestra, do curso básico das escolas profissionais de música, para poder comprovar a sua importância para o desenvolvimento e formação integrais dos alunos. Esta investigação foi realizada utilizando professores que lecionam esta disciplina nas escolas profissionais de música ou que fizeram estágios de orquestra nessas mesmas escolas. As técnicas utilizadas para a recolha dos dados foram os questionários, a carta, a técnica documental e a observação. A análise e interpretação dos dados foram feitas através da quantificação, da comparação e da análise de conteúdo das respostas dadas. No final desta investigação os objetivos foram atingidos, foram encontradas as respostas para as questões de investigação formuladas, tendo sido confirmada a importância da disciplina de orquestra para o desenvolvimento e formação global dos alunos, quer na sua dimensão pessoal, quer social e artística.por
dc.description.abstractThis dissertation with the theme "The Contribution of Orchestra Discipline for the Students Holistic Development in the Specialized Music Education" is a quantitative and qualitative investigation focusing on a case study, applying the methodological strategy of a comparative and exploratory method with the total duration of ten months. This work aimed to compare the repertoire and the pedagogical method used by teachers in the discipline of orchestra of the basic course of the professional schools of music in order to confirm its importance for the development and training of students. This research was conducted using as subjects teachers who teach this discipline in vocational schools of music, or leading as conductors the orchestral courses, held by these same schools. The techniques used for the data collection were questionnaires, an informative letter, and the technical documentation and observation. The analysis and interpretation of data were conducted by measuring, comparison and content analysis of the answers given. At the end of the research the objectives have been achieved, answers for the research questions have been found, being confirmed the importance of the discipline of orchestra for the overall development and training of students, whether in its personal dimension or in the social and artistic dimension.por
dc.identifier.tid201494485
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13870
dc.language.isoporpor
dc.titleO contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da músicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201494485.pdf
Size:
11.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: