Repository logo
 
Publication

Case study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorPacheco, Luis Pedro Krug
dc.contributor.authorGrilo, Paulo Tiago Fidalgo
dc.date.accessioned2020-04-29T16:26:43Z
dc.date.available2020-04-29T16:26:43Z
dc.date.issued2019-12-03
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractAtualmente, é necessário que uma empresa se adapte rapidamente às mudanças do meio em que ela se insere. Neste sentido, fusões e aquisições podem funcionar como um instrumento chave para permitir que uma empresa atinja os seus objetivos estratégicos. Aplicando a metodologia de estudo de caso, iremos analisar a aquisição da Whole Foods Market pela Amazon (completada a 28 de Agosto de 2017). Com um valor total de aproximadamente $13,57 mil milhões ($42,00 por ação da Whole Foods Market), este negócio destaca‐se como um dos maiores eventos de reestruturação empresarial desse ano, assim como a maior aquisição de um retalhista até à data. No presente estudo, pretendemos esclarecer os seguintes tópicos: (1) analise detalhada dos aspetos essenciais da aquisição; (2) quais os sinais que a aquisição nos transmite (tendo em consideração as mudanças nas preferências dos consumidores), e o que sinaliza em relação a futuros investimentos da Amazon. Resumidamente, concluímos que a aquisição da Whole Foods Market se adequa perfeitamente na estratégia da Amazon, permitindo‐lhe não apenas expandir as suas capacidades, mas também alargar o seu ecossistema. Por último, também defendemos que esta aquisição pode ser apenas o primeiro passo de um processo longo e d spendioso para a Amazon que, em caso de sucesso, pode suscitar ganhos significativos para a empresa.pt_PT
dc.description.abstractToday’s environment requires that a company moves faster and responds quickly to its changes. In this sense, mergers and acquisitions can function as a powerful tool that allows a company to achieve its strategic goals. Here, applying a case study methodology, we will analyze Amazon.com’s acquisition of Whole Foods Market (completed on August 28th, 2017). With an estimated total consideration of approximately $13.57 billion ($42.00 per Whole Foods Market’s share), this deal positions itself as one of the biggest corporate restructuring events of that year, and as the largest acquisition of a brick‐to‐mortar retailer until the date. In this study, we hope to shed light on the following topics: (1) analyze the acquisition’s key aspects; (2) what signals does the acquisition sends to the market (taking into consideration the changes in the consumers’ preferences), and about Amazon’s future moves. In short, we concluded that the acquisition of Whole Foods Market perfectly fits in Amazon’s strategy, allowing it not only to empower its capabilities, but also to expand its ecosystem. On top of that, we also defend that this deal could be just the first step of a long and costly process to Amazon which, in case of success, can trigger substantial wealth‐increases to the company.pt_PT
dc.identifier.tid202457990pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30466
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectFusões e Aquisições (M&A)pt_PT
dc.subjectAmazonpt_PT
dc.subjectWhole Foods Marketpt_PT
dc.subjectMergers and Acquisitions (M&A)pt_PT
dc.titleCase study : the acquisition of Whole Foods Market, Inc. by Amazon.com, Inc.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Finançaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Paulo Tiago Fidalgo Grilo.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: