Repository logo
 
Publication

Integrar pelo desporto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da
dc.contributor.authorMachado, Adalberto Carlos Batista
dc.date.accessioned2016-10-21T15:30:58Z
dc.date.issued2016-07-27
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractCom o evoluir dos tempos, a escola tem cada vez mais um papel preponderante na educação e formação das crianças. Compete à escola preparar respostas educativas de forma a educar com sucesso todas as crianças, incluindo as com Incapacidades Intelectuais (II) graves. Este trabalho incide sobre a temática da Síndrome de Down (SD), já que a experiência profissional associada a algum desconhecimento e às dificuldades sentidas na sala de aula desencadearam o interesse em aprofundar esta questão. É meu objetivo principal estudar a inclusão da criança com SD na escola e, através deste conhecimento, melhorar as metodologias e formas de organização de ensino, como docente. Este trabalho é de natureza teórico-prática, tendo por base uma recolha de informação relacionada com a doença e uma reflexão crítica sobre a experiência da nossa prática pedagógica. Assim, tive como intenção estudar a especificidade de um contexto educativo e compreender as práticas educativas adotadas para dar resposta a uma aluna com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de caráter permanente. No decorrer da minha atividade profissional com alunos com NEE, constatei com agrado que a prática de atividades desportivas em muito contribuem para a melhoria da qualidade de vidas destas crianças e jovens, promovendo a sua autoestima e autossuperação e facilitando uma inclusão social mais eficaz.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, school has an increasingly important role in children’s education and their training, as well. School should prepare them to be successful, without forgetting to include children with severe intellectual Disabilities (II). This work focus on Down syndrome (DS) , since I have felt the need to study this issue further because of the lack of knowledge and difficulties I have encountered in the classroom. The aim of this work is to study the inclusion of children with SD in regular schools and thus as teachers to improve the teaching methodology and forms of organization. This is a theoretical and practical study, based on information related to the disease and it is a critical reflection on the experience of our pedagogical practice. So, we set out to study the specificity of an educational context and to understand educational practices adopted to respond to a student with permanent special educational needs (SEN). In our professional activity with students with SEN, we have noticed that the practice of sports activities helps improve life quality, promotes self-esteem and self-achievement and makes the social inclusion more effective.pt_PT
dc.identifier.tid201657287
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20911
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectSíndrome de Downpt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectDown syndromept_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectSportpt_PT
dc.titleIntegrar pelo desportopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201657287.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: