Repository logo
 
Publication

Relação entre a utilização problemática da internet e a competência emocional em adolescentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Maria Pareira e Sá
dc.contributor.authorBarbosa, Diana Peixoto
dc.date.accessioned2025-07-17T11:11:01Z
dc.date.available2025-07-17T11:11:01Z
dc.date.issued2025-06-05
dc.date.submitted2025-04
dc.description.abstractNas últimas duas décadas, observa-se que a internet se tornou parte integrante da vida moderna, acarretando um grande número de benefícios, por outro lado, uma proporção significativa de indivíduos começou a apresentar uma tendência a usar a internet de forma compulsiva e descontrolada, tornando-se dependentes da mesma. O uso excessivo da internet em adolescentes tem sido consistentemente associado a múltiplos problemas de saúde, estando relacionado especialmente com emoções negativas, e afetando negativamente a qualidade de vida. Tornou-se assim pertinente analisar a sua relação com a competência emocional, que implica o conhecimento e capacidades necessárias para a compreensão, expressão e regulação apropriada das emoções. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a utilização problemática da internet e a competência emocional dos adolescentes. A amostra deste estudo foi constituída por participantes adolescentes, pertencentes ao norte do país. Para avaliar as variáveis foram aplicados o Questionário de Competência Emocional (ESCQ-45) e a Escala do Uso Generalizado Problemático da Internet 2 (EUGPI2) ambos adaptados para a população portuguesa. Foi também utilizado um questionário sociodemográfico, que integrou questões relacionadas com o sexo, a idade, o número de anos de escolaridade, a idade da mãe, a idade do pai, com quem vive, o nível socioeconómico, a média de horas passados na internet por dia e as atividades mais realizadas online. Os dados recolhidos foram tratados com recurso ao SPSS versão 28. Os resultados obtidos nesta investigação reforçam a importância da competência emocional no desenvolvimento dos adolescentes e evidenciam a interação complexa entre o comportamento online e as competências emocionais. Verificou-se que uma maior utilização da internet está associada a uma diminuição da competência emocional, refletindo uma redução na capacidade de lidar com emoções, assim como na sua expressão e percepção.por
dc.description.abstractIn the last two decades, it has been observed that the internet has become an integral part of modern life, resulting in a large number of benefits, on the other hand, a significant proportion of individuals began to show a tendency to use the internet in a compulsive and uncontrolled way, becoming dependent on it. Excessive internet use in adolescents has consistently been associated with multiple health problems, being especially related to negative emotions, and negatively affecting quality of life. It has thus become pertinent to analyze its relationship with emotional competence, which implies the knowledge and skills necessary for the understanding, expression and appropriate regulation of emotions. This study aimed to analyze the relationship between problematic use of the internet and the emotional competence of adolescents. The sample of this study consisted of adolescent participants from the north of the country. To evaluate the variables, the Emotional Competence Questionnaire (ESCQ-45) and the Internet Problematic Generalized Use Sale 2 (EUGPI2) were applied, both adapted for the Portuguese population. A sociodemographic questionnaire was also used, which integrated questions related to gender, age, number of years of schooling, mother's age, father's age, who they live with, socioeconomic status, average hours spent on the internet per day and the most performed online activities. The data collected were processed using SPSS version 28. The results obtained in this study reinforce the importance of emotional competence in the development of adolescents and highlight the complex interaction between online behavior and emotional skills. It was found that greater use of the internet is associated with a decrease in emotional competence, reflecting a reduction in the ability to deal with emotions, as well as in their expression and perception.por
dc.identifier.tid203969332
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53960
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectInternet
dc.subjectDesenvolvimento emocional
dc.subjectAdolescentes
dc.subjectEmotional development
dc.subjectAdolescents
dc.titleRelação entre a utilização problemática da internet e a competência emocional em adolescentespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203969332.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: