Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-05"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre a utilização problemática da internet e a competência emocional em adolescentesPublication . Barbosa, Diana Peixoto; Azevedo, Ângela Maria Pareira e SáNas últimas duas décadas, observa-se que a internet se tornou parte integrante da vida moderna, acarretando um grande número de benefícios, por outro lado, uma proporção significativa de indivíduos começou a apresentar uma tendência a usar a internet de forma compulsiva e descontrolada, tornando-se dependentes da mesma. O uso excessivo da internet em adolescentes tem sido consistentemente associado a múltiplos problemas de saúde, estando relacionado especialmente com emoções negativas, e afetando negativamente a qualidade de vida. Tornou-se assim pertinente analisar a sua relação com a competência emocional, que implica o conhecimento e capacidades necessárias para a compreensão, expressão e regulação apropriada das emoções. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a utilização problemática da internet e a competência emocional dos adolescentes. A amostra deste estudo foi constituída por participantes adolescentes, pertencentes ao norte do país. Para avaliar as variáveis foram aplicados o Questionário de Competência Emocional (ESCQ-45) e a Escala do Uso Generalizado Problemático da Internet 2 (EUGPI2) ambos adaptados para a população portuguesa. Foi também utilizado um questionário sociodemográfico, que integrou questões relacionadas com o sexo, a idade, o número de anos de escolaridade, a idade da mãe, a idade do pai, com quem vive, o nível socioeconómico, a média de horas passados na internet por dia e as atividades mais realizadas online. Os dados recolhidos foram tratados com recurso ao SPSS versão 28. Os resultados obtidos nesta investigação reforçam a importância da competência emocional no desenvolvimento dos adolescentes e evidenciam a interação complexa entre o comportamento online e as competências emocionais. Verificou-se que uma maior utilização da internet está associada a uma diminuição da competência emocional, refletindo uma redução na capacidade de lidar com emoções, assim como na sua expressão e percepção.
- Representação de D. Juan de Molière em Portugal: entre herança e desafiosPublication . Louchet, ChantalO termo Humanidades engloba hoje em dia todas as Ciências Humanas. Estas proporcionam informações do Homem sobre o Homem, permitindo apreender os comportamentos humanos. Um exemplo paradigmático do afirmado é o legado de Molière no teatro. Nas suas peças, Molière denuncia os pequenos defeitos do seu tempo, mas apresenta igualmente personagens humanas universais. D. Juan é uma delas. Molière coloca nela o problema da libertinagem e das suas ligações profundas com a hipocrisia, como a sedução sem escrúpulos, o cinismo e a libertinagem filosófica. Atualmente, esta peça de Molière continua a ser representada em palco, não só em França, como noutros países; veremos como, em Portugal especificamente, este legado é ainda hoje um desafio para os encenadores.
- Assessing ecotourism opportunities in Macaronesian Marine Protected Areas (MPAs): an adapted MEET indicator-based methodologyPublication . Casimiro, Daniela; Escudero, Marina Diaz; Guerreiro, José Ângelo; Ventura, Maria AnunciaçãoTourism significantly contributes to the economic growth of countries, especially in insular areas such as Small Islands Developing States (SIDSs) or the outmost regions of Europe. If managed properly, ecotourism offers a sustainable alternative by promoting nature conservation while benefiting local communities. The aim of this study was to develop a methodology to assess the existing conditions in marine protected areas (MPAs) in the Macaronesian archipelagos for the development of ecotourism activities. To achieve this, the methodology of the Mediterranean Experience of Ecotourism (MEET) was adapted to the unique environmental, social, and economic context of the region. A set of indicators was developed and refined through expert evaluation and the results revealed a strong level of satisfaction with the indicators created. This approach contributes to the sustainable management of MPAs by providing a practical tool to evaluate their potential for ecotourism development. The refined indicators can assist policymakers, MPA managers, and stakeholders in designing sustainable ecotourism products that align with conservation goals, ensuring long-term ecological and economic benefits for the Macaronesian region.