Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O seguinte relatório surge de um estágio realizado pelo aluno Tiago Rocha Pinto de
Sá, estudante do MSc Finanças 2012/2013 da Universidade Católica Portuguesa, na empresa
Bloom Consulting, em Madrid.
Durante a duração deste estágio, vários projetos foram desenvolvidos, conhecimentos
aprofundados com relações pessoais e profissionais criadas. Será abordado um tema em
especial, um projeto da empresa Bloom Consulting em que o aluno foi uma das partes
envolvidas. O objectivo do projeto passou por avaliar o impacto económico das estratégias de
“country branding” utilizadas por cada país. Esta análise foi realizada através da criação de
uma análise de uma regressão linear múltipla que, baseada em determinadas variáveis,
conseguisse prever as receitas turísticas de um país num momento futuro, com uma relativa
margem de erro. Neste caso o país-alvo de estudo foi Portugal.
A decisão de um turista em viajar para determinado local, hoje em dia é complexa,
devido a uma crescente competição global, que condiciona as escolhas dos consumidores. O
número de turistas e consequentes gastos em cada nação dependem da quantidade de serviços
que estas podem oferecer melhor que os seus concorrentes. No entanto, é de conhecimento
geral que estas vantagens comparativas se conseguem obter apenas com os recursos naturais
que cada país tem ao seu dispor, que o tornam mais atrativo que outro.
Hoje em dia os países podem adoptar uma estratégia de promoção da sua própria
marca, mudando as perspectivas que os consumidores têm sobre o que podem oferecer,
resultando num aumento da procura. Com este estudo pretende-se também avaliar os factores
que afectam as decisões de deslocação e consumo dos turistas, o porquê de uma pessoa ir
passar férias a Portugal e não ao sul de França por exemplo, através da definição de variáveis
que independentemente, expliquem e permitam obter uma previsão das receitas turísticas de
Portugal.
Será que uma nação, por si só, vê as suas receitas turísticas aumentarem naturalmente?
Ou será que a implementação de uma correta estratégia de “country branding” seria mais
eficaz?
Como foi anteriormente referido, a abordagem será focada em Portugal. Uma vez que
existem dados históricos para a variável dependente (receitas totais de turismo), o valor
esperado que a regressão irá prever será no final será comparado com o valor real observado,
resultado daí um “gap”. Verificar-se-á se Portugal está a ter uma performance acima ou abaixo das suas possibilidades, quando comparado com o valor que obteria “em condições
normais”, caso a tendência se verificasse.
Description
Keywords
Country branding Economic impact Country branding strategies Forecast Tourism receipts