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- Motivações fiscais para a constituição de Sociedades HoldingPublication . Pinto, Bráulio André Bessa e Sousa de Araújo; Anacoreta, LuísaEsta dissertação foi elaborada com o intuito de analisar as “Motivações Fiscais para a Constituição de Sociedades Holding”. Inicia-se pela evocação das razões de criação de um tipo de sociedades diferente das demais, com o intuito de minimizar a sua carga tributária recorrendo à criação de sociedades holding. De seguida são identificadas as formas como as empresas usufruem das sociedades holding para minimizar a carga fiscal, torneando de forma lícita o imposto sobre o rendimento a que normalmente estariam sujeitas, onde são referidos esquemas de planeamento tributário a nível contabilístico para transferir os rendimentos para locais sujeitos a menores cargas tributárias e é evidenciado que a criação de estruturas de propriedade indiretas recorrendo a sociedades holding é utilizada para evitar uma tributação excessiva sobre juros e dividendos. No último capítulo são identificadas as várias taxas de imposto existentes na tributação internacional, culminando com uma análise empírica sobre taxas de tributação nominais e efetivas em Portugal, em comparação com uma média europeia, finalizando com a estratificação de estimativas microeconómicas por forma a aferir que as sociedades holding são sujeitas a uma carga fiscal claramente inferior à das demais empresas instaladas no nosso país, o que é conivente com as práticas evidenciadas ao longo da tese pelas sociedades holding.
- Sociedade Central de Cervejas e Bebidas : beer internationalization strategy options in Angola and BrazilPublication . Garcia, Francisco Maria Mota Antunes Santos; Cardeal, NunoThis case study has been prepared based on a real-life business scenario, where the company “Sociedade Central de Cervejas e Bebidas” (SCC) was chosen in order to serve as a teaching example of the complex and difficult task that companies’ have to expand their operations internationally, as well as, to alert to the opportunities and threats existing in a global business context. SCC is a Portuguese based company specialized in producing and marketing beer and other beverages, acquired in 2008 by the Heineken group, one of the largest beer companies in the world. In 2012 the entire European beer market was contracting considerably as a consequence of the global financial crisis and its negative impact on consumer’s purchasing power. In view of this critical situation, SCC managers believed that the only way the company could counteract to the poor results in Portugal was to focus their future development towards external markets. Thus, Angola and Brazil appeared to be the most meaningful internationalization options for SCC. In the former the company was urged to reevaluate its approach to the market and augment its performance, whilst in the latter SCC was not yet present and therefore needed to develop the appropriate strategy to enter that market. The case study presents some of the information SCC managers disposed at that time to make the most accurate possible decisions regarding the company’s next internationalization steps, with the main goals in mind of sustaining the Portuguese subsidiary’s infrastructures and contribute to Heineken’s global performance.
- A validade dos ratings implícitos no mercado de Credit Default Swaps sobre dívida soberanaPublication . Costa, Filipe Duarte Pereira Mesquita da; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosEste trabalho de investigação tem o objetivo de aferir se são os fundamentos económicos os responsáveis pelas diferenças das classificações de crédito de uma amostra de 27 países da OCDE. Foi conduzida uma análise econométrica por via de um modelo probit ordenado em painel de dados, usando uma base de dados de probabilidades cumulativas de default da CMAvision, para o período de 2008 a 2011. A nível de resultados, a variável índice de volatilidade, bem como o deficit do PIB provaram ser estatisticamente significativos na análise. Não se concluiu que os fundamentos da economia são responsáveis em destrinçar os valores menos favoráveis das classificações de rating dos países, sendo que o fraco poder explicativo dos fundamentos da economia para spreads de crédito se enquadra numa situação descrita na literatura como credit spread puzzle.
- Modelos de negócio e de serviços na nova economia digitalPublication . Miranda, Gisela Ariana Oliveira; Andrade, António Manuel Valente deA nova capacidade digital traduz-se em oportunidades de negócio para as empresas que compreendam os desafios da web e o novo perfil do consumidor online. Uma temática contemporânea na gestão das organizações que procuram novas fontes de rentabilidade e criação de novo valor, de modo a corresponder com as expetativas do consumidor digital. O presente estudo procura compreender como as empresas estão a implementar os modelos de negócio online e quais a implicações decorrentes, procurando lançar pistas de como as empresas podem capitalizar a nova capacidade digital, através da descodificação de boas práticas de casos reais. A concorrência nos mercados aumentou exponencialmente nas últimas décadas, impulsionada pela transição de poder das forças económicas, da oferta para a procura. O novo estatuto dos consumidores foi reforçado, em definitivo, pela capacidade tecnológica. Os consumidores digitais têm hoje controlo das suas decisões de consumo, têm acessibilidade global a produtos e serviços, procuram experiências de compra gratificantes e avaliam a qualidade global da oferta. É neste ambiente de elevada exigência e concorrência sofisticada que as empresas exploram o meio digital, procurando um adquirir fôlego competitivo e novas fontes de rentabilidade. Este estudo analisa as tendências e desafios do e-Commerce e os novos modelos de negócio e a reformulação da gestão de serviço no desenvolvimento da economia digital. São descritos os fenómenos socioeconómicos que estão a reformular os comportamentos dos consumidores e os desafios e oportunidades que daí advêm para as empresas. A estratégia de pesquisa é inspirada na metodologia de estudo de casos múltiplos de projetos digitais, analisando as implicações do desenvolvimento e a operacionalização das estratégias digitais levadas a cabo por algumas das referências do retalho mundial. Da análise da matéria de estudo, enuncia-se a reflexão de que as empresas que sofisticam as suas estratégias explorando as tecnologias, com vista a criar novo valor para o cliente, são mais bem-sucedidas do que as empresas que usam a tecnologia digital para automatização de processos existentes e/ou replicam os modelos de negócio offline.
- Estrutura de capitais Norte vs. Sul da Europa : o caso da indústria transformadoraPublication . Pacheco, Berta Lobo; Cunha, Ricardo; Alves, PauloEste trabalho analisa os factores determinantes da estrutura de capitais das empresas do sector da Indústria Transformadora de 15 países Europeus divididos em duas regiões, Norte e Sul, para o período de 2007 a 2011 e considerando a divisão da dívida em curto e médio e longo prazo. Os resultados obtidos sugerem que as duas regiões consideradas apresentam diferenças para os rácios de endividamento. No Norte da Europa as seguintes variáveis apresentam evidência estatística: a dimensão (+) para a dívida global e de longo prazo; a tangibilidade (-) para a dívida global e a de curto prazo e (+) para a de longo prazo; a rendibilidade (+) para a dívida de longo prazo; os benefícios fiscais não financeiros (+) para a dívida global e a de curto prazo; o crescimento (+) para a dívida de curto prazo; o risco (-) para a dívida de curto e a de longo prazo. Para o Sul da Europa, a dimensão (-) para todos os prazos da dívida; a tangibilidade (-) para todos os prazos da dívida; a rendibilidade (+) para a dívida de longo prazo; os benefícios fiscais não financeiros (-) para a dívida global e a de longo prazo. É testada ainda, a convergência dos níveis de dívida para um valor alvo, usando a teoria static tradeoff.
- Aplicação da metodologia Kaizen (melhoria contínua) à gestão documental da Direção de Administração de Pessoal da SonaePublication . Dias, Daniela Filipa Caetano; Sousa, RuiNum contexto de crise económica como aquele que se vive atualmente em Portugal, é necessário encontrar soluções que tornem uma empresa mais eficiente e que otimizem a utilização dos seus recursos. Nesse sentido, a metodologia Kaizen fornece um conjunto de ferramentas que permite a uma empresa tornar-se mais competitiva, uma vez que possibilita o controlo de custos e a redução de desperdícios e, simultaneamente, a melhoria do nível de qualidade do produto ou serviço. Normalmente a metodologia Kaizen está presente em ambientes fabris. A aplicação desta metodologia a ambientes administrativos é ainda pouco comum, havendo a necessidade de explorar o modo como deve ser feita essa aplicação. É nesse sentido que surge este trabalho. Pretende-se otimizar o modo como é realizada a gestão documental num departamento que presta um serviço aos seus clientes internos. Mais concretamente, o objetivo deste trabalho é o de analisar o modo como pode a metodologia Kaizen ser aplicada à gestão documental, melhorando as práticas associadas à gestão dos documentos (quer físicos, quer digitais) detidos pelo departamento em questão. Este trabalho foi realizado na Sonae, mais precisamente na Direção de Administração de Pessoal. É constituído por uma parte teórica, que tem como principal temática a filosofia Lean, onde tem origem o Kaizen, e por uma parte prática, onde é descrito o modo como foi aplicada a metodologia Kaizen. Constitui uma forma de auxiliar o departamento em questão a prestar um serviço mais ágil e eficiente, tornando-se mais adaptado às exigências do seu mercado interno. Foram utilizadas diversas ferramentas, das quais se destacam ferramentas Lean e um questionário para medir a qualidade do serviço prestado pela Direção de Administração de Pessoal. O trabalho realizado durante o estágio teve grande impacto na consciencialização dos colaboradores e contribuiu para a solidificação de uma cultura de melhoria contínua no departamento.
- Economic impact on country branding strategiesPublication . Sá, Tiago Rocha Pinto de; Anacoreta, Luísa; Santos, CarlosO seguinte relatório surge de um estágio realizado pelo aluno Tiago Rocha Pinto de Sá, estudante do MSc Finanças 2012/2013 da Universidade Católica Portuguesa, na empresa Bloom Consulting, em Madrid. Durante a duração deste estágio, vários projetos foram desenvolvidos, conhecimentos aprofundados com relações pessoais e profissionais criadas. Será abordado um tema em especial, um projeto da empresa Bloom Consulting em que o aluno foi uma das partes envolvidas. O objectivo do projeto passou por avaliar o impacto económico das estratégias de “country branding” utilizadas por cada país. Esta análise foi realizada através da criação de uma análise de uma regressão linear múltipla que, baseada em determinadas variáveis, conseguisse prever as receitas turísticas de um país num momento futuro, com uma relativa margem de erro. Neste caso o país-alvo de estudo foi Portugal. A decisão de um turista em viajar para determinado local, hoje em dia é complexa, devido a uma crescente competição global, que condiciona as escolhas dos consumidores. O número de turistas e consequentes gastos em cada nação dependem da quantidade de serviços que estas podem oferecer melhor que os seus concorrentes. No entanto, é de conhecimento geral que estas vantagens comparativas se conseguem obter apenas com os recursos naturais que cada país tem ao seu dispor, que o tornam mais atrativo que outro. Hoje em dia os países podem adoptar uma estratégia de promoção da sua própria marca, mudando as perspectivas que os consumidores têm sobre o que podem oferecer, resultando num aumento da procura. Com este estudo pretende-se também avaliar os factores que afectam as decisões de deslocação e consumo dos turistas, o porquê de uma pessoa ir passar férias a Portugal e não ao sul de França por exemplo, através da definição de variáveis que independentemente, expliquem e permitam obter uma previsão das receitas turísticas de Portugal. Será que uma nação, por si só, vê as suas receitas turísticas aumentarem naturalmente? Ou será que a implementação de uma correta estratégia de “country branding” seria mais eficaz? Como foi anteriormente referido, a abordagem será focada em Portugal. Uma vez que existem dados históricos para a variável dependente (receitas totais de turismo), o valor esperado que a regressão irá prever será no final será comparado com o valor real observado, resultado daí um “gap”. Verificar-se-á se Portugal está a ter uma performance acima ou abaixo das suas possibilidades, quando comparado com o valor que obteria “em condições normais”, caso a tendência se verificasse.
- Relação entre stock de liquidez e endividamento : evidência empírica nos setores da eletricidade e das telecomunicaçõesPublication . Vasconcelos, Carlos Leandro Botelho de; Pacheco, Luís Pedro KrugO escopo do presente trabalho consiste na análise empírica da relação entre o stock de liquidez e o endividamento, no período entre 1995 e 2010, em 290 e 243 empresas do setor da eletricidade e das telecomunicações respetivamente. As nossas estatísticas contrariam o estudo de Bates et al. (2009), na medida em que o stock de liquidez nestes setores não é usado para reduzir a alavancagem. A evolução do nível de liquidez de ambos os setores não apresenta alterações significativas, ao contrário de um aumento significativo da alavancagem ao longo do tempo. Com base num modelo dinâmico verificamos que o nível de liquidez depende fortemente dos seus valores passados, ajustando em torno de um nível alvo. Utilizando o método generalizado dos momentos (GMM), os nossos resultados revelam uma relação negativa entre liquidez e o endividamento para o setor da eletricidade e uma relação insignificante para o setor das telecomunicações. Adicionalmente, os resultados encontrados para o setor da eletricidade são consistentes com a teoria do trade-off estático e do free cash flow.
- Nations and regions branding at Bloom Consulting : development of new internal projects and improvement of existing projectsPublication . Gradim, Joana Lourenço Coleta; Portela, ConceiçãoThis manuscript develops a study performed during a four months internship at Bloom Consulting firm, aiming to build a tourism ranking based on a construction of a composite indicator. This ranking measures the effectiveness of brand strategies used by each of the fifty US States to attract tourism. The final goal relies on comparing Bloom Consulting results with a new ranking, obtained through the application of the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology. Additionally, in this thesis, it was also performed a distinct analysis which relies on evaluating the ability of local Tourism Board Organizations (TBOs) to promote tourism according to the level of the budget provided. After a detailed characterization of Bloom Consulting methodology (which ranks the nations based on the aggregation of their ranking performance on five different criteria using pre-specified weights), it was applied a different model based on DEA in order to build a new ranking of US States. Hence, using Bloom Consulting data, distinct scenarios were settled with real or rank values for the five variables and with or without weight constraints. Besides that, this manuscript also contains an analysis of the literature on the construction of nations or regions rankings, including academic studies and rankings build by other consulting firms. The use of DEA allowed a more accurate and less subjective evaluation, where each state is able to optimize its performance score. The choice of applying the real data instead of the rank values has also contributed to a more precise analysis.
- Como optimizar os processos de marketing, num contexto de customer-centric retailing?Publication . Campos, João Luís Andrade Serra Moreira de; Silva, Susana Costa eA disciplina de Marketing tem conhecido, ao longo da História, mudanças substantivas na sua génese. A emergência do conceito relacional, acompanhada por profundas alterações na estrutura das diferentes sociedades e pelas constantes inovações tecnológicas, deu origem ao paradigma consumidor-cêntrico. Assente num tratamento individualizado dos consumidores, esta filosofia implica mudanças consideráveis, no modo com as empresas abordam os mercados onde actuam. A forma como passam a gerir a lealdade, a disponibilizar uma oferta personalizada ou a calcular a rentabilidade dos seus clientes, é ilustrativa das alterações induzidas. Neste sentido, definem-se segmentos baseados em comportamentos de compra, criam-se clusters de loja, alinha-se a estratégia de categorias, optimiza-se a gama disponibilizada, assim como se tornam as acções promocionais mais eficientes. Por conseguinte, ganham força as noções de marketing como gestão da oferta, de marketing de co-criação e de marketing de custos fixos. Qualquer mudança, na forma como uma empresa se relaciona com os seus clientes, necessita de ter um reflexo interno. Desta feita, ao adoptarem a filosofia consumidor-cêntrica, as organizações embarcam numa transformação estrutural. Esta reformulação pode preconizar a diluição das fronteiras tradicionais entre departamentos, a flexibilização de dinâmicas ou a reengenharia dos processos. Para que seja levada a cabo necessita de forças motrizes, que a potenciem e que podem passar pelo uso de ferramentas relacionadas com as tecnologias da informação ou pelo marketing interno. Este trabalho incide sobre a forma como a Sonae MC enveredou por este caminho. Iniciado num momento em que as bases já estavam lançadas, procurou-se, através da integração na equipa que lida com a temática do cliente no centro do retalho, melhorar alguns processos existentes. Na prossecução deste objectivo, tendo por base o conhecimento científico, demonstrou-se como é que a remodelação de aplicações electrónicas, a difusão do conhecimento e o marketing interno poderiam alavancar essa optimização.