Publication
O novo extremismo francês na génese de Marasmo
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ruiz Carmona, Carlos | |
dc.contributor.author | Loureiro, Luís Gonçalo Pereira | |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T07:36:54Z | |
dc.date.available | 2016-12-18T01:30:20Z | |
dc.date.issued | 2015-12-18 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | O primordial foco de trabalho da dissertação é discorrer sobre a impactante e actual premissa da violência, no contexto do Novo Extremismo Francês, explorando as formas e métodos da criação de emoções e sentimentos através de imagens gráficas, violência implícita e subentendida. Do frívolo ao mundano, do quotidiano ao excepcional, o Novo Extremismo Francês tem providenciado e alavancado novas correntes, mentalidades e cânones estéticos. As obras e realizadores associados a esta corrente não se conotam a uma homogeneidade cinematográfica. As abordagens estéticas e filosóficas são várias e proporcionais ao pensamento tão próprio, autêntico e peculiar de cada associado. Intrínseco a este fulgor e liberdade criativa, está o contexto sociopolítico reminiscente. Marasmo (2015) é o culminar do aprofundamento teórico desenvolvido na presente dissertação. Emparelhado será com L’Humanité (1999) de Bruno Dumont com o intuito de, através da análise crítica de ambos, atentar perante a força deste que alavanca a compreensão do movimento assim como de Marasmo. Uma contextualização histórica é imperativa para a compreensão de L’Humanité e uma incursão pelo Novo Extremismo Francês impõe-se como forma de a situar relativamente a uma corrente cinematográfica revolucionaria e abaladora de universo fílmico como o conhecemos. Tratando-se de uma corrente avassaladora, a análise crítica a qualquer outra peça cinematográfica seria um descuido desmazelado pela parca e discutível conexão que esta teria para com Marasmo. Sucintamente, Marasmo e L’Humanité apelam à reflexão posterior à duração temporal das obras. Por partilharem laços umbilicais tais como a Teoria da Fragmentação e a Estética do Abjecto, impõe-se o aprofundamento de ambos até brotar uma consonância vindoira deste paralelismo. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/20656 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Novo Extremismo Francês | pt_PT |
dc.subject | Art-House | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Ficção | pt_PT |
dc.subject | Narrativa | pt_PT |
dc.subject | Europeu | pt_PT |
dc.subject | Novos olhares | pt_PT |
dc.subject | Novas fronteiras | pt_PT |
dc.title | O novo extremismo francês na génese de Marasmo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Som e Imagem |