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O novo extremismo francês na génese de Marasmo

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorRuiz Carmona, Carlos
dc.contributor.authorLoureiro, Luís Gonçalo Pereira
dc.date.accessioned2016-09-15T07:36:54Z
dc.date.available2016-12-18T01:30:20Z
dc.date.issued2015-12-18
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO primordial foco de trabalho da dissertação é discorrer sobre a impactante e actual premissa da violência, no contexto do Novo Extremismo Francês, explorando as formas e métodos da criação de emoções e sentimentos através de imagens gráficas, violência implícita e subentendida. Do frívolo ao mundano, do quotidiano ao excepcional, o Novo Extremismo Francês tem providenciado e alavancado novas correntes, mentalidades e cânones estéticos. As obras e realizadores associados a esta corrente não se conotam a uma homogeneidade cinematográfica. As abordagens estéticas e filosóficas são várias e proporcionais ao pensamento tão próprio, autêntico e peculiar de cada associado. Intrínseco a este fulgor e liberdade criativa, está o contexto sociopolítico reminiscente. Marasmo (2015) é o culminar do aprofundamento teórico desenvolvido na presente dissertação. Emparelhado será com L’Humanité (1999) de Bruno Dumont com o intuito de, através da análise crítica de ambos, atentar perante a força deste que alavanca a compreensão do movimento assim como de Marasmo. Uma contextualização histórica é imperativa para a compreensão de L’Humanité e uma incursão pelo Novo Extremismo Francês impõe-se como forma de a situar relativamente a uma corrente cinematográfica revolucionaria e abaladora de universo fílmico como o conhecemos. Tratando-se de uma corrente avassaladora, a análise crítica a qualquer outra peça cinematográfica seria um descuido desmazelado pela parca e discutível conexão que esta teria para com Marasmo. Sucintamente, Marasmo e L’Humanité apelam à reflexão posterior à duração temporal das obras. Por partilharem laços umbilicais tais como a Teoria da Fragmentação e a Estética do Abjecto, impõe-se o aprofundamento de ambos até brotar uma consonância vindoira deste paralelismo.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20656
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNovo Extremismo Francêspt_PT
dc.subjectArt-Housept_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectFicçãopt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectEuropeupt_PT
dc.subjectNovos olharespt_PT
dc.subjectNovas fronteiraspt_PT
dc.titleO novo extremismo francês na génese de Marasmopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Som e Imagem

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