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Os jovens e segurança na internet : um estudo de caso com alunos do 9.º ano
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Restivo, Francisco | |
dc.contributor.advisor | Godinho, Sónia | |
dc.contributor.author | Marques, Joana Vanessa Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2015-06-29T11:05:45Z | |
dc.date.available | 2015-06-29T11:05:45Z | |
dc.date.issued | 2013-07-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | A educação é o pilar de uma Sociedade e a escola dá a formação base que cada cidadão tem acesso para posteriormente ingressar na vida ativa. É imprescindível começar a encarar os alunos como atores ativos no seu processo de aprendizagem. É impensável continuar a olhar para o professor como o ser único capaz de ensinar o aluno. O último tem de participar na construção do seu conhecimento, e esta é a base do construtivismo. Vivemos na era do aluno nativo-digital, do aluno que encara como dado adquirido o acesso às tecnologias, do aluno que está em constante ligação com outros. Cabe a nós, professores, tirar partido da destreza com que os nossos alunos “mexem” na tecnologia, consciencializando-os de que, além de todas as funcionalidades e serviços, há perigos associados que talvez desconheçam. Os alunos devem ser alertados para a segurança na internet na medida em que é neste momento impensável desligá-los da mesma. Este trabalho assume o papel de um relatório de prática de ensino supervisionada e pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido neste sentido, bem como o projeto de investigação realizado sobre a problemática da Segurança na Internet. Nele, começamos por uma introdução na qual podemos encontrar a motivação da autora para a realização deste trabalho. No primeiro capítulo contextualizamos a prática de ensino e passamos para questões didáticas tais como os processos de planificação, metodologias e avaliação. De seguida será analisado o trabalho desenvolvido com os alunos bem como os resultados do mesmo. No capítulo seguinte podemos encontrar a investigação científica levada a cabo pela autora, nomeadamente acerca de segurança na internet, uma breve revisão de literatura, metodologia de trabalho e o trabalho futuro. No último capítulo, apresentaremos as conclusões do trabalho apresentado. | por |
dc.description.abstract | Education is the pillar of society and school provides the training base which allows every citizen to later join the active life. It is essential to begin to face the students as active agents in their learning process. It is unthinkable to continue to look at the teacher as being the only ones able to teach the student. The latter has to actively participate in the construction of knowledge, and this is the basis of constructivism. We live in the era of digital-native students, of students who take technology access as granted, students who are constantly connected to others. It's up to us as teachers, to take advantage of the dexterity with which our students "stir" in technology and make them aware that, in addition to all the features and services, there are dangers associated with it that they might not know. Students should be alerted about Internet security as it is now unthinkable to just turn them off. This paper assumes the role of a report of a supervised teaching practice and seeks to present the work done, which includes a small research project on the the issue of Internet safety. We begin with an introduction in which we can find the author's motivation for this work. In the first chapter we contextualize the practice and move on to explore didactic purposes such as the planning processes, methodologies and evaluation. In the next chapter we will analyze the work developed with the students and the results thereof. In the next chapter we may find the scientific research carried out by the author, including the thematic framework security access to the internet, a brief literature review, the methodology and future work. Lastly, a closing chapter will present the conclusions of the work presented. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/17934 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Segurança | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Nativos digitais | por |
dc.subject | Computer science | por |
dc.subject | Teaching-learning | por |
dc.subject | Security | por |
dc.subject | Internet natives | por |
dc.title | Os jovens e segurança na internet : um estudo de caso com alunos do 9.º ano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Informática |