Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Formação em contexto.pdf19.02 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Uma das limitações da lógica de intervenção top-down nas escolas é o pressuposto de que, pensada e bem desenhada a mudança, a sua implementação garante a coincidência entre os objetivos inerentes à política e às ações dos implementadores e dos grupos-alvo ou beneficiários. Pelo contrário, a lógica bottom-up considera os atores escolares elementos-chave na adaptação e adequação das políticas aos contextos e às condições locais e concebe o desenvolvimento curricular como parte integrante da melhoria da escola e do desenvolvimento profissional dos docentes. Estas duas perspetivas de intervenção requerem abordagens diferentes na organização e desenvolvimento de uma ação de formação em contexto desenhada pelas escolas para os professores que nela exercem. O nosso estudo é de natureza qualitativa e visa compreender as racionalidades presentes no debate sobre a supervisão da prática letiva num processo de formação desenvolvido num agrupamento de escolas com o objetivo de estimular a supervisão colaborativa. Neste processo de formação emergem os diferentes papeis que os professores requerem dos formadores externos, bem como distintas conceções de supervisão e lógicas de ação.

Description

Keywords

Mudança educativa Prática letiva Supervisão colaborativa Desenvolvimento profissional

Citation

MACHADO, Joaquim; MESQUITA, Elza - Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente. In 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016, Bragança, Portugal, 4-5 Março, 2016. - In MESQUITA, Cristina; PIRES, Manuel Vara; LOPES, Rui Pedro (eds.) - Livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. ISBN 978-972-745-206-4. p. 674-681

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Bragança

CC License