Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
19.02 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Uma das limitações da lógica de intervenção top-down nas escolas é o pressuposto de que, pensada
e bem desenhada a mudança, a sua implementação garante a coincidência entre os objetivos
inerentes à política e às ações dos implementadores e dos grupos-alvo ou beneficiários. Pelo
contrário, a lógica bottom-up considera os atores escolares elementos-chave na adaptação e adequação
das políticas aos contextos e às condições locais e concebe o desenvolvimento curricular
como parte integrante da melhoria da escola e do desenvolvimento profissional dos docentes.
Estas duas perspetivas de intervenção requerem abordagens diferentes na organização e desenvolvimento
de uma ação de formação em contexto desenhada pelas escolas para os professores
que nela exercem.
O nosso estudo é de natureza qualitativa e visa compreender as racionalidades presentes no
debate sobre a supervisão da prática letiva num processo de formação desenvolvido num agrupamento
de escolas com o objetivo de estimular a supervisão colaborativa. Neste processo de
formação emergem os diferentes papeis que os professores requerem dos formadores externos,
bem como distintas conceções de supervisão e lógicas de ação.
Description
Keywords
Mudança educativa Prática letiva Supervisão colaborativa Desenvolvimento profissional
Citation
MACHADO, Joaquim; MESQUITA, Elza - Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente. In 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016, Bragança, Portugal, 4-5 Março, 2016. - In MESQUITA, Cristina; PIRES, Manuel Vara; LOPES, Rui Pedro (eds.) - Livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. ISBN 978-972-745-206-4. p. 674-681
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança