Publication
Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente
dc.contributor.author | Machado, Joaquim | |
dc.contributor.author | Mesquita, Elza | |
dc.date.accessioned | 2017-07-03T10:37:02Z | |
dc.date.available | 2017-07-03T10:37:02Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Uma das limitações da lógica de intervenção top-down nas escolas é o pressuposto de que, pensada e bem desenhada a mudança, a sua implementação garante a coincidência entre os objetivos inerentes à política e às ações dos implementadores e dos grupos-alvo ou beneficiários. Pelo contrário, a lógica bottom-up considera os atores escolares elementos-chave na adaptação e adequação das políticas aos contextos e às condições locais e concebe o desenvolvimento curricular como parte integrante da melhoria da escola e do desenvolvimento profissional dos docentes. Estas duas perspetivas de intervenção requerem abordagens diferentes na organização e desenvolvimento de uma ação de formação em contexto desenhada pelas escolas para os professores que nela exercem. O nosso estudo é de natureza qualitativa e visa compreender as racionalidades presentes no debate sobre a supervisão da prática letiva num processo de formação desenvolvido num agrupamento de escolas com o objetivo de estimular a supervisão colaborativa. Neste processo de formação emergem os diferentes papeis que os professores requerem dos formadores externos, bem como distintas conceções de supervisão e lógicas de ação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | MACHADO, Joaquim; MESQUITA, Elza - Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente. In 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016, Bragança, Portugal, 4-5 Março, 2016. - In MESQUITA, Cristina; PIRES, Manuel Vara; LOPES, Rui Pedro (eds.) - Livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. ISBN 978-972-745-206-4. p. 674-681 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789727452064 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/22415 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/11435 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mudança educativa | pt_PT |
dc.subject | Prática letiva | pt_PT |
dc.subject | Supervisão colaborativa | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.title | Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 681 | |
oaire.citation.startPage | 674 | |
person.familyName | Machado de Araújo | |
person.familyName | Mesquita | |
person.givenName | Joaquim | |
person.givenName | Elza | |
person.identifier.ciencia-id | 2419-FA15-B90F | |
person.identifier.ciencia-id | 9E10-C661-435A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1875-9640 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5986-0839 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 | |
relation.isAuthorOfPublication | 11018fc4-ae30-48d9-886f-4f14d69863eb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 |