Repository logo
 
Publication

Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente

dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.contributor.authorMesquita, Elza
dc.date.accessioned2017-07-03T10:37:02Z
dc.date.available2017-07-03T10:37:02Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractUma das limitações da lógica de intervenção top-down nas escolas é o pressuposto de que, pensada e bem desenhada a mudança, a sua implementação garante a coincidência entre os objetivos inerentes à política e às ações dos implementadores e dos grupos-alvo ou beneficiários. Pelo contrário, a lógica bottom-up considera os atores escolares elementos-chave na adaptação e adequação das políticas aos contextos e às condições locais e concebe o desenvolvimento curricular como parte integrante da melhoria da escola e do desenvolvimento profissional dos docentes. Estas duas perspetivas de intervenção requerem abordagens diferentes na organização e desenvolvimento de uma ação de formação em contexto desenhada pelas escolas para os professores que nela exercem. O nosso estudo é de natureza qualitativa e visa compreender as racionalidades presentes no debate sobre a supervisão da prática letiva num processo de formação desenvolvido num agrupamento de escolas com o objetivo de estimular a supervisão colaborativa. Neste processo de formação emergem os diferentes papeis que os professores requerem dos formadores externos, bem como distintas conceções de supervisão e lógicas de ação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMACHADO, Joaquim; MESQUITA, Elza - Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docente. In 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016, Bragança, Portugal, 4-5 Março, 2016. - In MESQUITA, Cristina; PIRES, Manuel Vara; LOPES, Rui Pedro (eds.) - Livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. ISBN 978-972-745-206-4. p. 674-681pt_PT
dc.identifier.isbn9789727452064
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22415
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/11435pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMudança educativapt_PT
dc.subjectPrática letivapt_PT
dc.subjectSupervisão colaborativapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.titleFormação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docentept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage681
oaire.citation.startPage674
person.familyNameMachado de Araújo
person.familyNameMesquita
person.givenNameJoaquim
person.givenNameElza
person.identifier.ciencia-id2419-FA15-B90F
person.identifier.ciencia-id9E10-C661-435A
person.identifier.orcid0000-0003-1875-9640
person.identifier.orcid0000-0001-5986-0839
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956
relation.isAuthorOfPublication11018fc4-ae30-48d9-886f-4f14d69863eb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Formação em contexto.pdf
Size:
19.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: