Repository logo
 
Publication

Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : “Fingersticks”: um material didático enquanto meio de aperfeiçoamento técnico do saxofone alto

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Nuno Luís Caçote da
dc.contributor.authorSousa, Elvis Nunes
dc.date.accessioned2022-07-14T09:52:11Z
dc.date.available2022-07-14T09:52:11Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.date.submitted2021-07
dc.description.abstractEste relatório, insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Universidade Católica Portuguesa, na qual apresenta as aprendizagens efetuadas durante a Prática Profissional, nas áreas de especialização classe de conjunto e saxofone, assim como toda a investigação relacionada com o projeto de intervenção pedagógica intitulado "Fingersticks": um material didático enquanto meio de aperfeiçoamento técnico do saxofone alto. O projeto de intervenção pedagógica compreende em perceber a pertinência e aplicabilidade à prática docente de um material didático concebido e desenvolvido por mim a que chamei de "fingentkks". Esta ferramenta consiste em quatro pequenos paus de cana (afundo donax) que estão pensados para serem usados na prática do saxofone, colocando-os um entre o dedo indicador e o médio, e o outro entre o médio e o anelar em ambas as mãos, sendo que o uso deste material didático no estudo individual deverá funcionar como um importante auxilio na resolução de problemas técnicos e como elemento motivadonal na aprendizagem musical. O PIP foi desenvolvido como estudo de caso por quatro alunos de saxofone do 29 ciclo (59 Ano/19 grau) do ensino artístico especializado do Conservatório — Escola Profissional das Artes da madeira, divididos em dois grupos de dois elementos (experimental e de controlo). A estratégia da implementação consistiu através da recolha de registos-áudio por quatro fases entre os dois grupos, através de exercícios, escalas, estudos e peças musicais, auxiliado pela observação direta não participante. Antes da implementação, aplicou-se um questionário aos alunos e docente para conhecer a situação atual de cada aluno e obter os exercidos musicais adequados ao nível de cada um. O ponto alto desta investigação consistiu na avaliação performativa dos alunos na sua audição de 29 período, registado e analisado auditivamente. Após a audição do 29 período, um novo questionário foi realizado pelos mesmos para avaliar a evolução e o feedback de cada aluno acerca desta ferramenta didática. Dos resultados concluem-se grandes mudanças técnicas e ergonómicas com o saxofone alto, afetando positivamente as competências artístico-musicais dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Master's Degree in Music Teaching, at the Universidade Catolica Portuguesa, which presents the lessons learned during the Professional Practice, in the areas of Ensemble and Saxophone, as well as a research related to the Project Pedagogical Intervation, entitled "Fingersticks": a didatic material for technical improvement in the alto saxophone. This present pedagogical project consists in the applicability of a didactic material conceived and developed by me, which I called "fingersticks". This tool consists in four small cane sticks (a rundo donax) that are designed to be used for the saxophone practice, placing them, one between the index and middle finger, and other between the middle and ring finger, in both hands. The utility of the "Fingersticks" in the individual daily practicing should function as an important solution of technical problems, giving also an extra motivational way of delevepment in the saxophone study. This PIP was developed as a case study by four saxophone students from the 2nd cycle (Sth grade / 1st degree) at the Conservatory • Professional School of Arts in Madeira, divided into two groups of two elements (experimental and control). The implementation strategy consisted in obtaining audio records of four phases between the two groups, through exercises, chromatic scale, studies, and musical pieces, aided by direct observation. Before implementation, a questionnaire was applied to the students and teacher, to know the situation of each student and then obtain the appropriate exercises for each one level. The high point of this investigation was the performative audition of the students in the end of the 2nd period, that was recorded and aurally analyzed. After that a new questionnaire was carried out by them to assess the evolution and to know the feedback of each Student about this pedagogical material. The results show a huge difference in technical and ergonomic changes with the alto saxophone, affecting positively the artistic skills of the students.pt_PT
dc.identifier.tid203025172pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38189
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino artístico especializado de músicapt_PT
dc.subjectSaxofonept_PT
dc.subjectClasse de conjuntopt_PT
dc.subjectFuncionamento digital do saxofone altopt_PT
dc.subject“Fingersticks”pt_PT
dc.subjectMaterial didáticopt_PT
dc.subjectExercícios técnicospt_PT
dc.subjectAperfeiçoamento técnicopt_PT
dc.subjectInterpretação performativapt_PT
dc.subjectAutoconhecimentopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSpecialized artistic music educationpt_PT
dc.subjectAlto saxophonept_PT
dc.subjectEnsemblept_PT
dc.subjectDigital keyspt_PT
dc.subjectTechnical exercisespt_PT
dc.subjectTechnical improvementpt_PT
dc.subjectPerformative interpretationpt_PT
dc.subjectSelf-knowledgept_PT
dc.subjectMotivation
dc.titleRelatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : “Fingersticks”: um material didático enquanto meio de aperfeiçoamento técnico do saxofone altopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203025172.pdf
Size:
256.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: