Repository logo
 
Publication

O aluno de quĂ­mica como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmo

dc.contributor.authorCastro, Cornélia
dc.contributor.authorAndrade, AntĂłnio
dc.date.accessioned2012-06-21T10:15:28Z
dc.date.available2012-06-21T10:15:28Z
dc.date.issued2012-06
dc.description.abstractA transformação das escolas portuguesas em ambientes ricos em tecnologia, tornando os computadores uma janela para trazer o mundo para a escola, veio criar condiçÔes para a reconceptualização da atividade do professor confrontado agora com o imperativo de transformar o seu modo de ensinar e envolver os alunos em formas de aprender baseadas numa lĂłgica de trabalho colaborativo e de partilha. Pretendeu-se estabelecer interaçÔes dinĂąmicas alunos-conteĂșdos-professor de forma a ultrapassar a previamente diagnosticada falta de motivação e empenho dos alunos para o estudo de quĂ­mica. Com esse propĂłsito, desenhou-se uma estratĂ©gia de trabalho em sala de aula cujo nĂșcleo consistiu na criação de recursos educativos digitais pelos alunos recorrendo Ă  tecnologia disponĂ­vel e Ă s ferramentas da web 2.0. Os alunos constituĂ­ram-se como co-autores do conhecimento a adquirir e estipulado no programa oficial da disciplina de quĂ­mica do 12.Âș ano, tendo, ao mesmo tempo desenvolvido as suas competĂȘncias digitais, de uma forma supervisionada.por
dc.description.abstractThe transformation of the Portuguese schools into technological enhanced environments making the computers a window to bring the whole world to school, has created conditions for the reconceptualization of the activity of the teacher faced now with the need to transform teaching and to engage students in ways of learning based on collaborative work and sharing. It was intended to establish dynamic interactions students-content-teacher so as to exceed the previously diagnosed lack of motivation and commitment of students to studying chemistry. With this purpose, a certain strategy to work in the classroom was designed being its core based in the creation, by students, of digital educational resources using the available technology and web 2.0 tools. Students were co-authors of the knowledge intended to acquire and stated in the official K-12 chemistry syllabus, having at the same time the opportunity to develop their digital skills in a supervised way.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationCASTRO, CornĂ©lia; ANDRADE, AntĂłnio - O aluno de quĂ­mica como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmo – In ConferĂȘncia IbĂ©rica em Inovação na Educação com TIC. Instituto PolitĂ©cnico de Bragança, Bragança, Porto, 1-2 Junho, 2012. - Livro de Atas da ConferĂȘncia IbĂ©rica em Inovação na Educação com TIC. ISBN 978-972-745-130-2. 305-318por
dc.identifier.isbn9789727451302
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/8571
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectQuĂ­micapor
dc.subjectRecursos educativos digitaispor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectChemistry
dc.subjectDigital educational resources
dc.subjectMotivation
dc.titleO aluno de quĂ­mica como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmopor
dc.title.alternativeThe chemistry student as a Digital Educational Resources co-author: at the stage and at the audiencepor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage318
oaire.citation.startPage305
oaire.citation.titleLivro de Atas da ConferĂȘncia IbĂ©rica em Inovação na Educação com TIC
person.familyNameCastro
person.familyNameAndrade
person.givenNameCornélia
person.givenNameAntĂłnio Manuel Valente
person.identifier.ciencia-idA01E-5021-FA2A
person.identifier.ciencia-id8816-8BEF-3C54
person.identifier.orcid0000-0002-9622-0520
person.identifier.orcid0000-0001-8096-4720
person.identifier.ridF-4182-2011
person.identifier.scopus-author-id49862585300
person.identifier.scopus-author-id55940826700
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication08b54237-4940-459c-b3e5-5f9a82657588
relation.isAuthorOfPublication05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ietic 2012 CC_AA ID120.pdf
Size:
729.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: