Publication
O aluno de quĂmica como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmo
dc.contributor.author | Castro, Cornélia | |
dc.contributor.author | Andrade, AntĂłnio | |
dc.date.accessioned | 2012-06-21T10:15:28Z | |
dc.date.available | 2012-06-21T10:15:28Z | |
dc.date.issued | 2012-06 | |
dc.description.abstract | A transformação das escolas portuguesas em ambientes ricos em tecnologia, tornando os computadores uma janela para trazer o mundo para a escola, veio criar condiçÔes para a reconceptualização da atividade do professor confrontado agora com o imperativo de transformar o seu modo de ensinar e envolver os alunos em formas de aprender baseadas numa lĂłgica de trabalho colaborativo e de partilha. Pretendeu-se estabelecer interaçÔes dinĂąmicas alunos-conteĂșdos-professor de forma a ultrapassar a previamente diagnosticada falta de motivação e empenho dos alunos para o estudo de quĂmica. Com esse propĂłsito, desenhou-se uma estratĂ©gia de trabalho em sala de aula cujo nĂșcleo consistiu na criação de recursos educativos digitais pelos alunos recorrendo Ă tecnologia disponĂvel e Ă s ferramentas da web 2.0. Os alunos constituĂram-se como co-autores do conhecimento a adquirir e estipulado no programa oficial da disciplina de quĂmica do 12.Âș ano, tendo, ao mesmo tempo desenvolvido as suas competĂȘncias digitais, de uma forma supervisionada. | por |
dc.description.abstract | The transformation of the Portuguese schools into technological enhanced environments making the computers a window to bring the whole world to school, has created conditions for the reconceptualization of the activity of the teacher faced now with the need to transform teaching and to engage students in ways of learning based on collaborative work and sharing. It was intended to establish dynamic interactions students-content-teacher so as to exceed the previously diagnosed lack of motivation and commitment of students to studying chemistry. With this purpose, a certain strategy to work in the classroom was designed being its core based in the creation, by students, of digital educational resources using the available technology and web 2.0 tools. Students were co-authors of the knowledge intended to acquire and stated in the official K-12 chemistry syllabus, having at the same time the opportunity to develop their digital skills in a supervised way. | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.citation | CASTRO, CornĂ©lia; ANDRADE, AntĂłnio - O aluno de quĂmica como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmo â In ConferĂȘncia IbĂ©rica em Inovação na Educação com TIC. Instituto PolitĂ©cnico de Bragança, Bragança, Porto, 1-2 Junho, 2012. - Livro de Atas da ConferĂȘncia IbĂ©rica em Inovação na Educação com TIC. ISBN 978-972-745-130-2. 305-318 | por |
dc.identifier.isbn | 9789727451302 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/8571 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | QuĂmica | por |
dc.subject | Recursos educativos digitais | por |
dc.subject | Web 2.0 | por |
dc.subject | Chemistry | |
dc.subject | Digital educational resources | |
dc.subject | Motivation | |
dc.title | O aluno de quĂmica como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmo | por |
dc.title.alternative | The chemistry student as a Digital Educational Resources co-author: at the stage and at the audience | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 318 | |
oaire.citation.startPage | 305 | |
oaire.citation.title | Livro de Atas da ConferĂȘncia IbĂ©rica em Inovação na Educação com TIC | |
person.familyName | Castro | |
person.familyName | Andrade | |
person.givenName | Cornélia | |
person.givenName | AntĂłnio Manuel Valente | |
person.identifier.ciencia-id | A01E-5021-FA2A | |
person.identifier.ciencia-id | 8816-8BEF-3C54 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9622-0520 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8096-4720 | |
person.identifier.rid | F-4182-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 49862585300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55940826700 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 08b54237-4940-459c-b3e5-5f9a82657588 | |
relation.isAuthorOfPublication | 05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e |