Repository logo
 
Publication

O green gap e os consumidores portugueses : motivação, práticas e impedimentos do consumo verde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
dc.contributor.authorFerreira, Maria Teresa Barreira
dc.date.accessioned2021-07-29T10:04:30Z
dc.date.available2021-07-29T10:04:30Z
dc.date.issued2021-04-16
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo compreender como se configura o green gap, isto é, a dissonância entre o comportamento e os valores dos consumidores relativamente a produtos sustentáveis, em Portugal, e até que ponto as suas perceções e valores sobre a sustentabilidade influenciam as suas decisões de compra, no sentido de consumirem ou não produtos verdes. A resposta à pergunta de partida “Como se configura o green gap atualmente?” focase no consumidor português e na avaliação do seu comportamento habitual, em contrapartida com o que se define como o comportamento de um indivíduo ecologicamente consciente. Procurou-se compreender os fatores que atualmente influenciam o comportamento do consumidor verde, explorando os conceitos de comportamento do consumidor e de green marketing. São analisados fatores como a existência de uma preocupação com o verde no processo de compra. Através de questionários realizados a uma amostra de conveniência de 234 consumidores portugueses, procurou-se identificar o perfil do consumidor verde português e conhecer quais as suas prioridades no processo de compra. Concluiu-se que o preço mais elevado dos produtos verdes, comparativamente aos produtos não verdes, é o principal fator de exclusão dos mesmos de um carrinho de compras de um consumidor português.pt_PT
dc.identifier.tid202730280pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34318
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVerdept_PT
dc.subjectLiving greenpt_PT
dc.subjectEcologiapt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectProcesso de comprapt_PT
dc.subjectGreen gappt_PT
dc.subjectEstilos de vida
dc.titleO green gap e os consumidores portugueses : motivação, práticas e impedimentos do consumo verdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202730280.pdf
Size:
3.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format