Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-16"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Inovação educativa: os critérios e as múltiplas faces da disrupçãoPublication . Alves, José Matias
- Attitudes toward money and control strategies of financial behavior: a comparison between overindebted and non-overindebted consumersPublication . Almeida, Filipa de; Ferreira, Mário B.; Soro, Jerônimo C.; Silva, Carla SofiaThis paper addresses whether overindebted and non-overindebted consumers differ in their attitude toward money (specifically, the degree to which consumers care about money and feel difficulties keeping track of their money) and how this attitude impacts three different financial behavior categories: record keeping (e.g., recording spending in writing), adjusting balance (e.g., trying to find ways to decrease one’s expenses to match income), and monitoring balance (e.g., monitoring one’s spending to see if it is in line with what is expected). Overindebted consumers were recruited via an NGO for consumer defense and were categorized (whenever possible) into two subgroups: consumers who became overindebted due to internal causes (e.g., bad financial management) and consumers who became overindebted due to external causes (e.g., unemployment). Non-overindebted consumers were a convenience sample. Non-overindebted consumers showed more positive attitudes toward money than both groups of overindebted consumers and overindebted due to external causes showed more positive attitudes than overindebted consumers due to internal causes. All groups share similar financial management behaviors except for monitoring balance, which was more frequent among non-overindebted consumers. Furthermore, a regression analysis indicates that money attitudes helped explain financial behavior differences between consumers above and beyond their indebtedness status. Consumers’ attitude predicted financial behaviors, even when controlling for relevant socioeconomic variables (education, income, age, and gender). Further analyses comparing money attitudes and financial behavior for the three subgroups (non-overindebted, overindebted due to internal causes, and overindebted due to external causes) showed no differences.
- Sex differences in response inhibition in young childrenPublication . Ribeiro, Filipa; Cavaglia, Rita; Rato, Joana R.Competence in inhibiting prepotent responses has been frequently shown to be higher in females than in males in both children and adults. However, not all the inhibitory tasks seem equally sensitive to sex at each age. We investigated sex differences in two developmentally appropriate inhibitory tasks, the EYT Go/No-go and the Shape School Inhibition Condition. Our sample consisted of 160 preschool children, 85 boys and 75 girls, ranging from 4 to 6 years old. Girls’ efficacy in inhibiting prepotent motor responses in the Go/No-go task was higher than boys’, but not in the verbal Shape School inhibition task. Sex differences in inhibitory tasks are discussed in light of the different task requirements.
- O green gap e os consumidores portugueses : motivação, práticas e impedimentos do consumo verdePublication . Ferreira, Maria Teresa Barreira; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasA presente dissertação tem como objetivo compreender como se configura o green gap, isto é, a dissonância entre o comportamento e os valores dos consumidores relativamente a produtos sustentáveis, em Portugal, e até que ponto as suas perceções e valores sobre a sustentabilidade influenciam as suas decisões de compra, no sentido de consumirem ou não produtos verdes. A resposta à pergunta de partida “Como se configura o green gap atualmente?” focase no consumidor português e na avaliação do seu comportamento habitual, em contrapartida com o que se define como o comportamento de um indivíduo ecologicamente consciente. Procurou-se compreender os fatores que atualmente influenciam o comportamento do consumidor verde, explorando os conceitos de comportamento do consumidor e de green marketing. São analisados fatores como a existência de uma preocupação com o verde no processo de compra. Através de questionários realizados a uma amostra de conveniência de 234 consumidores portugueses, procurou-se identificar o perfil do consumidor verde português e conhecer quais as suas prioridades no processo de compra. Concluiu-se que o preço mais elevado dos produtos verdes, comparativamente aos produtos não verdes, é o principal fator de exclusão dos mesmos de um carrinho de compras de um consumidor português.
- Programa de educação moral e religiosa católica : 2014 confessionalidade disciplinar versus laicidade curricularPublication . Guimarães, Francisco António Almeida; Roldão, Maria do Céu NevesParece ser situação teimosamente por resolver, no ambiente escolar, no debate académico e nas decisões políticas, a inserção no currículo escolar de disciplinas de natureza confessional. No caso de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), tutelada pela Igreja Católica Romana (ICR), é continuada a referência à Concordata, à Constituição da República Portuguesa (CRP), à Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) e à Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH), com fundamentações e argumentos de natureza político-jurídica. Em Portugal houve algum debate a nível curricular nos anos 80-90 do século passado, por alturas da Reforma do Sistema Educativo (SE), que posteriormente esmoreceu ou se confinou aos gabinetes e departamentos ministeriais. Foi debate, frequentemente inquinado por estereótipos, quer pela parte dos apoiantes, quer por partes dos que entendiam ser tal situação um privilégio exclusivo da ICR. Em 2014 surge um novo Programa de EMRC (P-2014), na sequência de alteração do paradigma curricular prescrito pelo Ministério da Educação (ME). Face a inconsistências encontradas na sua formulação enunciada e decorrentes da sua operacionalização contextualizada, surgiu a iniciativa do investigador em aprofundar, sob o ponto de vista curricular, se este novo documento marcava uma significativa evolução no sentido de uma maior inclusão no SE, enquanto conhecimento necessário às futuras gerações, pertinente para suas aprendizagens, socialmente inclusivo e apoiado em metodologias apropriadas a uma área do saber específica. Por outras palavras: o P-2014 transparece um currículo que compagina o confessional identitário de EMRC com a laicidade inclusiva do SE, conferindo àquela disciplina uma autêntica cidadania curricular, apoiada, não em acordos nacionais ou internacionais, mas em reais necessidades do edifício curricular? Urgia investigar. O quê, quem, como, com o quê, que “olhar”? Partiu-se de uma contextualização das problemáticas, com algum tipo de recuo histórico. Estruturou-se a visão de fundo desde a relação do currículo com a sociedade e com o conhecimento, com a questão da educação em valores e da inserção da religião no SE. Gizou-se uma estratégia de investigação de natureza qualitativa e de paradigma interpretativo, recorrendo a instrumentos apropriados e a técnicas de análise que pudessem desvelar o que pensam os professores acerca do seu instrumento matricial para o trabalho docente, que decisões e conceções estão nos quadros de pensamento dos seus autores, o que diz o próprio documento às questões que o investigador lhes pôs. Este estudo é pioneiro, sobretudo em relação ao objeto de estudo e à área de abordagem (Estudos Curriculares). Significa tal que muito haverá a investigar, muitos outros olhares devem ser convocados, o debate deve alargar-se aos locais, instâncias e eventos onde se devem discutir as questões. Os próprios dados recolhidos podem (e devem) ser abordados por outros, confrontados com outro conhecimento, acrescentados, corrigidos, redirecionados. O pioneirismo sofre sempre de alguma infantilidade. Que requer abordagens mais maduras, sedimentadas, crescidas. Trata-se de um contributo para superar o privilégio, o estereótipo, o senso comum, a “ignorância” que tudo sabe e nada discute. Na Academia não há assuntos “proibidos”! As conclusões a que se chegou revelam dessintonias entre o formalmente afirmado (legislação, orientações e propósitos eclesiásticos, declarações públicas) e o currículo explícito enunciado e vertido no P-2014, sendo que os professores, no momento de tornar o currículo real, se encontram no vórtice de uma tensionalidade entre laicidade curricular e confessionalidade identitária que teima em permanecer como foco conflitual.
- Dinámica de la democratización en Venezuela : 1958 – 2002 : un análisis crítico desde la perspectiva de la complejidad de la democraciaPublication . Alcalá, Iván António Orellana; Tischler, Mónica Alves DiasEste trabajo utiliza el estudio de caso del proceso de democratización venezolano como base para el desarrollo de un análisis crítico sobre las dinámicas asociadas a la democratización que se desarrolló en el país entre 1958 y 2002. Esa dinámica de democratización incluyó entre 1958 y 1968 una fase de surgimiento y arraigo de los valores democráticos en la sociedad venezolana, en la cual el sistema político desarrolló los méritos suficientes para ser considerada, no solo como un excepcionalismo en el contexto de América Latina, sino también, como el ejemplo de una democratización exitosa que había recorrido, de la mano de sus líderes políticos, todos sus procesos, y que asimismo, enfrentó exitosamente varios movimientos subversivos que buscaban revertir el proceso de democratización. Entre 1968 y 1989 esta dinámica de democratización se vio desbordada, tanto por el agotamiento del pactismo instituido en 1958 con el pacto de Punto Fijo, como por el uso utilitario del mismo por parte del liderazgo político del momento, el cual estaba afianzado en el sistema de partidarquía presidencialista presente. En 1989 se dio inicio al declive de la democracia con el surgimiento de una revuelta popular conocida como el Caracazo, y a partil de allí, la democracia venezolana entro en una dinámica de retroceso paulatino y continuado, la cual culmino en 2002 con la instauración de un régimen de autoritarismo democrático, o democracia iliberal, cuando la oposición, a través de su renuncia a participar en las elecciones parlamentarias de 2005, otorgó al presidente Chávez todo el poder para legislar a su voluntad y conveniencia. La dinámica que caracterizó el proceso de democratización venezolano en los períodos mencionados se analiza críticamente en este trabajo, incluyendo las sub dinámicas desarrolladas en sus principales componentes: surgimiento, transición, consolidación y retroceso, con el fin de resaltar la intensidad, magnitud, naturaleza y profundidad de los estímulos de retroalimentación negativa unos, y positiva, otros que afectaron la estabilidad democrática, haciéndola avanzar firmemente en unas ocasiones y retroceder soterradamente, e inclusive profundamente en otras, lo cual permite decantar los criterios para poner a prueba la tesis de la excepcionalidad democrática venezolana en el período bajo estudio.