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Authors
Abstract(s)
A presente dissertação tem como objetivo compreender como se configura o green
gap, isto é, a dissonância entre o comportamento e os valores dos consumidores
relativamente a produtos sustentáveis, em Portugal, e até que ponto as suas perceções e
valores sobre a sustentabilidade influenciam as suas decisões de compra, no sentido de
consumirem ou não produtos verdes.
A resposta à pergunta de partida “Como se configura o green gap atualmente?” focase
no consumidor português e na avaliação do seu comportamento habitual, em contrapartida
com o que se define como o comportamento de um indivíduo ecologicamente consciente.
Procurou-se compreender os fatores que atualmente influenciam o comportamento
do consumidor verde, explorando os conceitos de comportamento do consumidor e de green
marketing. São analisados fatores como a existência de uma preocupação com o verde no
processo de compra.
Através de questionários realizados a uma amostra de conveniência de 234
consumidores portugueses, procurou-se identificar o perfil do consumidor verde português
e conhecer quais as suas prioridades no processo de compra.
Concluiu-se que o preço mais elevado dos produtos verdes, comparativamente aos
produtos não verdes, é o principal fator de exclusão dos mesmos de um carrinho de compras
de um consumidor português.
Description
Keywords
Verde Living green Ecologia Consumidor Processo de compra Green gap Estilos de vida
