Repository logo
 
Publication

A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorOrvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes
dc.contributor.authorSilva, Joana Rosário Teixeira da
dc.date.accessioned2018-01-09T12:03:03Z
dc.date.available2018-01-09T12:03:03Z
dc.date.issued2017-11-03
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEsta dissertação tem 2 propósitos fundamentais: o primeiro consiste na apresentação do estado da arte relativamente ao método técnico e pedagógico de Paul Rolland, tal como é encontrado em The Teaching of Action in String Playing (1974), o segundo, um estudo empírico, que visa aplicar os seus Action Studies, Development and Remedial Techniques for Violin and Viola , idealizados para o ensino de instrumentos de corda friccionada como o Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, em classes coletivas, no ensino das cordas durante a iniciação musical e ensino básico de instrumento -violoncelo, em aulas individuais. Considera-se que as contribuições apresentadas nesta investigação sejam importantes e substanciais para a aprendizagem do Violoncelo e que possam ser aplicadas na prática. Os Action Studies , representam uma sequência de exercícios, criados para melhorar a técnica e performance, contemplando todas as suas fases de aprendizagem. O método de Rolland é pedagogicamente único, pois valoriza conceitos básicos e ideias (não apenas notas e músicas), desenvolvendo uma consciência essencial para os movimentos corporais.pt_PT
dc.description.abstractThis essay has two fundamental purposes: the first is the presentation and dissemination of Paul Rolland's technical and pedagogical method, as found in "The Teaching of Action in String Playing" (1974), the second aims to apply his "Action Studies , Development and Remedial Techniques for Violin and Viola, idealized for teaching stringed instruments such as Violin, Viola, Cello and Double Bass, in collective classes. These works encompass all the topics considered relevant by Paul Rolland, for the teaching of strings during musical initiation as well as for instrument basic education. With these contributions, important and substantial techniques for learning the Cello are presented, which can be applied in practice. The "Action Studies", represent a sequence of exercises, created to improve technique and performance, contemplating all its phases of learning. Rolland's method is pedagogically unique, because it values basic concepts and ideas (not just notes and songs), developing an essential awareness for body movements.pt_PT
dc.identifier.tid201958406pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23836
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino do instrumento violoncelopt_PT
dc.subjectAction Studies de Paul Rollandpt_PT
dc.subjectTécnicapt_PT
dc.subjectMovimentopt_PT
dc.subjectPosturapt_PT
dc.subjectTeaching the cello instrumentpt_PT
dc.subjectAction Studies from Paul Rollandpt_PT
dc.subjectTechniquept_PT
dc.subjectMovementpt_PT
dc.subjectPosturept_PT
dc.titleA aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Final FINALISSIMA Joana.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: