Repository logo
 
Publication

Autoconceito em adolescentes com dificuldades de aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
dc.contributor.authorNelas, Patrícia Raquel Cardoso
dc.date.accessioned2019-04-12T13:14:19Z
dc.date.available2019-04-12T13:14:19Z
dc.date.issued2019-01-31
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estudar o autoconceito em adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem. A amostra em estudo foi constituída por 132 participantes, provenientes de quatro escolas/instituições do distrito de Braga. Destes, 53 sujeitos apresentavam Dificuldades de Aprendizagem e 79 sujeitos não tinham Dificuldades de Aprendizagem. Os sujeitos inquiridos são de ambos os sexos e têm idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. Para a avaliação do autoconceito foi utilizada a adaptação portuguesa da Piers-Harris Children’s Self- Concept Scale (PHCSCS; Piers & Herzberg, 2002) desenvolvida por Veiga. Segundo os resultados obtidos é possível aferir que existe uma relação entre o autoconceito e o desempenho académico nos dois grupos em estudo, bem como diferenças no autoconceito em função da idade. No entanto, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas no que concerne ao autoconceito geral e as dificuldades de aprendizagem, nem no autoconceito entre rapazes e raparigas.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to study self-concept in adolescents with learning difficulties. The study sample consisted of 132 participants from four schools / institutions in the district of Braga. Of these, 53 subjects had Learning Difficulties and 79 subjects had no Learning Difficulties. The subjects interviewed are from both genders and are between 10 and 17 years of age. The Portuguese adaptation of the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale (PHCSCS; Piers & Herzberg, 2002) developed by Veiga was used to evaluate the self-concept. According to the obtained results it’s possible to verify that there is a relation between the self-concept and the academic performance in the two groups under study, as well as differences in the self-concept according to the age. However, no statistically significant differences were found regarding general selfconcept and learning difficulties, or self-concept between boys and girls.pt_PT
dc.identifier.tid202189503pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27399
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectLearning difficultiespt_PT
dc.titleAutoconceito em adolescentes com dificuldades de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado - Patrícia Nelas.pdf
Size:
657.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: