Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Autoconceito em adolescentes com dificuldades de aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de Mestrado - Patrícia Nelas.pdf657.91 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho tem como objetivo estudar o autoconceito em adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem. A amostra em estudo foi constituída por 132 participantes, provenientes de quatro escolas/instituições do distrito de Braga. Destes, 53 sujeitos apresentavam Dificuldades de Aprendizagem e 79 sujeitos não tinham Dificuldades de Aprendizagem. Os sujeitos inquiridos são de ambos os sexos e têm idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. Para a avaliação do autoconceito foi utilizada a adaptação portuguesa da Piers-Harris Children’s Self- Concept Scale (PHCSCS; Piers & Herzberg, 2002) desenvolvida por Veiga. Segundo os resultados obtidos é possível aferir que existe uma relação entre o autoconceito e o desempenho académico nos dois grupos em estudo, bem como diferenças no autoconceito em função da idade. No entanto, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas no que concerne ao autoconceito geral e as dificuldades de aprendizagem, nem no autoconceito entre rapazes e raparigas.
This study aims to study self-concept in adolescents with learning difficulties. The study sample consisted of 132 participants from four schools / institutions in the district of Braga. Of these, 53 subjects had Learning Difficulties and 79 subjects had no Learning Difficulties. The subjects interviewed are from both genders and are between 10 and 17 years of age. The Portuguese adaptation of the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale (PHCSCS; Piers & Herzberg, 2002) developed by Veiga was used to evaluate the self-concept. According to the obtained results it’s possible to verify that there is a relation between the self-concept and the academic performance in the two groups under study, as well as differences in the self-concept according to the age. However, no statistically significant differences were found regarding general selfconcept and learning difficulties, or self-concept between boys and girls.

Description

Keywords

Adolescentes Autoconceito Dificuldades de aprendizagem Adolescents Self-concept Learning difficulties

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue