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O papado e Fátima : 1917–2005 : pensamento e ação dos Papas Pio XII, Paulo VI e João Paulo II

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorFontes, Paulo Fernando de Oliveira
dc.contributor.authorFerreira, Rui Miguel Lopes Ruivo
dc.date.accessioned2018-01-04T16:06:51Z
dc.date.available2018-01-04T16:06:51Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractOlhar os acontecimentos de Fátima na sua relação com o Papado, leva-nos a vislumbrar aqui a Igreja Universal de Cristo. Olhar Fátima e o Papado é olhar para a história da humanidade na relação estreita com Deus. Fátima inscreve-se numa teologia do encontro, de quem encontra, de quem é encontrado, de quem se deixa encontrar. Se Fátima e a sua mensagem apresentam uma maneira de o homem se relacionar com a vida, também o Papado aponta para essa maneira de viver, que traz consigo a conversão, o sacrifício, a penitência, mas também o triunfo do amor, o triunfo do Coração. Fátima apela ao Papa, à Igreja, ao mundo para confiarem no Imaculado Coração de Maria. Maria, como intercessora, pode levar o mundo à tão desejada paz. Esta confiança, que é esperança, ganham a forma de consagração. Os Papas, com a peculiaridade de cada tempo, foram-se relacionando com Fátima e propondo Fátima como uma leitura atual dos tempos da história, apontando caminhos de esperança num peregrinar corporizado no seu próprio peregrinar. O Papa peregrino sobre a terra, peregrinando a Fátima e peregrinando no mundo, descortina o caminho do triunfo do Coração.pt_PT
dc.description.abstractGazing the phenomena of Fatima in its relation with the Papacy drives us to glimpse the Universal Church of Christ. To gaze Fatima and the Papacy is to watch to the history of mankind in its narrow connection to God who visits us. Fatima can be registered in a theology of the rendezvous, of who finds, who is found, and who let’s himself be found. If Fatima and its message present a way of being related to life, so does the Papacy points to that way of living, which brings conversion, sacrifice and penance but also the triumph of love, the triumph of the heart. Fatima appeals to the Pope, to the Church and to the world to trust in the Immaculate Heart of Mary. Mary, as intercessor, can lead the world to the much desired peace. This confidence, which is hope, takes the form of consecration. The Popes, with the peculiarity of each time, were relating to Fatima and proposing Fatima as a current reading of the times of history, pointing out paths of hope in a pilgrimage embodied in their own pilgrimage. The Pope, a pilgrim on earth, on pilgrimage to Fatima and around the world, reveals the path of triumph of the Heart.pt_PT
dc.identifier.tid201791536pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23811
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFátimapt_PT
dc.subjectMensagem de Fátimapt_PT
dc.subjectSantuáriopt_PT
dc.subjectMariapt_PT
dc.subjectImaculado Coraçãopt_PT
dc.subjectPapadopt_PT
dc.subjectPapapt_PT
dc.subjectPio XIIpt_PT
dc.subjectPaulo VIpt_PT
dc.subjectJoão Paulo IIpt_PT
dc.subjectConsagraçãopt_PT
dc.subjectMessage of Fátimapt_PT
dc.subjectSanctuarypt_PT
dc.subjectMarypt_PT
dc.subjectImmaculate Heartpt_PT
dc.subjectPapacypt_PT
dc.subjectPopept_PT
dc.subjectConsecrationpt_PT
dc.titleO papado e Fátima : 1917–2005 : pensamento e ação dos Papas Pio XII, Paulo VI e João Paulo IIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Teologia

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