Repository logo
 
Publication

A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Ana Margarida Ferreira Rato
dc.contributor.authorSantos, Bárbara Roxane Oliveira
dc.date.accessioned2022-06-02T09:43:13Z
dc.date.available2022-06-02T09:43:13Z
dc.date.issued2021-03-09
dc.date.submitted2020-11
dc.description.abstractA evolução das novas tecnologias trouxe consigo o crescimento e evolução das redes sociais e novas formas de as pessoas comunicarem com os outros, mudando os paradigmas da comunicação. Consequentemente, algumas profissões tiveram que se saber adaptar a este novo sistema e meio de comunicação, entre elas, os profissionais do jornalismo. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o papel dos jornalistas, mais concretamente, jornalistas de entretenimento e revistas de entretenimento, diante da evolução da Internet e com ela a evolução das celebridades contemporâneas e, responder a questões acerca de como os meios de comunicação se adaptaram e adaptam a estas novas celebridades e vice-versa. Visou-se, através de entrevistas e análise de conteúdo a notícias e Instagram, apurar se existe alguma linearidade na construção de notícias sobre influenciadores, tendo em conta a sua imagem no Instagram e se o chamado Jornalismo de Entretenimento se está a focar mais nestas celebridades contemporâneas ou se será apenas uma fase de uma nova geração e tempo. Com esta investigação, foi possível perceber que as celebridades contemporâneas – ditos influenciadores digitais – são mencionadas em notícias, simplesmente, mas não só, porque as mesmas retratam os assuntos da atualidade e da sociedade. Quer isto dizer que as celebridades tradicionais não serão esquecidas e, que mais tarde, poderá vir a haver uma diluição destes dois termos. Constatou-se ainda que a imagem e linguagem das celebridades contemporâneas no Instagram, personalidade, projetos e ideias são fulcrais para os conteúdos jornalísticos.pt_PT
dc.description.abstractThe evolution of news technologies brought the growth and evolution of social media and new ways on how to communicate with others, changing communication paradigms. Consequently, some professions had to learn on how to adapt to this new method and system of communication, among them, journalists. Therefore, the present work aims to reflect on the role of journalists, more concretely, entertainment journalists and entertainment magazines, in the face of evolution of the Internet and with it the evolution of contemporary celebrities and, answer questions about how the media have adapted and adapt to these new celebrities and vice-versa. The goal was, through interviews and content analysis to news and Instagram posts, to find out it there is any linearity in the construction of news about influencers, taking into account their image in Instagram and if the so-called entertainment journalism is focusing more on these contemporary celebrities or if it will just be a phase of a news generation and time. With this dissertation, it was possible to realize that contemporary celebrities – the so called digital influencers – are mentioned in the news, simply, but not only, because they portray current affairs. This means that traditional celebrities will not be forgotten and that later on, there may be a dilution of these two terms. We could also note that the image and language of contemporary celebrities in Instagram, personality, projects and ideas are central to the journalistic content.pt_PT
dc.identifier.tid202730905pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37802
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_PT
dc.subjectCelebridades contemporâneaspt_PT
dc.subjectComunicação em redept_PT
dc.subjectContexto digitalpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectJornalistaspt_PT
dc.subjectCelebridades tradicionaispt_PT
dc.subjectJornalismo de entretenimentopt_PT
dc.subjectDigital influencerspt_PT
dc.subjectContemporary celebritiespt_PT
dc.subjectNetwork communicationpt_PT
dc.subjectDigital contextpt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectJournalistspt_PT
dc.subjectTraditional celebritiespt_PT
dc.subjectEntertainment journalismpt_PT
dc.titleA emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202730905.pdf
Size:
4.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format