Repository logo
 
Publication

Google Drive : um estímulo ao trabalho colaborativo e cooperativo no ensino profissional : um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRestivo, Francisco José de Oliveira
dc.contributor.authorAlvarães, Marcos de Lima
dc.date.accessioned2019-04-15T08:57:28Z
dc.date.available2019-04-15T08:57:28Z
dc.date.issued2018-02-21
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractNo presente relatório descreve-se a experiência de prática de ensino supervisionada, inserido no Estágio Profissional do 2º ano no Mestrado em Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em concreto na Faculdade de Ciências Sociais – Braga. A intervenção ocorreu na Escola Secundária D. Maria II, em Braga, numa turma de 10º Ano com 14 alunos, 10 rapazes e 4 raparigas, sendo a média de idades da turma de 16 anos, do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico. A prática e observação foram realizadas na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), numa primeira fase, e o estudo de caso foi concretizado numa escola profissional da cidade de Braga (Mazagão). Com a constante evolução tecnológica e o excesso consequente de informação adjacente, são colocados constantemente novos desafios às metodologias de ensino atuais, nomeadamente com a utilização de novas gerações de aplicativos da Web 2.0. É com o pensamento neste contexto que surge o interesse pelo estudo apresentado, que tem como objetivo avaliar de que forma, através das ferramentas de partilha online, especificamente das ferramentas de partilha de documentos e de apoio em trabalhos à distância, poderá aumentar o desempenho e a motivação dos alunos através do seu envolvimento em atividades e assim facilitando o trabalho cooperativo e colaborativo num contexto muito próprio que é o do ensino profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes the experience of supervised teaching practice, inserted in the Professional Internship of the 2nd year in the Master's Degree in Informatics Teaching of the Portuguese Catholic University (UCP), specifically in the Faculty of Social Sciences - Braga. The intervention took place at D. Maria II Secondary School, in Braga, in a 10th grade class with 14 students, 10 boys and 4 girls. The class’s average age was 16. These students were from the Professional Course of Graphic Design Technician. The practice and observation were carried out in the subject of Information and Communication Technologies (ICT), in a first phase, and the case study was carried out at a professional school in the city of Braga (Mazagão). With the constant technological evolution and the consequent excess of adjacent information, new challenges are constantly placed to current teaching methodologies, namely with the use of new generations of Web 2.0 applications. It is with the thought in this context that the interest, in the presented study, arises, which aims to evaluate how, through online sharing tools, specifically tools of document sharing and support in distance work, we can increase the performance and motivation of students through their involvement in activities and, thus, facilitating the cooperative and collaborative work in a very proper context, which is the professional teaching.pt_PT
dc.identifier.tid201857847pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27408
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGoogle Drivept_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TIC) e Colaboração/Cooperaçãopt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT) and Collaboration/ Cooperationpt_PT
dc.titleGoogle Drive : um estímulo ao trabalho colaborativo e cooperativo no ensino profissional : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Informáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio Marcos Alvarães.pdf
Size:
4.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: