Publication
Google Drive : um estímulo ao trabalho colaborativo e cooperativo no ensino profissional : um estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Restivo, Francisco José de Oliveira | |
dc.contributor.author | Alvarães, Marcos de Lima | |
dc.date.accessioned | 2019-04-15T08:57:28Z | |
dc.date.available | 2019-04-15T08:57:28Z | |
dc.date.issued | 2018-02-21 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | No presente relatório descreve-se a experiência de prática de ensino supervisionada, inserido no Estágio Profissional do 2º ano no Mestrado em Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em concreto na Faculdade de Ciências Sociais – Braga. A intervenção ocorreu na Escola Secundária D. Maria II, em Braga, numa turma de 10º Ano com 14 alunos, 10 rapazes e 4 raparigas, sendo a média de idades da turma de 16 anos, do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico. A prática e observação foram realizadas na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), numa primeira fase, e o estudo de caso foi concretizado numa escola profissional da cidade de Braga (Mazagão). Com a constante evolução tecnológica e o excesso consequente de informação adjacente, são colocados constantemente novos desafios às metodologias de ensino atuais, nomeadamente com a utilização de novas gerações de aplicativos da Web 2.0. É com o pensamento neste contexto que surge o interesse pelo estudo apresentado, que tem como objetivo avaliar de que forma, através das ferramentas de partilha online, especificamente das ferramentas de partilha de documentos e de apoio em trabalhos à distância, poderá aumentar o desempenho e a motivação dos alunos através do seu envolvimento em atividades e assim facilitando o trabalho cooperativo e colaborativo num contexto muito próprio que é o do ensino profissional. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report describes the experience of supervised teaching practice, inserted in the Professional Internship of the 2nd year in the Master's Degree in Informatics Teaching of the Portuguese Catholic University (UCP), specifically in the Faculty of Social Sciences - Braga. The intervention took place at D. Maria II Secondary School, in Braga, in a 10th grade class with 14 students, 10 boys and 4 girls. The class’s average age was 16. These students were from the Professional Course of Graphic Design Technician. The practice and observation were carried out in the subject of Information and Communication Technologies (ICT), in a first phase, and the case study was carried out at a professional school in the city of Braga (Mazagão). With the constant technological evolution and the consequent excess of adjacent information, new challenges are constantly placed to current teaching methodologies, namely with the use of new generations of Web 2.0 applications. It is with the thought in this context that the interest, in the presented study, arises, which aims to evaluate how, through online sharing tools, specifically tools of document sharing and support in distance work, we can increase the performance and motivation of students through their involvement in activities and, thus, facilitating the cooperative and collaborative work in a very proper context, which is the professional teaching. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201857847 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/27408 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Google Drive | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e Colaboração/Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Information and Communication Technologies (ICT) and Collaboration/ Cooperation | pt_PT |
dc.title | Google Drive : um estímulo ao trabalho colaborativo e cooperativo no ensino profissional : um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Informática | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de Estágio Marcos Alvarães.pdf
- Size:
- 4.78 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: