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A relevância da sustentabilidade na indústria do vestuário : o caso das PME portuguesas com presença no Reino Unido

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Liliana Catarina Rodrigues de Meneses
dc.contributor.authorDias, Maria Saragoça
dc.date.accessioned2021-02-17T11:27:45Z
dc.date.available2021-02-17T11:27:45Z
dc.date.issued2020-07-10
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractCom o agravamento da crise ambiental e urgência na implementação do Desenvolvimento Sustentável, as empresas têm sentido maior pressão para integrar a sustentabilidade no negócio, nomeadamente as empresas da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV), cujo impacto ambiental e social é notório. Assim, o principal objetivo deste trabalho de investigação é compreender qual a importância atribuída atualmente pelas Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas de confeção de vestuário à sustentabilidade, analisando práticas de negócio adotadas, motivações e barreiras sentidas, e efeitos na performance empresarial. Em particular, são estudadas empresas portuguesas que exportam para o Reino Unido, sendo, também, analisada a forma como a sustentabilidade é encarada neste mercado. Para isto, foram realizadas diversas entrevistas a empresas portuguesas e a uma organização britânica dedicada à sustentabilidade na Indústria do Vestuário. As conclusões revelam que as PME portuguesas de vestuário, e a ITV em geral, atribuem crescente importância à questão da sustentabilidade, sobretudo a gestão de topo das empresas, embora ainda existam alguns entraves à implementação de práticas sustentáveis e os efeitos na performance das empresas não sejam imediatos. Por sua vez, o mercado britânico parece revelar algum atraso na adoção de práticas sustentáveis.pt_PT
dc.description.abstractAs the environmental crisis worsens and the implementation of Sustainable Development becomes urgent, enterprises have felt an increased pressure to integrate sustainability in their operations, namely Textile and Clothing Industry companies, whose environmental and social impacts are evident. Thus, the main objective of this research work is to understand the importance currently given to sustainability by Portuguese clothing Small Medium Enterprises (SMEs), while analysing sustainable practices, motivations and barriers, and its effects on business performance. Specifically, the focus will be on Portuguese companies exporting to the United Kingdom, while also analysing the way sustainability is seen in this market. To this end, several interviews were conducted to Portuguese enterprises, as well as a British sustainability organization. The conclusions reveal that the Portuguese SMEs, and the clothing industry in general, are increasingly investing in sustainability, mainly the top management, although these companies still face some barriers in the implementation of sustainable practices and the effects on business performance are not immediate. In turn, the British market seems to reveal a delay in the adoption of sustainable practices.pt_PT
dc.identifier.tid202561526pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32078
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectPráticas de negócio sustentáveispt_PT
dc.subjectIndústria do vestuáriopt_PT
dc.subjectScooppt_PT
dc.subjectTetribéricapt_PT
dc.subjectSMEspt_PT
dc.subjectInternationalizationpt_PT
dc.subjectSustainable developmentpt_PT
dc.subjectSustainable business practicespt_PT
dc.subjectClothing industrypt_PT
dc.titleA relevância da sustentabilidade na indústria do vestuário : o caso das PME portuguesas com presença no Reino Unidopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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