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A transformação digital das empresas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, António Manuel Valente de
dc.contributor.authorSilveira, Diogo João Soares da
dc.date.accessioned2020-02-18T16:27:54Z
dc.date.issued2018-07-02
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA evolução da tecnologia tem ocorrido a um ritmo bastante elevado, influenciando o comportamento das organizações e dos consumidores. No entanto, muitas organizações parecem ainda não encarar a transformação digital de forma séria, o que leva a perda de competitividade em relação a concorrentes com outro tipo de resposta em relação a este fenómeno. De modo a conseguirem responder com sucesso às novas exigências do mercado, revela-se essencial que as organizações percebam de que forma a transformação digital as influenciarÔ no presente e no futuro. Dessa forma, as organizações devem, certamente, ter em conta pelo menos os três principais fenómenos associados à transformação digital: inteligência artificial, big data e internet of things. Cada um desses conceitos afeta de modo diferente as organizações, obrigando a que estas efetuem alterações estruturais de forma a responder da melhor forma às exigências e impactos de cada um. Adotando um desenho metodológico baseado em anÔlise documental, via scoping review e text mining, o presente estudo visa identificar, analisar e compreender os principais pontos de vista de três Ôreas sobre os conceitos em estudo, nomeadamente a academia, as maiores empresas de auditoria e consultadoria e empresas da Ôrea tecnológica a nível mundial. No estudo foi identificado que na transformação digital as organizações se devem preparar para efetuar vÔrias alterações na sua estrutura de forma a se adaptarem eficazmente a ela. Na inteligência artificial as organizações devem perceber de que forma a podem usar para obterem vantagem competitiva. No big data as organizações devem aproveitar os seus benefícios e ultrapassar os seus desafios de forma a que obtenham ganhos com o tratamento avançado de informação. Na internet of things, tendo em conta os seus benefícios e desafios, as organizações devem utilizÔ-la de forma a que consigam retirar proveitos desta, através de um aumento da sua produtividade e uma melhor oferta para os clientes.pt_PT
dc.description.abstractThe evolution of technology has been occurring at a very high rate, influencing the behavior of organizations and consumers. However, many organizations still don’t seem to face digital transformation in a serious way, which leads to the loss of competitiveness compared to competitors with another kind of response to this phenomenon. In order to successfully respond to new market demands, it is essential that organizations realize how digital transformation will influence them in the present and in the future. In this way, organizations must certainly take into account at least the three main phenomena associated with digital transformation: artificial intelligence, big data and internet of things. Each of these concepts affects organizations differently, forcing them to make structural changes in order to best respond to the demands and impacts of each one. By adopting a methodological design based on document analysis, via scoping review and text mining, the present study aims to identify, analyze and understand the main points of view of three areas on the concepts under study, namely academy, the largest auditing and consulting companies and technology companies in the world. In the study it was identified that in digital transformation organizations must prepare to make several changes in their structure in order to adapt effectively to it. In artificial intelligence organizations must realize how they can use it to gain competitive advantage. In the big data, organizations must take advantage of their benefits and overcome their challenges so that they can gain from the advanced treatment of information. In the internet of things, given their benefits and challenges, organizations must use it in a way that they can take advantage of it by increasing their productivity and offering a better offer to customers.pt_PT
dc.identifier.tid202102025pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29599
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectEmpresaspt_PT
dc.subjectTransformação digitalpt_PT
dc.subjectInteligĆŖncia artificialpt_PT
dc.subjectBig datapt_PT
dc.subjectInternet of thingspt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectCompaniespt_PT
dc.subjectDigital transformationpt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectBig datapt_PT
dc.subjectInternet of thingspt_PT
dc.titleA transformação digital das empresaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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