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- Context, enablers and results : a performance measurement framework for service sectorsPublication . Baptista, Luís Filipe Vasconcelos e Sousa Minnemann; Silva, Maria da Conceição Andrade e; Sousa, Rui Manuel Soucasaux Meneses eO objetivo deste trabalho é desenvolver uma nova framework específica para a avaliação do desempenho de setores de serviços que permita avaliar a evolução do desempenho do setor bem como comparar o desempenho das empresas, não só face à performance média do setor, mas também a outras empresas a operar no mesmo setor. Foi realizada uma revisão da literatura existente sobre avaliação de desempenho e da análise de 14 frameworks, e de cada dimensão abordada em cada um, foram identificadas as dimensões comuns de avaliação de desempenho. Como resultado, a Context, Enablers and Results framework é apresentada como novo modelo para a avaliação de desempenho para os setores de serviços.
- A transformação digital das empresasPublication . Silveira, Diogo João Soares da; Andrade, António Manuel Valente deA evolução da tecnologia tem ocorrido a um ritmo bastante elevado, influenciando o comportamento das organizações e dos consumidores. No entanto, muitas organizações parecem ainda não encarar a transformação digital de forma séria, o que leva a perda de competitividade em relação a concorrentes com outro tipo de resposta em relação a este fenómeno. De modo a conseguirem responder com sucesso às novas exigências do mercado, revela-se essencial que as organizações percebam de que forma a transformação digital as influenciará no presente e no futuro. Dessa forma, as organizações devem, certamente, ter em conta pelo menos os três principais fenómenos associados à transformação digital: inteligência artificial, big data e internet of things. Cada um desses conceitos afeta de modo diferente as organizações, obrigando a que estas efetuem alterações estruturais de forma a responder da melhor forma às exigências e impactos de cada um. Adotando um desenho metodológico baseado em análise documental, via scoping review e text mining, o presente estudo visa identificar, analisar e compreender os principais pontos de vista de três áreas sobre os conceitos em estudo, nomeadamente a academia, as maiores empresas de auditoria e consultadoria e empresas da área tecnológica a nível mundial. No estudo foi identificado que na transformação digital as organizações se devem preparar para efetuar várias alterações na sua estrutura de forma a se adaptarem eficazmente a ela. Na inteligência artificial as organizações devem perceber de que forma a podem usar para obterem vantagem competitiva. No big data as organizações devem aproveitar os seus benefícios e ultrapassar os seus desafios de forma a que obtenham ganhos com o tratamento avançado de informação. Na internet of things, tendo em conta os seus benefícios e desafios, as organizações devem utilizá-la de forma a que consigam retirar proveitos desta, através de um aumento da sua produtividade e uma melhor oferta para os clientes.
- Dos efeitos do despacho de nomeação do administrador judicial provisório no âmbito do processo especial de revitalizaçãoPublication . Gomes, Ana Mafalda de Oliveira; Antunes, Maria do Rosário Lisboa Epifânio Pereira e Pinho Engrácia
- Experiencias religiosas postmodernas y antropología cristianaPublication . Duque, João ManuelA brief analysis of the contemporary cultural situation, especially regarding the religious experience, allows concentrating the interpretation in forms of spirituality that are at the same time individualistic and holistic. These characteristics also determine the spiritual environment of the so-called cyberculture. In this environment, in turn, spiritual experiences are articulated with certain utopias of post-humanist tenor. It will be precisely in confrontation with these utopias that a visitation of certain topics of Christian anthropology is proposed, from which stands out the relation to corporeal vulnerability as the place of humanity.
- Orthorexia nervosa and marketing strategies : case studiesPublication . Pisco, Ana Margarida Sintra; Silva, Susana Cristina Lima da Costa e; Campos, João Luís Andrade Serra Moreira deOrthorexia nervosa is recognized in literature as an eating disorder which describes a pathological fixation with healthy food. Describing a consumer behavior related to food choices, the question is raised whether it can or can not be considered a new food trend. The aim of this dissertation is to investigate how orthorexia nervosa can affect food companies’ marketing decisions and what should marketing managers do to be able to respond to orthorexia nervosa as a trend. To carry out this study, orthorexia nervosa, consumer behavior and food trends were studied through existing literature and a multiple case-study was then prepared. Four food producing or directly related companies were selected due to their perceived interest in health and nutrition and due to the different sectors they were inserted in. Interviews were conducted to the different company’s marketing decision-maker in order to understand which trends they were responding to, which strategies they have adopted to do so and also their level of knowledge in terms of orthorexia nervosa and, consequently, its impact as a possibly emerging trend. After a qualitative data analysis, the author makes suggestions on how food producing companies should act in order to respond to orthorexia nervosa as a food trend, having a marketing plan model as a base. Therefore, this exploratory study has implications for scholars, managers and policy makers who work in the fields of consumer behavior, nutrition and market research, generating several future research and market opportunities.
- Estudo do perfil dos alunos de Mestrado da FEG-CPBSPublication . Cabral, Maria Teresa Pereira Coutinho Ferreira; Costa, Leonardo Filipe Seixas Barreto; Oliveira, Francisca Rodrigues Sarmento Guedes deA presente dissertação tem como objetivo descrever o perfil dos graduados dos mestrados pós-Bolonha da Faculdade de Economia e Gestão – Católica Porto Business School (FEG-CPBS), entre 2008 e 2017, e o percurso profissional dos referidos graduados em ligação com o mestrado realizado. Concretamente, pretende-se perceber tanto a origem como o destino, em termos de mercado de trabalho, dos graduados de cada mestrado, o que poderá vir a informar um possível reajustamento das ofertas de mestrado da Escola. O método utilizado foi um inquérito online aos graduados da FEG-CPBS entre 2008/2017. O inquérito contém cerca de quarenta variáveis que permitem a caracterização do perfil dos graduados e a sua locação no mercado de trabalho. Um mestrado pode ser entendido como investimento em capital humano. Este tem sido estudado por um vasto número de autores. Percebe-se, pelo quadro teórico sobre o capital humano analisado, a relevância da educação no desenvolvimento dos indivíduos, da economia e da sociedade, existindo evidência empírica do papel determinante do ensino superior neste contexto. Os resultados mostram que para a maioria das variáveis analisadas – desde as demográficas às relativas à escolaridade ou à experiência profissional – não existem diferenças significativas entre mestrados. Destacam-se os resultados referentes aos altos níveis de empregabilidade dos graduados e aos salários que, sendo à partida baixos, crescem ao longo do percurso dos referidos graduados no mercado do trabalho. A evidência recolhida parece suportar a ideia de que a educação conduz, eventualmente, a uma maior empregabilidade e a auferir rendimentos mais elevados no mercado do trabalho. Palavras-chave: Ensino superior; Capital humano; Empregabilidade; Salários; Universidade Católica Portuguesa.
- Brand Logo and Brand Gender : how do brand logo elements influence brand gender perceptions and affectPublication . Fonseca, Beatriz Fernanda Camisão da; Machado, Joana Pinto Leite CésarBrand gender is a critical construct in marketing literature that triggers important consumer outcomes and strengthens brand equity. Brand logos are the primary design elements of a company’s visual branding strategy and marketing literature suggests that brand logo elements influence brand gender perceptions. This research aims to examine how different brand logo elements, namely logo design (organic and cultural designs) and logo color (light pink and dark blue) influence brand gender perceptions, and, whether brand-design induced gender perceptions ultimately impact affective reactions to logos. In order to investigate these topics, a quantitative research was conducted through an online survey. This study relied on a sample of unknown and manipulated logos which were used as stimuli for the analysis. In total, this study examined the answers of a sample of 309 respondents to a set of 24 manipulated logos. The results were then analyzed using a structural equation modelling (SEM). Among the main findings, this research shows that both logo design and logo color influence brand masculinity and brand femininity. Furthermore, results show that an appropriate combination of these two brand logo elements significantly influences positive affect to the logo. Therefore, results provide marketing managers with useful guidelines for logo design processes that facilitate not only initial brand gender positioning but also repositioning of established brands that want to appeal to new consumer segments in respect to gender.
- A responsabilidade pela apresentação indevida da sociedade comercial ao processo de insolvênciaPublication . Leite, Marta Ribeiro Tavares de Vasconcelos; Silva, Maria de Fátima RibeiroO artigo 22.º do CIRE, que regula a responsabilidade pelo pedido infundado e pela apresentação indevida à insolvência, é pouco claro e tem manifestas insuficiências quanto ao âmbito de aplicação. Nesta dissertação, exploramos as diferentes posições que, perante as graves consequências que um requerimento infundado levantaria, pretenderiam ultrapassar estas limitações.
- Decisão de marketing-mix e modelos de resposta de mercado : estudo de caso para uma unidade de restauraçãoPublication . Santos, Susana Maria Nogueira dos; Sottomayor, Miguel Jorge de Magalhães Lançós deOs marketeers tomam decisões contínuas sobre diferentes características e atributos de um serviço ou produto, num ambiente em constante mudança. No desenvolvimento do estudo de caso teve-se por objetivo compreender o processo de tomada de decisão de um restaurante. A ferramenta utilizada para a sua compreensão foi um modelo de resposta de mercado, com base em fatores internos (inputs e outputs) e fatores externos (concorrência e envolvente). Os inputs considerados no MRM do PPG foram matéria-prima, cartão de fidelização, higiene dos serviços prestados, segurança alimentar, preço, atendimento, ponto de venda e sua decoração, menu, serviços complementares oferecidos, horário de funcionamento, oferta de menus semanais, balanco estético dos pratos e operacionalização/gestão do serviço. Os outputs abordados foram assegurar rentabilidade do restaurante, aumentar a faturação, construir uma boa relação qualidade-preço e alcançar a satisfação e fidelização do cliente. Os fatores externos que afetam as diferentes variáveis do restaurante são a concorrência, direta e indireta, as características geográficas da sua localização e as normas legislativas que este necessita cumprir. Foi confirmada uma relação causal entre input e output, afirmando que com variações geradas nos inputs de uma empresa é possível alterar os outputs da mesma, de forma a, alcançar os objetivos pretendidos, não descorando os fatores externos, que poderão afetar os objetivos da empresa.
- Natureza morfológica dos chatbotsPublication . Magalhães, Luís Filipe Gonçalves Ribeiro Araújo de; Andrade, António Manuel Valente deEsta dissertação de mestrado examina a natureza morfológica dos Chatbots e dedica-se a estudar com detalhe os fatores que influenciam a sua aceitação. Complementarmente, analisa os impactos nas pessoas e os reflexos e transformações nas organizações decorrentes da utilização dos Chatbots e a perceção predominante sobre a forma como são encarados: se como oportunidade a explorar ou ameaça a evitar. A investigação teve um objetivo essencialmente exploratório, com vista a aprofundar e incrementar conhecimento, mas foi alavancada também por um objetivo explicativo – na medida em que procura identificar e validar as variáveis que determinam o fenómeno de aceitação dos Chatbots. Não obstante as contribuições da literatura sobre esta matéria, ainda incipientes tendo em conta a sua natureza recente, verificou-se existir uma lacuna de investigação consubstanciada na necessidade de uma visão holística, sistematizada e com comprovação empírica, sobre os fatores com potencial de influência na aceitação dos Chatbots. Nesse sentido, um estudo estatístico, com reflexão crítica, foi realizado a partir dos dados extraídos de um inquérito por questionário online, construído com inspiração nos modelos TAM e UTAUT, e que reuniu 427 contribuições. Os resultados mostraram que, de entre as cinco variáveis demográficas estudadas – idade, género, formação académica, experiência individual e meio socioeconómico – o género é a que menos se reflete na aceitação de Chatbots. Apurou-se, também, que o hábito, a motivação hedónica e a utilidade percebida são os fatores não demográficos com maior poder de impacto, sendo neles que se deverá apostar com vista à maximização da aceitação de Chatbots. Os resultados do estudo verificaram, ainda, que os reflexos sociológicos e organizacionais estão longe de ser marginais, nomeadamente no que concerne a substituição dos indivíduos em algumas tarefas por agentes não-humanos, a indisponibilização de emprego pela massificação de exemplos tecnológicos como Chatbots e a configuração das relações interpessoais. E que, apesar da forte componente subjetiva, as oportunidades subjacentes à aceitação e uso dos Chatbots suplantam, em larga escala, as suas potenciais ameaças.
