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O (des)uso das tecnologias de informação e comunicação por parte dos professores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Célia
dc.contributor.advisorCarvalho, Anabela
dc.contributor.authorCastaínça, Fátima Armanda dos Santos
dc.date.accessioned2016-09-27T14:29:28Z
dc.date.available2016-09-27T14:29:28Z
dc.date.issued2012-10-01
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractNa educação especial, as Tecnologias de Informação e Comunicação e as Tecnologias de Apoio vêm facilitar o processo de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, contribuindo deste modo, para a já denominada “Escola para todos”, consignada na Declaração de Salamanca. Neste âmbito, sustentamos que os agentes educativos preponderantes para o estudo são os professores do ensino regular e de educação especial, pelos papéis determinantes na promoção do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio. No entanto, importa salientar que o trabalho em parceria entre ambos será sem dúvida crucial para a promoção do sucesso destes alunos. Dada a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais pretendemos com este trabalho conhecer a opinião dos professores do ensino regular e de educação especial sobre a utilização das mesmas no referido processo, ao nível do 1º ciclo do ensino básico, de algumas escolas do distrito de Viseu. Apoiados no quadro teórico, prosseguimos com a utilização de questionários como instrumentos de recolha de dados aplicados aos professores do ensino regular e de educação especial. Os resultados parecem indicar que os professores de educação especial estão mais atualizados a nível de estratégias de utilização das tecnologias nas Necessidades Educativas Especiais relativamente aos do ensino regular. Contudo, tanto os professores do ensino regular como de educação especial consideram que as escolas não possuem os recursos tecnológicos suficientes para acolher alunos com Necessidades Educativas Especiais e que as condições e restrições de acesso e uso dos espaços e equipamentos, presentes nas escolas, dificultam a utilização desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Também foi possível verificar a necessidade de mais formação nesta área.pt_PT
dc.description.abstractIn special education, Information and Communication Technologies and Assistive Technologies facilitate the process of students’ inclusion with Special Educational Needs, thus contributing to the already known "School for all", consigned in the Declaration of Salamanca. In this context, we support that the prevailing educational agents for the study are the regular and special education teachers by their leading roles in promoting the use of Information and Communication Technologies and Assistive Technologies. However, it should be noted that the partnership work between them will undoubtedly be crucial for promoting the success of these students. Given the importance of Information and Communication Technologies and Assistive Technologies in the students teaching and learning process with Special Educational Needs intend this work to know the opinion of teachers in regular and special education on their use in said process, at the level of the 1st cycle of basic education, some schools in the district of Viseu. Supported by theoretical framework, we proceeded with the use of questionnaires as instruments of data collection applied to teachers regular education and special education. The results seem to indicate that special education teachers are more updated in terms of strategies for the use of technology regarding Special Educational Needs comparatively to regular education. However, both consider that schools do not have sufficient technological resources to receive students with Special Educational Needs and the conditions and restrictions to access and use of space and equipment present in schools raise difficulties to the use of these resources in teaching and learning. It was also been possible to verify the need for further training in this area.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20770
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectAlunos com Necessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias de apoiopt_PT
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectStudents with Special Educational Needspt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.subjectAssistive technologiespt_PT
dc.subjectTeaching and learning processpt_PT
dc.titleO (des)uso das tecnologias de informação e comunicação por parte dos professores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

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