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O (des)uso das tecnologias de informação e comunicação por parte dos professores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Célia | |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Anabela | |
dc.contributor.author | Castaínça, Fátima Armanda dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T14:29:28Z | |
dc.date.available | 2016-09-27T14:29:28Z | |
dc.date.issued | 2012-10-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | Na educação especial, as Tecnologias de Informação e Comunicação e as Tecnologias de Apoio vêm facilitar o processo de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, contribuindo deste modo, para a já denominada “Escola para todos”, consignada na Declaração de Salamanca. Neste âmbito, sustentamos que os agentes educativos preponderantes para o estudo são os professores do ensino regular e de educação especial, pelos papéis determinantes na promoção do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio. No entanto, importa salientar que o trabalho em parceria entre ambos será sem dúvida crucial para a promoção do sucesso destes alunos. Dada a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais pretendemos com este trabalho conhecer a opinião dos professores do ensino regular e de educação especial sobre a utilização das mesmas no referido processo, ao nível do 1º ciclo do ensino básico, de algumas escolas do distrito de Viseu. Apoiados no quadro teórico, prosseguimos com a utilização de questionários como instrumentos de recolha de dados aplicados aos professores do ensino regular e de educação especial. Os resultados parecem indicar que os professores de educação especial estão mais atualizados a nível de estratégias de utilização das tecnologias nas Necessidades Educativas Especiais relativamente aos do ensino regular. Contudo, tanto os professores do ensino regular como de educação especial consideram que as escolas não possuem os recursos tecnológicos suficientes para acolher alunos com Necessidades Educativas Especiais e que as condições e restrições de acesso e uso dos espaços e equipamentos, presentes nas escolas, dificultam a utilização desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Também foi possível verificar a necessidade de mais formação nesta área. | pt_PT |
dc.description.abstract | In special education, Information and Communication Technologies and Assistive Technologies facilitate the process of students’ inclusion with Special Educational Needs, thus contributing to the already known "School for all", consigned in the Declaration of Salamanca. In this context, we support that the prevailing educational agents for the study are the regular and special education teachers by their leading roles in promoting the use of Information and Communication Technologies and Assistive Technologies. However, it should be noted that the partnership work between them will undoubtedly be crucial for promoting the success of these students. Given the importance of Information and Communication Technologies and Assistive Technologies in the students teaching and learning process with Special Educational Needs intend this work to know the opinion of teachers in regular and special education on their use in said process, at the level of the 1st cycle of basic education, some schools in the district of Viseu. Supported by theoretical framework, we proceeded with the use of questionnaires as instruments of data collection applied to teachers regular education and special education. The results seem to indicate that special education teachers are more updated in terms of strategies for the use of technology regarding Special Educational Needs comparatively to regular education. However, both consider that schools do not have sufficient technological resources to receive students with Special Educational Needs and the conditions and restrictions to access and use of space and equipment present in schools raise difficulties to the use of these resources in teaching and learning. It was also been possible to verify the need for further training in this area. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/20770 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Alunos com Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de apoio | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Special education | pt_PT |
dc.subject | Students with Special Educational Needs | pt_PT |
dc.subject | Information and Communication Technologies | pt_PT |
dc.subject | Assistive technologies | pt_PT |
dc.subject | Teaching and learning process | pt_PT |
dc.title | O (des)uso das tecnologias de informação e comunicação por parte dos professores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |