Repository logo
 
Publication

A hospitalidade como paradigma de intervenção sociopedagógica : um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Isabel Maria de Carvalho
dc.contributor.authorSousa, Isabel Maria Carvalho Correia de
dc.date.accessioned2022-07-27T16:30:39Z
dc.date.available2022-07-27T16:30:39Z
dc.date.issued2022-05-04
dc.date.submitted2021-12
dc.description.abstractO presente trabalho corresponde a uma dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – especialização Pedagogia Social e intitula-se “A hospitalidade social como paradigma de intervenção – um estudo de caso”. O estudo que nos propusemos realizar assentou em inquietações pessoais emergentes do nosso contexto profissional e visou compreender em que medida as dinâmicas de trabalho em rede previstas atualmente no âmbito as políticas socioeducativas se constituem como práticas de partilha e de cooperação entre atores. Neste sentido, para efeitos de fundamentação do quadro teórico recorreu-se a bibliografia sobre educação, desenvolvimento sociocomunitário e hospitalidade, balizada pela Pedagogia Social. Em termos empíricos, foi desenvolvido um estudo de caso, enquadrado por uma abordagem qualitativa, visando identificar a perceção dos atores sociopedagógicos sobre valores, práticas de hospitalidade e necessidades de formação no âmbito do trabalho sociopedagógico em rede.pt_PT
dc.description.abstractThe present work corresponds to a dissertation presented to the Catholic University of Portugal, Faculty of Education and Psychology to obtain a Master's degree in Educational Sciences - specialization in Social Pedagogy and is entitled "Social hospitality as an intervention paradigm - a case study". The study that we proposed to carry out was based on personal concerns emerging from our professional context and aimed to understand the extent to which dynamics of network work currently provided for in the scope of socio-educational policies to be effective as practices of sharing and cooperation between actors. In this sense, to support the theoretical framework, bibliography on education, socio-community development and hospitality was used, guided by Social Pedagogy. In empirical terms, a case study was developed, framed by a qualitative approach, to characterize the perception of socio-pedagogical actors about values, hospitality practices and the need for training in the context of socio-pedagogical work in a network.pt_PT
dc.identifier.tid203041526pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38410
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia socialpt_PT
dc.subjectHospitalidade socialpt_PT
dc.subjectHospitalidade interinstitucionapt_PT
dc.subjectRede de atores sociopedagógicospt_PT
dc.subjectIntervenção sociopedagógicapt_PT
dc.subjectSocial pedagogypt_PT
dc.subjectSocial hospitalitypt_PT
dc.subjectInterinstitutional hospitalitypt_PT
dc.subjectNetwork of socio-pedagogical actorspt_PT
dc.subjectSocio-educational interventionpt_PT
dc.titleA hospitalidade como paradigma de intervenção sociopedagógica : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203041526.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: