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Estimulação sensorial em salas snoezelen

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da
dc.contributor.authorOliveira, Adelina Maria Alves
dc.date.accessioned2016-11-09T10:47:58Z
dc.date.issued2016-03-16
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente estudo pretende mostrar os benefícios da estimulação sensorial numa sala Snoezelen para crianças com Necessidades Educativas Especiais. Para tal traçamos dois objetivos: analisar em que medida a importância e frequência da sala Snoezelen contribui para a promoção do desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças com Necessidades Educativas Especiais e inferir se a frequência desta terapia contribui para a promoção de aprendizagens em crianças com Necessidades Educativas Especiais. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência podem ser utilizados determinados equipamentos promotores do desenvolvimento dos diferentes sentidos. As salas Snoezelen são espaços privilegiados, no sentido de possibilitarem a estimulação dos sentidos primários (e.g., o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro), sem necessidade do recurso às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais das pessoas. Através de um paradigma metodológico qualitativo, configuramos um estudo de caso, sendo o participante, uma criança do sexo feminino, com oito anos de idade, com um diagnóstico de Síndrome Polimalformativo (i.e, alteração no cromossoma 3). Esta escolha metodológica justifica-se pelo facto de se “orientar para aqueles de maior riqueza de conteúdo e significado, quer dizer, os dados estratégicos de cada situação” (Olabuénaga, 2003, p.74). A recolha de dados foi realizada através da observação direta não participativa, das sessões de trabalho e pela técnica de entrevista. Estas foram aplicadas à terapeuta da sala Snoezelen, à professora e à mãe da criança. Para além disso, utilizamos ainda fontes documentais: o PEI (Plano Educativo Individual), registos e grelhas de observação. Relativamente aos resultados deste estudo, concluímos que a frequência da sala Snoezelen, com regularidade, permitiu à criança um desenvolvimento significativo, em termos de capacidade de concentração e de autoconfiança, promovendo gradualmente a produção de respostas circunstanciais adequadas. Esta terapia contribui ainda para a diminuição de estereotipias e comportamentos desadaptados, aumentando os níveis de relaxamento e bem-estar colectivo, ou seja, melhoria da qualidade de vida da criança e de todos os que com ela interagem.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to show the benefits of sensory stimulation in a Snoezelen room for children with Special Educational Needs. To do this we draw two objectives: to examine to what extent the importance and frequency of Snoezelen room contributes to the promotion of cognitive and behavioral development of children with Special Educational Needs and infer if the frequency of this therapy contributes to the promotion of learning in children with SEN special. In order to improve the quality of life of people with disabilities, certain equipments can be uses that promotes the development of the differents senses. The Snoezelen rooms are privileged spaces as they make the stimulation of the primary senses possible (eg, touch, taste, sight, sound, smell), without the use of intellectual abilities but the sensory abilities of individuals. Through a qualitative methodological paradigm, we set up a case study, being the participant a female child, aged eight with a diagnosis of Polymalformative Syndrome (change in chromosome 3). This methodological choice is justified by the fact that it is "guided for those of richer content and meaning, that is, the strategic data of each situation" (Olabuénaga, 2003, p.74). Data collection was carried out through non-participative direct observation of the working sessions and the interview technique. These were applied to the therapist Snoezelen room, the teacher and the child's mother. Furthermore, we still use documentary sources: the IEP (Individual Education Plan), records and observation grids. As for results of this study, we conclude that the regular frequency of the Snoezelen room, allowed the child a significant development in terms of capability of concentration and self-confidence, gradually promoting the production of appropriate situational responses. This therapy also contributes to the reduction of stereotypic and maladaptive behaviors, increasing the relaxation levels and collective wellbeing, that is, improving the child's quality of life and all those who interact with it.pt_PT
dc.identifier.tid201557185
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20944
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSnoezelenpt_PT
dc.subjectEstimulação sensorialpt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectCrianças NEEpt_PT
dc.subjectSensory stimulationpt_PT
dc.subjectQuality of lifept_PT
dc.subjectChildren SENpt_PT
dc.titleEstimulação sensorial em salas snoezelenpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

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