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Authors
Abstract(s)
The purpose of this article is to examine the ability of the theory of planned behavior - in predicting the online grocery purchasing intentions of Portuguese consumers. The empirical investigation included a sample of 100 people. A main component and two stage cluster analysis methodology was used to identify three well-defined and highly interpretable categories based on attitudes, norms, perceptions from the Theory of planned behaviour (TPB) which were then profiled by demographic and grocery purchasing characteristics. The study's key findings reveal that attitude and perceived behavioral control are the components that have a substantial impact on influencing Portuguese consumers' intention to purchase online groceries.
O presente estudo tem como objetivo estudar a capacidade da teoria do comportamento planeado - ao prever as intenções de compra de mercearia online dos consumidores portugueses. A investigação empírica incluiu uma amostra de 100 pessoas. Foi utilizada uma componente principal e uma metodologia de análise de agrupamento em duas fases para identificar três categorias bem definidas e altamente interpretáveis baseadas em atitudes, normas, perceções da Teoria do Comportamento Planeado (TPB) que foram depois perfiladas pelas características demográficas e de compra de mercearia.As principais conclusões deste estudo sugerem que a atitude e controlo comportamental percebido são componentes que têm um impacto significativo na intenção dos consumidores portugueses quando realizam compras de mercearias online.
O presente estudo tem como objetivo estudar a capacidade da teoria do comportamento planeado - ao prever as intenções de compra de mercearia online dos consumidores portugueses. A investigação empírica incluiu uma amostra de 100 pessoas. Foi utilizada uma componente principal e uma metodologia de análise de agrupamento em duas fases para identificar três categorias bem definidas e altamente interpretáveis baseadas em atitudes, normas, perceções da Teoria do Comportamento Planeado (TPB) que foram depois perfiladas pelas características demográficas e de compra de mercearia.As principais conclusões deste estudo sugerem que a atitude e controlo comportamental percebido são componentes que têm um impacto significativo na intenção dos consumidores portugueses quando realizam compras de mercearias online.
Description
Keywords
Consumer behaviour Attitudes Intention theory of planned behaviour Online grocery shopping Comportamento do consumidor Atitudes Teoria da intenção de comportamento planeado Compras de mercearia online