Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-11"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- O processo de order-picking no retalho online : análise e sugestões de melhoria do processo de order-picking da Auchan Retail PortugalPublication . Araújo, Lídia Félix; Lourenço, Ana Isabel Principe dos Santos da SilvaCom o surgimento da era digital torna-se indispensável que as estratégias e objetivos das empresas estejam coerentes com essa realidade. A COVID-19 acelerou todo o processo de adaptação das empresas ao mundo digital, gerando grandes desafios para os retalhistas. Dentro do setor do retalho, o processo de order-picking detém um peso significativo nos custos do modelo de e-commerce. Deste modo, este estudo focou-se na resposta à seguinte questão: “O que poderá ser implementado para tornar o processo de order-piking mais eficiente?”. Esta questão foi estudada no contexto do estágio curricular realizado na loja Auchan da Maia. Através de uma análise detalhada do processo de order-picking desta loja, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Na sequência desta identificação foram elaboradas propostas de melhorias com vista a uma maior eficiência do processo de order-picking, tendo algumas destas propostas sido implementadas: uma nova localização e um documento com um tutorial sobre a utilização das pistolas de picking e com todos os procedimentos e regras do orderpicking. Contudo, por mais que se melhore o processo de picking em loja, com o crescimento contínuo das vendas online este processo a longo prazo não será viável. Ainda assim, como atualmente este mercado ainda não detém um peso significativo nas vendas da loja física, não se justificou uma restruturação no processo, já que as melhorias implementadas permitiram ganhos de eficiência no curto prazo.
- O impacto da pandemia na utilização das redes sociaisPublication . Mota, Inês Montes Pinto Milheiro da; Lencastre, Paulo de Neville Sepúlveda; Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro eUma vez que a utilização das redes sociais se tornou uma parte integrante da sociedade contemporânea, e a pandemia foi um problema de saúde mundial, é essencial que existam estudos que esclareçam o papel desempenhado por esta no que diz respeito aos meios online. Esta dissertação foca-se, então, no impacto que a pandemia teve na utilização das redes sociais e nas causas relacionadas com este impacto. Desta forma, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o marketing digital, o marketing de redes sociais, e sobre o Covid-19 e o impacto deste nas duas áreas de interesse, o marketing e as redes sociais. Seguiu-se um estudo exploratório, realizado através de um questionário online, bem como a análise e discussão dos dados obtidos. O questionário contou com uma amostra de 241 indivíduos, todos utilizadores portugueses. Em suma, constatamos que a pandemia do Covid-19 fez com que as pessoas aumentassem a utilização de redes sociais, e que as principais razões para isso ter acontecido foram para estas falarem com amigos e família, para preencherem tempo livre, e para lerem noticias. Podemos também constatar que a frequência de utilização de redes sociais durante a pandemia e o tipo de rede social mais usada variou em função da faixa etária, e que a maioria da população inquirida acha que o uso de redes sociais se vai manter num período de pósCovid-19.
- The effect of social media content marketing on engagement and conversion in sales : the case of MercadãoPublication . Pinho, Inês Monteiro; Lourenço, Ana Isabel Principe dos Santos da SilvaSocial networking services have become an essential tool that connects companies and consumers. For this reason, brands strive to enhance consumer engagement and subsequently conversion in sales. However, it is challenging to identify what type of content serves better companies’ goals. Hence, this research aims to deepen the knowledge regarding “what type of Instagram and Facebook content marketing generates more consumer engagement?” and “what social network generates more sales conversion to the website through social media content?”. To answer the questions raised, it was necessary to develop a social media strategy. For the first research question three different types of content - Informative, Entertaining and Relational - were created to analyse the level of engagement. To answer the second research question, two posts were developed for both platforms, appealing customers to use the coupon, which was valid for 24 hours. Findings suggest that it is relevant to create more relational content to obtain more consumer engagement, and that Instagram may be a good social network to bet on, when it comes to conversion. In short, for future research, after collecting the engagement data, it becomes crucial to develop a conversion post, based on the content that had the most interaction, in order to ascertain whether conversion would increase. In general, future research should continue to explore the relationship between media content in social networks, engagement and conversion.
- O IVA no comércio eletrónico : análise das alterações às regras do IVA para o comércio eletrónico em PortugalPublication . Correia, Susana Cristina Assis; Alves, Paulo Alexandre PimentaO tema deste trabalho de investigação é revisão e análise da nova legislação relativa ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) no comércio eletrónico, introduzida, nomeadamente, pelo Pacote do IVA no comércio eletrónico implementado ao nível da União Europeia (UE). A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida com o objetivo de analisar as principais implicações das alterações, nomeadamente a adoção do Balcão Único para os estados-membro e para os sujeitos passivos e plataformas que transacionam no âmbito das novas regras introduzidas, em Portugal, pela Lei n.º 47/2020. Para o efeito procedeu-se a uma análise do Código do IVA (CIVA), do Regime IVA para as Transações Intracomunitárias (RITI) e da legislação complementar. Feita a análise da legislação, onde se apresentam os elementos fundamentais do regime, foi possível realçar substanciais melhorias face ao anterior, mas depreende-se que se trata, ainda, de uma matéria sujeita a bastante complexidade e que não está isenta de críticas e imperfeições pelo que se apresentam algumas propostas de melhoria das regras que se entendem menos adequadas ao objetivo. O trabalho desenvolvido permitiu concluir que a legislação relativa ao comércio eletrónico tem fortes implicações para todos os envolvidos pelo que deve ser melhorada e reformulada de forma a garantir uma maior eficiência, simplificação e equidade no processo de cobrança e liquidação do IVA sem promover a evasão fiscal.
- Avaliação de empresas : “Wine Company S.A.” : estudo de casoPublication . Monteiro, André Manuel Pinheiro; Nascimento, Álvaro José Barrigas doO Trabalho Final de Mestrado em Finanças, efetuado na modalidade de Relatório de Estágio, tem como objetivo apresentar uma parte significativa das atividades desenvolvidas durante o estágio na Triple A - Capital & Finance e obter a real valorização da empresa do estudo de caso. Por questões de confidencialidade, o nome da empresa é fictício, denominando-se por Wine Company S.A. Com o intuito de avaliar a empresa foram consideradas duas metodologias de avaliação - Discounted Cash Flow, através do Free Cash Flow to Firm e Avaliação Relativa, por meio do uso dos Múltiplos - uma vez que, estas foram as metodologias utilizadas no relatório de avaliação solicitado pela empresa. Em primeiro lugar, realizou-se uma revisão de literatura sobre os mencionados métodos de avaliação e dos outros restantes sistematizados por Damodaran (2006). De seguida, estabeleceu-se a ligação entre os conceitos da revisão de literatura com as respetivas metodologias de avaliação e dados fornecidos pela empresa. Deste modo, concluiu-se que a valorização da empresa Wine Company S.A. era similar nas duas metodologias, aproximadamente nove milhões e setecentos mil euros, sabendo-se que não existe um valor exato neste tipo de avaliações. Por último, considerou-se o método de Discounted Cash Flow como o principal modelo de avaliação, por se enquadrar melhor na tipologia do negócio, e utilizou-se a Avaliação Relativa como metodologia comparativa. Para este estudo, foram utilizados os dados fornecidos pela empresa, a informação presente na revisão de literatura e, ainda, o know-how da Triple A.
- Consumers´ behaviour towards online grocery shoppingPublication . Ruivos, Cristina Marie; Sottomayor, Miguel Jorge de Magalhães Lançós deThe purpose of this article is to examine the ability of the theory of planned behavior - in predicting the online grocery purchasing intentions of Portuguese consumers. The empirical investigation included a sample of 100 people. A main component and two stage cluster analysis methodology was used to identify three well-defined and highly interpretable categories based on attitudes, norms, perceptions from the Theory of planned behaviour (TPB) which were then profiled by demographic and grocery purchasing characteristics. The study's key findings reveal that attitude and perceived behavioral control are the components that have a substantial impact on influencing Portuguese consumers' intention to purchase online groceries.
- Análise do relatório de gestão e KAM vs gestão de riscoPublication . Fonseca, João Filipe Couto; Alves, Paulo Alexandre PimentaA maior exigência dos utilizadores da informação financeira motivou alterações na forma de comunicar dos gestores e auditores. Estas mudanças traduzem-se na divulgação de mais informação útil e valiosa. Inclusive, no caso da auditoria, surgiu uma nova norma, a International Standards on Auditing (ISA) 701, que introduz a obrigatoriedade de relato, nas empresas cotadas, dos riscos de distorção material mais significativos, designadamente Key Audit Matters (KAM). Desta forma, o presente estudo visa identificar a relação existente entre os riscos reportados pelos gestores e auditores. Adicionalmente, importa compreender em que medida e de que forma as KAM se aproximam dos riscos divulgados pelo gestor na secção de Gestão de Risco do Relatório de Gestão. Para tal, recorreu-se ao índice da Bolsa de Valores de Londres – FTSE 100, onde foram recolhidos os relatórios anuais de 72 empresas, no exercício de 2020. A natureza do estudo é qualitativa e exploratória, na medida em que foram efetuadas análises documentais aos relatórios de auditoria e secções de Gestão de Risco, que constam no Relatório de Gestão. Os resultados permitiram concluir que não existe uma grande aproximação entre os riscos reportados pelos dois agentes. No contexto atual, esta aproximação não é expectável face ao atual normativo de auditoria, que exclui muitos aspetos de gestão. Os dois intervenientes apenas concordam na divulgação dos riscos em 13% das situações. Adicionalmente, foi possível concluir que o gestor reporta 3 vezes mais riscos que o auditor.
- Personalidade e outros preditores do consumo de álcool na gravidez em Portugal : um estudo exploratórioPublication . Silva, Ana Cerqueira da; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboO presente estudo exploratório teve como objetivo principal conhecer os padrões de consumo de álcool durante a gravidez de um grupo de mulheres grávidas portuguesas e explorar possíveis preditores desses consumos, nomeadamente as caraterísticas da personalidade. A metodologia utilizada foi de cariz quantitativo e os dados foram recolhidos através de um Questionário Online que inclui quatro instrumentos: Formulário das Questões Sociodemográficas e Gravidez, o Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT), o Inventário de Personalidade de 10 itens (TIPI – P) e a Escala de Atitudes sobre a Gravidez e Maternidade (EAGM) que não é parte integrante deste trabalho. Os principais resultados confirmam que a mulheres grávidas portuguesas consomem álcool durante a gravidez. Verificam-se diferenças altamente significativas entre a frequência e a quantidade de consumo de álcool antes e durante a gravidez, havendo diminuição dos consumos na gravidez. Apesar da existência de uma diminuição dos consumos de álcool é possível constatar que as mulheres não cumprem as diretrizes nacionais e internacionais quanto à abstinência do consumo de álcool durante a gestação e muitas não apresentam conhecimento sobre a existência de linhas de orientação, o que explica em parte o comportamento das gestantes portuguesas. Exploramos também possíveis preditores dos consumos de álcool durante a gravidez, e desta forma percebemos que os preditores que mais se destacam são os consumos prévios à gravidez, maior nível de escolaridade da gestante e maior idade materna. Para além disso, a integração das dimensões da personalidade enquanto preditoras do consumo de álcool durante a gravidez torna o presente trabalho inovador. Tanto quanto é do nosso conhecimento, esta é a primeira vez que a nível nacional as caraterísticas da personalidade são estudas enquanto preditoras dos consumos de álcool durante a gravidez. Os resultados apontaram que a única variável preditora dos consumos de álcool durante a gravidez é a dimensão “Extroversão”. Integrando um estudo mais abrangente, este trabalho espera ser um contributo para um maior conhecimento e informação sobre o fenómeno em Portugal.
- Sistema de custeio usado na empresa CIN : uma análise críticaPublication . Beltrão, Carolina Pontes de Paiva; Nascimento, Álvaro José Barrigas doCom a complexidade crescente das empresas, torna-se cada vez mais importante obter informação relevante e fidedigna por parte das mesmas. Os sistemas de custeio são cruciais para fornecer informação e para a tomada de decisão por parte da gestão. O presente trabalho final de mestrado é um estudo de caso que se realizou em contexto organizacional na empresa CIN, S.A. O que se pretende com o mesmo é perceber de que forma o sistema de custeio utilizado pela empresa influencia o custo do seu produto e, consequentemente, o pricing. Para isto, primeiramente elaborou-se uma revisão da literatura para contextualizar o tema e, de seguida, considerou-se relevante fazer uma reformulação ao sistema de custeio usado pela CIN, dado que se chegou à conclusão que o mesmo não seria o mais adequado pois não inclui a maioria dos custos não produtivos. Desta forma, foi proposto um novo método para a empresa custear os seus produtos, considerando-se fulcral a implementação de um mix entre o ABC e o Time-driven ABC na CIN Industrial Coatings, que foi a unidade de negócio escolhida para elaborar a análise. Assim, a metodologia utilizada passou por várias entrevistas feitas a diferentes pessoas de diferentes níveis da organização, como também a análise documental e observação direta que se realizou durante o estágio. Em suma, o que se propôs foi uma alteração ao sistema de custeio da empresa para que a mesma consiga analisar a rentabilidade dos seus clientes, percebendo quais os clientes que deverá manter e aqueles que deverá abandonar.
- Effect of microbial and biochar application on sunflower growth and metal accumulationPublication . Godinho, Mariana; Moreira, Helena; Henriques, Isabel; Castro, Paula; Pereira, Sofia