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O processo de order-picking no retalho online : análise e sugestões de melhoria do processo de order-picking da Auchan Retail Portugal

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Abstract(s)

Com o surgimento da era digital torna-se indispensável que as estratégias e objetivos das empresas estejam coerentes com essa realidade. A COVID-19 acelerou todo o processo de adaptação das empresas ao mundo digital, gerando grandes desafios para os retalhistas. Dentro do setor do retalho, o processo de order-picking detém um peso significativo nos custos do modelo de e-commerce. Deste modo, este estudo focou-se na resposta à seguinte questão: “O que poderá ser implementado para tornar o processo de order-piking mais eficiente?”. Esta questão foi estudada no contexto do estágio curricular realizado na loja Auchan da Maia. Através de uma análise detalhada do processo de order-picking desta loja, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Na sequência desta identificação foram elaboradas propostas de melhorias com vista a uma maior eficiência do processo de order-picking, tendo algumas destas propostas sido implementadas: uma nova localização e um documento com um tutorial sobre a utilização das pistolas de picking e com todos os procedimentos e regras do orderpicking. Contudo, por mais que se melhore o processo de picking em loja, com o crescimento contínuo das vendas online este processo a longo prazo não será viável. Ainda assim, como atualmente este mercado ainda não detém um peso significativo nas vendas da loja física, não se justificou uma restruturação no processo, já que as melhorias implementadas permitiram ganhos de eficiência no curto prazo.
With the rise of the digital era, it is essential that the strategies and objectives of companies are consistent with this reality. COVID-19 accelerated the entire process of companies adapting to the digital world, creating major challenges for retailers. Within the retail sector, the order-picking process has a significant weight in the costs of the e-commerce model. Thus, this study focused on answering the following question: “What can be implemented to make the order-piking process more efficient?”. This issue was studied in the context of the curricular internship held at the store Auchan Maia. Through a detailed analysis of this store's order-picking process, it was possible to identify opportunities for improvement. Following this identification, proposals for improvements were prepared with a view to greater efficiency in the order-picking process, and some of these proposals were implemented: a new location and a document with a tutorial on the use of picking pistols and with all the procedures and order-picking rules. However, as much as the in-store picking process is improved, with the continuous growth of online sales, this process in the long term will not be viable. Even so, as this market currently does not have a significant weight in physical store sales, a restructuring of the process was not justified, as the improvements implemented allowed for short-term efficiency gains.

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E-commerce Order-picking Retalho Omni-channel

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