Repository logo
 
Publication

Aprender com a fada Oriana o caminho para a ecologia integral : contributo da unidade letiva 4 do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 8º ano

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorVaranda, Maria Isabel Pereira
dc.contributor.authorVentura, Isabel Maria Sacadura Maia de Carvalho
dc.date.accessioned2019-01-14T16:05:16Z
dc.date.issued2018-07-04
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente Relatório baseia-se na Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no Agrupamento de Escolas de Mundão em Viseu. Esta Prática de Ensino foi realizada com uma turma do oitavo ano de escolaridade, do segundo ciclo do Ensino Básico tendo sido leccionada a unidade letiva 4 “Ecologia e Valores” com a qual se pretendeu uma reflexão humana dos valores e ecologia integral expressos nesta Unidade Letiva. Para a elaboração deste Relatório recorri a uma obra de Sophia de Mello Breyner “A fada Oriana” cuja personagem central representa o processo de interiorização dos valores conducentes a uma verdadeira vida de preocupação com o próximo e com o ambiente como parte integrante da sua vida, de forma muito natural, como forma de introdução ao tema. Centrei a minha reflexão sobre a encíclica Laudato sí por considerar que se trata de um documento intransponível, e bastante inquietante para a realidade que atravessamos,quando se fala de ecologia integral, pois aprofunda de forma bastante clara esta temática.pt_PT
dc.description.abstractThe present Report is based on the Supervised Teaching Practice (PES) carried out for the class of the Moral and Religious Catholic Education. The PES was held at the Group of Schools of Mundão, located in Viseu, in class A of the eighth grade of schooling of the Second Cycle of Basic Education. The lecture focused on the Teaching Unit 4 "Ecology and Values". This Report intends to present a set of values and entire ecological position as they are expressed at the Unit taught. For the elaboration of this Report I turned to a work by Sophia de Mello Breyner "The Oriana Fairy" whose protagonist is the "personification" of the interiorization of values for a true life of concern for others and the environment as an integral part of their lives, in a very natural way, as an introduction to the theme. I centered my reflection on the encyclical Laudato si because it considers that it is an insurmountable document, and quite disturbing for the reality that we cross, when speaking of integral ecology, because it deepens very clearly this theme.pt_PT
dc.identifier.tid202016196pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26682
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEcologia integralpt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectEducação Moral e Religiosa Católica (EMRC)pt_PT
dc.subjectFada Orianapt_PT
dc.subjectLaudato Si'pt_PT
dc.subjectEcologypt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.subjectMoral and Religious Educationpt_PT
dc.subjectOriana Fairypt_PT
dc.titleAprender com a fada Oriana o caminho para a ecologia integral : contributo da unidade letiva 4 do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 8º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório da PES de ISABEL MARIA SACADURA MAIA DE CARVALHO V.pdf
Size:
24.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: