Publication
O desenvolvimento musical de crianças com paralisia cerebral : relatório de atividade profissional
dc.contributor.advisor | Ponte, Filomena Ermida da | |
dc.contributor.author | Fortunas, Maria Laurinda Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2015-09-14T09:46:09Z | |
dc.date.available | 2015-09-14T09:46:09Z | |
dc.date.issued | 2015-05-25 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | O presente estudo procura compreender o contributo da Música na formação integral de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, concretamente crianças e jovens com Paralisia Cerebral, que frequentam o segundo ciclo do ensino básico. Para a consecução do estudo, e garantir a acessibilidade, utilizámos ferramentas educativas e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Pressupõe-se que a aplicação destes recursos viabilize a expressão artística e musical, traduzindo-se em progressos qualitativos do processo comunicacional. Interessa analisar os efeitos ao nível da motivação e do desenvolvimento de competências musicais nos alunos e, principalmente, de competências de comunicação. Em suma, pretende-se que a Música, simultaneamente forma de expressão artística e linguagem universal, contribua para o bem-estar e possibilite melhoria da Qualidade de Vida. | por |
dc.description.abstract | The present research intends to understand the contribution of Music to the full development of children and youngsters with Special Education Needs, namely children and youngsters with Cerebral Palsy attending the second cycle of basic school. In order to accomplish this research, as well as to ensure accessibility, we have employed educational tools and Information and Communication Technologies (ICT). We assume that the use of these resources will enable the artistic and musical expression, bringing about qualitative progress in the communicative process. We intend to analyse its effects in terms of motivation and the students' development of musical skills and, mainly, of communication skills. In short, it is expected that Music, simultaneously a form of artistic expression and universal language, provides for the well-being and helps improve people's life Quality. | por |
dc.identifier.tid | 203019547 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/18221 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Paralisia cerebral | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Music | por |
dc.subject | Cerebral palsy | por |
dc.subject | Accessibility | por |
dc.subject | Communication | por |
dc.subject | Life quality | por |
dc.title | O desenvolvimento musical de crianças com paralisia cerebral : relatório de atividade profissional | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial |