Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento musical de crianças com paralisia cerebral : relatório de atividade profissional

dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida da
dc.contributor.authorFortunas, Maria Laurinda Ferreira
dc.date.accessioned2015-09-14T09:46:09Z
dc.date.available2015-09-14T09:46:09Z
dc.date.issued2015-05-25
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente estudo procura compreender o contributo da Música na formação integral de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, concretamente crianças e jovens com Paralisia Cerebral, que frequentam o segundo ciclo do ensino básico. Para a consecução do estudo, e garantir a acessibilidade, utilizámos ferramentas educativas e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Pressupõe-se que a aplicação destes recursos viabilize a expressão artística e musical, traduzindo-se em progressos qualitativos do processo comunicacional. Interessa analisar os efeitos ao nível da motivação e do desenvolvimento de competências musicais nos alunos e, principalmente, de competências de comunicação. Em suma, pretende-se que a Música, simultaneamente forma de expressão artística e linguagem universal, contribua para o bem-estar e possibilite melhoria da Qualidade de Vida.por
dc.description.abstractThe present research intends to understand the contribution of Music to the full development of children and youngsters with Special Education Needs, namely children and youngsters with Cerebral Palsy attending the second cycle of basic school. In order to accomplish this research, as well as to ensure accessibility, we have employed educational tools and Information and Communication Technologies (ICT). We assume that the use of these resources will enable the artistic and musical expression, bringing about qualitative progress in the communicative process. We intend to analyse its effects in terms of motivation and the students' development of musical skills and, mainly, of communication skills. In short, it is expected that Music, simultaneously a form of artistic expression and universal language, provides for the well-being and helps improve people's life Quality.por
dc.identifier.tid203019547
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/18221
dc.language.isoporpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectCerebral palsypor
dc.subjectAccessibilitypor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectLife qualitypor
dc.titleO desenvolvimento musical de crianças com paralisia cerebral : relatório de atividade profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203019547.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: