Repository logo
 
Publication

A voz aos alunos : um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Isabel Maria de Carvalho
dc.contributor.authorSilva, Rui Ricardo Vieira da
dc.date.accessioned2019-12-02T11:05:33Z
dc.date.available2019-12-02T11:05:33Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste trabalho refere-se ao relatório final de uma investigação intitulada “A Voz aos Alunos, um estudo de caso” e conducente à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Partindo de reconhecimento do estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento, o estudo tentou perceber em que medida as nossas escolas escutam, valorizam e promovem a participação dos alunos na vida escolar. Para este efeito, foi realizado um estudo de caso, abordando uma comunidade educativa em concreto, referente a uma escola do primeiro ciclo do ensino básico. Em coerência com os objetivos enunciados, do ponto de vista teórico optou-se por um enquadramento em torno das noções de educação, de infância, do perfil de docente do perfil de aluno, tendo em referência a literatura científica mas também as recomendações de política educativa atuais. O estudo partiu-nos concluir que a valorização da palavra dos alunos e dos seus espaços de participação na vida escolar constitui uma das prioridades educativas, numa perspetiva de promoção de aprendizagens significativas em contexto de uma escola humanista e democrática.pt_PT
dc.description.abstractThis document refers to the final report of an investigation entitled “Students voice - a case study" and leading to a Master's degree in Educational Sciences - Universidade Católica Portuguesa, Porto. Based on recognition of the citizenship status of children and the consequent appreciation of students as actors and co-authors of their knowledge, the study tried to understand the extent to which our schools listen, value and promote the participation of students in school life. For this purpose, the study was carried out addressing a concrete educational community, referring to a school in the first cycle of basic education. Consistent with the stated objectives, from the theoretical point of view, was chosen a framework around the notions of education, childhood, the teacher profile of the student profile, taking into account the scientific literature but also the current Recommendations produced in educational field. The study was based on the conclusion that the appreciation of students' words and their spaces of participation in school life should be one of the educational priorities, in a perspective of promoting meaningful learning in the context of a humanist and democratic school.pt_PT
dc.identifier.tid202298833pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28892
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectPerceptionspt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.titleA voz aos alunos : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_RicardoSilva.pdf
Size:
929.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: