Repository logo
 
Publication

A influência das tendências macro na seleção de mercados internacionais : o caso da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMorais, Ricardo Alexandre
dc.contributor.authorIgreja, Luís António Araújo
dc.date.accessioned2022-11-30T15:20:20Z
dc.date.available2023-11-30T01:31:16Z
dc.date.issued2022-10-21
dc.date.submitted2022-06
dc.description.abstractO presente trabalho procura encontrar resposta ao desafio colocado pela ANICP de encontrar novos mercados para as suas conservas de peixe. A principal questão de investigação é, portanto: Como é que as tendências macro influenciam a seleção de um mercado internacional? De forma a responder aos desafios colocados, a estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso baseando-se na informação recolhida de várias fontes, como dados internos da ANICP, informação do website da associação e outras fontes. A investigação concluiu que o novo mercado internacional com mais potencial para a exportação de conservas de peixe portuguesas será a Coreia do Sul, decorrente do seu elevado consumo de peixe per capita, do elevado poder de compra dos seus cidadãos e da existência de um acordo de comércio livre entre a Coreia do Sul e a União Europeia, que permite às conservas de peixe serem exportadas sem pagarem qualquer tarifa.pt_PT
dc.description.abstractThe present investigation seeks to answer to the challenge ANICP made of finding new markets for the Portuguese canned fish industry. The key research question is therefore: How the macro trends influence the selection of an international market? To respond to the challenges posed, a case study approach was adopted based in information gathered from several origins, including ANICP internal data as well data gathered from the association´s website and external data sources. Research has shown that the most appealing international market for Portuguese fish preserves will be South Korea, due to its high consumption of fish per capita, the high purchasing power of its citizens and the presence of a free trade agreement between South Korea and the European Union, which allows canned fish to be exported without paying any tariff.pt_PT
dc.identifier.tid203088557pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39459
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTendências macropt_PT
dc.subjectSeleção de mercado internacionalpt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectANICPpt_PT
dc.subjectMacro trendspt_PT
dc.subjectInternational market selectionpt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.titleA influência das tendências macro na seleção de mercados internacionais : o caso da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203088557.pdf
Size:
509.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: