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Políticas públicas de educação para o trânsito : uma análise das demandas dos conselhos comunitários de segurança pública do Distrito Federal, Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEstêvão, Carlos Alberto Vilar
dc.contributor.authorBarbosa, Carla Silva
dc.date.accessioned2023-01-17T15:56:37Z
dc.date.available2023-01-17T15:56:37Z
dc.date.issued2022-11-21
dc.date.submitted2022-07
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal apresentar políticas públicas realizadas pelo DETRAN do Distrito Federal, bem como mostrar que ao serem aplicadas com o caráter educativo. podem contribuir para a redução das taxas de mortalidade e para o combate à violência recorrente no trânsito. O estudo foi realizado com abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, com análise para a qual os dados foram coletados junto a uma turma de instrutores do curso de Formação. oferecido pela Escola de Trânsito do DF que, no cumprimento das políticas públicas vigentes, executam e implementam projetos educativos, junto à sociedade com a finalidade de melhoria da situação do tráfego no Distrito Federal. A análise realizada apresenta-se de forma descritiva, de acordo com a metodologia de análise de conteúdo, segundo Bardin (2001), observando os objetivos, os modos de execução do programa de educação para o trânsito, com os estudantes instrutores como participantes da pesquisa. Os resultados alcançados permitem inferir que o projeto de ações da escola é bastante amplo e possui objetivos viáveis para as campanhas educativas promovidas pela Escola Pública de Trânsito do DF. Consiste, portanto, em uma proposta que objetiva favorecer positivamente, a segurança da população, pois visa mudança nas práticas sociais e comportamentos para o uso das vias públicas para a redução de acidentes e da violência no trânsito e a promoção da cultura de paz, lema do DETRAN-DF. No entanto, a pesquisa revelou a necessidade de reestruturar a prática pedagógica adotada pela Escola de Trânsito do DETRAN para a realização de capacitação e aperfeiçoamento de instrutores, uma vez que os participantes da pesquisa revelaram insatisfação com as atividades e com os professores que ministraram o curso. Sugere-se, portanto, uma intervenção política no modelo organizacional para que a Escola de Trânsito possa elevar o nível de satisfação dos instrutores a se inscreverem em novas edições de curso.pt_PT
dc.description.abstractThis research has as main objective to present public policies carried out by the DETRAN of the Federal District, as well as to show that when applied with the educational character. can contribute to the reduction of mortality rates and to the fight against recurrent violence in traffic. The study was carried out with a qualitative and quantitative methodological approach, with analysis for which data were collected from a group of instructors from the Training course. offered by the Escola de Trânsito do DF, which, in compliance with current public policies, carry out and implement educational projects, together with society, with the aim of improving the traffic situation in the Federal District. The analysis performed is presented in a descriptive way, according to the content analysis methodology, according to Bardin (2001), observing the objectives, the modes of execution of the traffic education program, with the instructor students as participants in the research. The results achieved allow us to infer that the school's action project is quite broad and has viable objectives for the educational campaigns promoted by the Public School of Traffic in the DF. It consists, therefore, of a proposal that aims to positively favor the safety of the population, as it seeks to change social practices and behaviors for the use of public roads to reduce accidents and violence in traffic and the promotion of a culture of peace, motto of the DETRAN-DF. However, the research revealed the need to restructure the pedagogical practice adopted by the Escola de Trânsito do DETRAN for the training and improvement of instructors, since the research participants revealed dissatisfaction with the activities and with the teachers who taught the course. Therefore, a political intervention in the organizational model is suggested so that the Escola de Trânsito can raise the level of satisfaction of instructors to enroll in new editions of the course.pt_PT
dc.identifier.tid203159799pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39895
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação no trânsitopt_PT
dc.subjectPolíticas públicaspt_PT
dc.subjectDETRANpt_PT
dc.subjectEducation for the transitpt_PT
dc.subjectPublics politicspt_PT
dc.titlePolíticas públicas de educação para o trânsito : uma análise das demandas dos conselhos comunitários de segurança pública do Distrito Federal, Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração e Organização Escolarpt_PT

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