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Pensar o documentário : entre a verdade e a arte
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Henrique Manuel | |
dc.contributor.author | Brochado, João Nuno Ferreira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-09-07T08:45:56Z | |
dc.date.issued | 2017-07-26 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Dada a emergência de obras que misturam e/ou confundem o documentário com a ficção, bem como com determinados géneros jornalísticos, o hibridismo é hoje uma característica do documentário. Partindo de uma contextualização histórica, e de uma explicação sobre o seu processo de construção, em que é dado como exemplo dois dos projectos que realizei "Tóquio Porto 9 horas" e "Uma Montanha do Tamanho do Homem", exploramos a definição de documentário com base em duas dimensões principais: a verdade e a arte. De seguida abordamos a categorização do documentário, referindo, entre outras, a proposta que Bill Nichols sugeriu em 2001 e que dir-se-ia ser hoje universalmente aceite. Não obstante, mais do que pouco clara, tal categorização afigura-se-nos pouco precisa, porquanto torna impossível a arrumação/classificação de um considerável número de filmes. Assim, é feita uma tentativa de nova abordagem à categorização do género. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202012409 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/22821 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Documentário | pt_PT |
dc.subject | Verdade | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Categorização | pt_PT |
dc.title | Pensar o documentário : entre a verdade e a arte | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Som e Imagem |