Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.49 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Dada a emergência de obras que misturam e/ou confundem o documentário
com a ficção, bem como com determinados géneros jornalísticos, o hibridismo é hoje
uma característica do documentário.
Partindo de uma contextualização histórica, e de uma explicação sobre o seu
processo de construção, em que é dado como exemplo dois dos projectos que
realizei "Tóquio Porto 9 horas" e "Uma Montanha do Tamanho do Homem",
exploramos a definição de documentário com base em duas dimensões principais: a
verdade e a arte.
De seguida abordamos a categorização do documentário, referindo, entre
outras, a proposta que Bill Nichols sugeriu em 2001 e que dir-se-ia ser hoje
universalmente aceite. Não obstante, mais do que pouco clara, tal categorização
afigura-se-nos pouco precisa, porquanto torna impossível a arrumação/classificação
de um considerável número de filmes. Assim, é feita uma tentativa de nova
abordagem à categorização do género.
Description
Keywords
Documentário Verdade Arte Categorização