Repository logo
 
Publication

O professor acompanhador : vantagens da utilização de duetos aluno-professor na aprendizagem do violino ao nível do desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências técnicas

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Nuno Luís Caçote da
dc.contributor.authorValverde, Mariana Oliveira
dc.date.accessioned2021-01-27T11:55:33Z
dc.date.available2021-01-27T11:55:33Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste projeto de intervenção pedagógica (PIP) estuda as vantagens da utilização de duetos aluno-professor para desenvolver/aperfeiçoar competências técnicas na aprendizagem do violino. Parte-se das potencialidades referidas na literatura sobre a utilização destes duetos na aprendizagem da técnica de instrumentos musicais analisando-se a sua eficácia na aprendizagem do violino. O PIP foi desenvolvido como estudo de caso numa turma de 6 alunos de um Conservatório de Música com dificuldades técnicas e baixo rendimento escolar (classificações negativas em dois casos). O projeto visava aperfeiçoar competências técnicas; promover a motivação para estudar música; e iniciação à música de câmara. Os alunos foram divididos em 2 grupos: experimental e controlo (3+3). A estratégia investigativa consistiu em duetos entre a mestranda e o grupo experimental durante o 2º período. Antes da implementação aplicou-se um questionário aos docentes avaliadores para identificar as dificuldades técnicas evidenciadas na prova do 1º período. Após a prova do 2º período, um novo inquérito avaliou a evolução. Também foi utilizada observação direta e participante e um questionário visando o feedback dos alunos sobre o trabalho desenvolvido. Dos resultados concluem-se ligeiras melhorias das competências técnicas e das capacidades de comunicação, cooperação, liderança, precisão rítmica e afinação dos alunos, que manifestaram interesse em continuar esta atividade. Verificou-se alguma discrepância entre resultados dos inquéritos dos docentes e da observação direta e participante (evidenciando resultados mais significativos). Concluiu-se a vantagem dos duetos no incremento das competências técnicas e motivação destes alunos. Neste contexto, admite-se resultados mais significativos alargando o período de implementação, supondo estudo continuado.pt_PT
dc.description.abstractThis pedagogical intervention project (PIP) studies the advantages of using student-teacher duets to develop/improve technical skills in violin learning. It starts from the potentialities mentioned in the literature about the use of these duets in learning the technique of musical instruments by analysing their effectiveness in learning the violin. The PIP was developed as a case study in a class of 6 students from a Conservatory of Music with technical difficulties and poor academic performance (negative marks in two cases). The project aimed to improve technical skills; promote motivation to study music; and an introduction to chamber music. Students were divided into 2 groups: experimental and control (3 + 3). The investigation strategy consisted of the interpretation of duets between the master student and the experimental group during the 2nd period. Prior to implementation, a questionnaire was applied to the evaluating teachers to identify the technical difficulties evidenced in the exam of the 1st period. After the 2nd period exam, a new questionnaire assessed the developments. It was also used direct and participant observation and a questionnaire aiming at the students' feedback about the work developed. The results show slight improvements in the technical skills and communication, cooperation, leadership, rhythmic accuracy and tuning skills of the students, who expressed interest in continuing this project. There was some discrepancy between the teachers' questionnaire results and direct and participant observation (which showed more significant results). The advantage of the duets in increasing the technical skills and motivation of these students was concluded. In this context, more significant results could have occurred by extending the implementation period, assuming continued study.pt_PT
dc.identifier.tid202468291pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31788
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento/aperfeiçoamento de competências técnicaspt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectMelhoria do aproveitamento escolarpt_PT
dc.subjectMúsica de câmarapt_PT
dc.subjectDevelopment/improvement of technical skillspt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectImprovement of school achievementpt_PT
dc.subjectChamber musicpt_PT
dc.titleO professor acompanhador : vantagens da utilização de duetos aluno-professor na aprendizagem do violino ao nível do desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências técnicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Trabalho Final Mestrado - Mariana Valverde.pdf
Size:
23.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format