Repository logo
 
Publication

Liderança na teoria e liderança na prática : reflexão com base num estágio profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorIlharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
dc.contributor.authorCastro, Rita Teixeira Mota Machado de
dc.date.accessioned2018-09-12T08:24:37Z
dc.date.available2018-09-12T08:24:37Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA liderança é estudada em diversos contextos, desde o mundo contemporâneo até épocas históricas distantes, em que a luta pela sobrevivência se fazia à volta da força física e da agressividade. Liderar é uma dinâmica social onde se desenvolve, constrói e estabelece relações pessoais, se atinge determinadas metas, motivando as pessoas e transformando a organização. Liderar é saber ser criativo com o outro e conhecer bem aqueles com quem trabalhamos. Um líder tem vantagens em adotar uma certa postura física sendo que a sua presença é importante. Deve saber comunicar, dar exemplos suscetíveis de modelar e influenciar os seus seguidores, satisfazer as suas necessidades de realização, de progressão e expetativas, preservando uma identidade coletiva que permanece na memória e que cria conjuntamente histórias, comuns, complexas e distintas, que marcam a organização. Assim, o estado de espírito do líder influencia toda a equipa indo direto às emoções. Comunicar é interligar, é colocar algo em comum e decifrar pensamentos. Mesmo sem oralidade é possível comunicar com o outro. E sem comunicação não é possível liderar; logo são termos inseparáveis. Numa primeira abordagem, direciono-me para a comunicação e a influência no ambiente organizacional. Numa segunda parte foco o modo como a teorização da liderança tem impacto na prática profissional, mesmo que tal não seja consciente. O meu trabalho de campo assenta em entrevistas a profissionais que têm a experiência de liderar equipas e de liderar pessoas individualmente. Bem como em entrevistas a liderados, que seguem ordens e regras de acordo com o seu líder e a organização, com o intuito de obter resultados e reconhecimento profissional. Quanto maior o número de seguidores, maior a dinâmica da liderança. E quanto mais bem-sucedido o atingir de objetivos, mais evidente a liderança. Prever respostas por parte dos trabalhadores a um novo plano ou programa na empresa é uma tarefa árdua, pois um líder deve conduzir os seus colaboradores e a própria organização em sentidos que sozinhos não conseguiriam. Através das mais variadas estratégias podem lançar empreendimentos, agarrar oportunidades, formar culturas organizacionais, ganhar (ou perder) guerras no mundo profissional ou mudar o curso dos eventos. Espírito de iniciativa, autonomia e socialização são dinâmicas 'implantadas' no diaa- dia organizacional, as quais serão aprofundadas nesta dissertação.pt_PT
dc.identifier.tid201877821pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25666
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectRelações interpessoaispt_PT
dc.subjectComportamentospt_PT
dc.subjectAtitudes estereótipospt_PT
dc.subjectMaquiavelismopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectLíderpt_PT
dc.subjectLideradopt_PT
dc.subjectOrganizaçõespt_PT
dc.titleLiderança na teoria e liderança na prática : reflexão com base num estágio profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Rita Castro.pdf
Size:
4.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: