Browsing by Issue Date, starting with "2018-02-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Quais os aspectos do brand equity que têm maior peso na decisão de compra das assinaturas digitais? : caso Diário de Notícias e Jornal de NotíciasPublication . Coelho, Carolina Simões; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasAo entrar para a era digital, o jornalismo viu o seu âmbito ampliar-se para jornalismo online. A passagem para um novo meio trouxe várias vantagens potenciadas pelo desenvolvimento da internet e das tecnologias digitais, assim como introduziu novas problemáticas inerentes ao próprio meio digital. Perante novos desafios, o jornalismo online tem procurado um modelo de negócio capaz de gerar receitas na web. As assinaturas digitais dos jornais têm sido uma opção, existindo a possibilidade de ler o jornal através do computador e dos dispositivos móveis smartphones e tablets. Ora num mundo repleto de marcas, em que existe informação disponível de forma gratuita e descontrolada, torna-se pertinente explorar como o brand equity influencia a decisão de compra dos consumidores, sendo este o tema da presente investigação. Apesar de as assinaturas digitais do Diário de Notícias e Jornal de Notícias serem apenas a versão digital em pdf da versão em papel, através de um inquérito aplicado aos assinantes digitais, concluiu-se que existem motivos específicos para a compra por parte dos consumidores. A lealdade à marca, a notoriedade do nome da marca e o jornal em papel têm influência na compra das assinaturas digitais em análise, sendo estas as principais conclusões retiradas deste relatório de estágio.
- Liderança na teoria e liderança na prática : reflexão com base num estágio profissionalPublication . Castro, Rita Teixeira Mota Machado de; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA liderança é estudada em diversos contextos, desde o mundo contemporâneo até épocas históricas distantes, em que a luta pela sobrevivência se fazia à volta da força física e da agressividade. Liderar é uma dinâmica social onde se desenvolve, constrói e estabelece relações pessoais, se atinge determinadas metas, motivando as pessoas e transformando a organização. Liderar é saber ser criativo com o outro e conhecer bem aqueles com quem trabalhamos. Um líder tem vantagens em adotar uma certa postura física sendo que a sua presença é importante. Deve saber comunicar, dar exemplos suscetíveis de modelar e influenciar os seus seguidores, satisfazer as suas necessidades de realização, de progressão e expetativas, preservando uma identidade coletiva que permanece na memória e que cria conjuntamente histórias, comuns, complexas e distintas, que marcam a organização. Assim, o estado de espírito do líder influencia toda a equipa indo direto às emoções. Comunicar é interligar, é colocar algo em comum e decifrar pensamentos. Mesmo sem oralidade é possível comunicar com o outro. E sem comunicação não é possível liderar; logo são termos inseparáveis. Numa primeira abordagem, direciono-me para a comunicação e a influência no ambiente organizacional. Numa segunda parte foco o modo como a teorização da liderança tem impacto na prática profissional, mesmo que tal não seja consciente. O meu trabalho de campo assenta em entrevistas a profissionais que têm a experiência de liderar equipas e de liderar pessoas individualmente. Bem como em entrevistas a liderados, que seguem ordens e regras de acordo com o seu líder e a organização, com o intuito de obter resultados e reconhecimento profissional. Quanto maior o número de seguidores, maior a dinâmica da liderança. E quanto mais bem-sucedido o atingir de objetivos, mais evidente a liderança. Prever respostas por parte dos trabalhadores a um novo plano ou programa na empresa é uma tarefa árdua, pois um líder deve conduzir os seus colaboradores e a própria organização em sentidos que sozinhos não conseguiriam. Através das mais variadas estratégias podem lançar empreendimentos, agarrar oportunidades, formar culturas organizacionais, ganhar (ou perder) guerras no mundo profissional ou mudar o curso dos eventos. Espírito de iniciativa, autonomia e socialização são dinâmicas 'implantadas' no diaa- dia organizacional, as quais serão aprofundadas nesta dissertação.
- Estudar e aprender numa casa de acolhimento : motivações, práticas e perceções de jovens, cuidadores e professoresPublication . Santos, Andreia Filipa Pereira dos; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraEste estudo procurou analisar as motivações, práticas e perceções de diferentes intervenientes em relação ao estudo e à aprendizagem de jovens em situação de acolhimento residencial. Através da revisão bibliográfica efetuada verificou-se que existem fragilidades no domínio escolar em crianças e jovens em acolhimento residencial, comparativamente com crianças e jovens que não se encontram em acolhimento. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa, tendo sido realizadas 21 entrevistas, com diferentes intervenientes: jovens em acolhimento residencial (dos 12 aos 15 anos), os respetivos cuidadores e professores. Os resultados salientam o papel da motivação aliada aos objetivos de futuro das jovens acolhidas como uma mais-valia para o seu sucesso escolar, assim como a importância dos professores e cuidadores dos jovens acolhidos como importantes fontes de suporte. Os resultados permitem uma compreensão mais aprofundada das vivências dos vários intervenientes relativamente aos processos de estudo e aprendizagem e a identificação de aspetos relevantes a ter em conta na sua melhoria.
- Avaliação de negócios em contexto de arranque : o caso : O AlfredoPublication . Rosas, Manuel Pedro Ferreira Silva; Marques, Luís Manuel DionísioA avaliação de uma empresa pode ser realizada de diferentes formas e, consoante o método utilizado, o resultado obtido pode diferir. Para empresas que se encontrem ainda numa fase inicial da sua atividade, a sua avaliação revela-se ainda mais complexa devido à escassa informação sobre estes negócios. Com a massificação das tecnologias, a criação de negócios com base em inovações tecnológicas é cada vez mais recorrente nas diferentes economias e desta forma, tem-se assistido ao aparecimento de diversas empresas startups em que o seu financiamento está ao alcance de qualquer pessoa: por esse motivo, a avaliação de empresas startups torna-se uma necessidade imperativa e a escolha do método mais apropriado à sua avaliação, imprescindível para os investidores. O presente documento foi realizado no âmbito do estágio curricular, realizado na empresa Fonte-Online, com o objetivo de avaliar um dos seus novos negócios. O trabalho incidiu sobre a pesquisa bibliográfica sobre três diferentes métodos de avaliação: Discounted Cash Flow, opções reais e múltiplos. Após a pesquisa bibliográfica, considerou-se o método de Discounted Cahs Flow como sendo o mais adequado a usar na avaliação da startup em causa e o método de avaliação por múltiplos como um complemento importante na avaliação global do negócio. Apesar de se atribuir um valor de mercado ao negócio, é precipitado considerar esse valor como o correto, dada a incerteza que este tipo de negócios apresenta. Apenas a evolução da atividade do negócio poderá revelar se um possível investimento é acertado e se esta avaliação deverá ser utilizada como uma estimativa do potencial do negócio, sendo muitas vezes a intuição do investidor a condicionar a decisão final.