Repository logo
 
Publication

O teatro do mundo e o teatro de Deus : uma perspetiva histórica e teológica da arte teatral

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, António Manuel Antunes de Matos
dc.contributor.authorSousa, Pedro Manuel Gomes de
dc.date.accessioned2018-01-03T16:55:42Z
dc.date.available2018-01-03T16:55:42Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO estudo realizado no âmbito desta dissertação, O Teatro do Mundo e o Teatro de Deus, procura ser uma reflexão histórica e teológica sobre a arte teatral enquanto arte que apresenta o homem na sua relação com o mundo e o próprio agir de Deus na vida humana. O presente ensaio possibilita ter um olhar, ainda que restrito, sobre as origens do teatro, atravessando conjunturas significativas de uma história teatral: na antiguidade, em contextos diferenciados do Mediterrâneo; na medievalidade, onde o teatro teve estreita relação com o contexto cristão, como observamos através do drama litúrgico e das representação sagradas; e na modernidade, onde encontramos influências religiosas em autores como Gil Vicente e William Shakespeare. Também na época contemporânea, o diálogo entre o teatro e a teologia reflete a importância de devolver Deus ao teatro, o que é possível através de um olhar teológico sobre a arte teatral, de um diálogo entre ambos, e através da dimensão prática da Igreja, com o intuito de formar e sensibilizar as consciências.pt_PT
dc.description.abstractThe study carried out within this dissertation – The Theater of the World and the Theater of God – wants to be a historical and theological reflection about theatrical art as an art that presents man in his relationship with the world and God's own action in human life. The present essay makes possible to have a look, although restricted, on the origins of the theater, crossing significant conjunctures of the involved history: through Antiquity, in different contexts of mediterranean culture; in the Middle Ages, where the theater shows a close relationship with the Christian context, as we observe through the liturgical drama and the sacred representations; in the Modern Age, where we find religious influences in authors like Gil Vicente and William Shakespeare. Even in contemporary times, the dialogue between theater and theology reflects the importance of returning God to the theater, which is possible with a closer theological study on theatrical art, a dialogue between them and through the practical dimension of the Church, which could create and raise consciousnesspt_PT
dc.identifier.tid201791501pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23793
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectArte teatralpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectDrama litúrgicopt_PT
dc.subjectLiturgiapt_PT
dc.subjectIgrejapt_PT
dc.subjectShakespearept_PT
dc.subjectGil Vicentept_PT
dc.subjectArte e teologiapt_PT
dc.subjectDiálogo interdisciplinarpt_PT
dc.subjectTheaterpt_PT
dc.subjectTheater artpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectLiturgical dramapt_PT
dc.subjectLiturgypt_PT
dc.subjectChurchpt_PT
dc.subjectArt and theologypt_PT
dc.subjectInterdisciplinary dialoguept_PT
dc.titleO teatro do mundo e o teatro de Deus : uma perspetiva histórica e teológica da arte teatralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Teologia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201791501.pdf
Size:
534.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: