Repository logo
 
Publication

Paulo VI e os meios de comunicação social : as doze mensagens : conteúdo e desafios

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorAbreu, José Paulo Leite
dc.contributor.authorZão, Pedro Daniel Pinto Miranda
dc.date.accessioned2025-02-04T10:44:05Z
dc.date.available2025-02-04T10:44:05Z
dc.date.issued2024-11-25
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractPaulo VI exerceu o seu pontificado durante 15 anos, tornando-se num dos 219 papas com permanência igual ou superior a 1 ano. Uma das ideias centrais do II Concílio do Vaticano foi a comunhão. Ora, a comunicação é um dos eloquentes caminhos para a comunhão tão desejada. Os meios de comunicação social, conforme preconizados pelo papa Paulo VI, não são apenas veículos de difusão de ideias, mas instrumentos favoráveis para promover a comunhão entre os fiéis e a sociedade, na medida em que criam uma rede de entendimento mútuo, de solidariedade e de corresponsabilidade eclesial. Neste sentido, este trabalho pretende analisar o valor mediático das mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais do papa Paulo VI. Desta forma, esperamos que este estudo se possa tornar uma profícua ocasião para uma releitura, capaz de inspirar a relação da Igreja com as grandes transformações do mundo, ajudada pelos avanços dos media.pt_PT
dc.description.abstractPaul VI held the papacy for 15 years, making him one of the 219 popes with one year or more tenure. One of the central ideas of the Second Vatican Council was communion, and communication is one of the eloquent pathways to achieving this desired communion. As envisioned by Pope Paul VI, social communication means are not merely vehicles for disseminating ideas. However, they are also favourable instruments for promoting communion among the faithful and society by fostering a network of mutual understanding, solidarity, and ecclesial co-responsibility. This study aims to analyse the media-related nature of Paul VI’s messages for World Communications Day. In doing so, it may serve as a valuable opportunity for a rereading that could inspire the Church’s relationship with the significant transformations of the world, particularly the advancements in media.pt_PT
dc.identifier.tid203803582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/48032
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDiálogopt_PT
dc.subjectMontinipt_PT
dc.subjectPaulo VIpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectDialoguept_PT
dc.subjectPaul VIpt_PT
dc.titlePaulo VI e os meios de comunicação social : as doze mensagens : conteúdo e desafiospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Teologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203803582.pdf
Size:
963.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: