Publication
Práticas de gestão escolar : mapeamento das práticas de gestão escolar de uma escola municipal na cidade de Palmas - TO
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Estêvão, Carlos Alberto Vilar | |
dc.contributor.author | Sousa, Valderice Costa de | |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T15:44:02Z | |
dc.date.available | 2021-04-14T15:44:02Z | |
dc.date.issued | 2020-07-31 | |
dc.date.submitted | 2020-03 | |
dc.description.abstract | As práticas de gestão escolar são o objeto de estudo dessa dissertação, com o objetivo de conhecer quais são as práticas da gestão que favorecem a aprendizagem e desempenho dos alunos, buscou-se investigar e responder a seguinte questão: quais são as práticas da gestão escolar que fazem com que uma escola municipal esteja posicionada entre os primeiros lugares no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na cidade de Palmas - TO? As respostas a esse questionamento constituíram-se em informações que subsidiaram as análises desta investigação. Assim, a hipótese da pesquisa é: as práticas de gestão de uma escola bem posicionada no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica caracterizam-se por serem democráticas e participativas e orientadas para a eficiência, eficácia e qualidade. A proposta metodológica classifica-se em quali-quantitativa, e o objeto de estudo caracteriza-se, como um estudo de caso, devido este, consistir na investigação da particularidade de um caso singular. A coleta de dados ocorreu por meio de três técnicas: realização das entrevistas semiestruturadas com a gestora e professores, aplicação de questionário aos professores e observação da rotina escolar. A análise dos dados constituiu-se em um conjunto de informações baseadas no estudo das legislações específicas que, estabelecem normas para o ensino brasileiro, e, as concepções teóricas de autores que discutem a temática: Estêvão, Paro, Lück, Libâneo, Ferreira e Veiga, os quais avaliam sobre os avanços e desafios das práticas da gestão democrática e participativa nas escolas públicas. Esta pesquisa está estruturada em cinco capítulos. O primeiro discute sobre as práticas de gestão; o segundo apresenta o conceito de participação; o terceiro analisa sobre a gestão escolar no contexto brasileiro; o quarto apresenta o percurso metodológico e expõe os caminhos percorridos para produção dos dados; o quinto mostra as análises e interpretação dos dados, constituído em categorias de análises para facilitar a compreensão. Assim, considera-se, que a efetividade da gestão democrática e participativa orientada para excelência do ensino-aprendizagem contribui significativamente para a melhoria da qualidade dos processos educativos. | pt_PT |
dc.description.abstract | School management practices are the object of study of this dissertation, with the objective of knowing which are the management practices that favor students learning and performance. It sought to investigate and answer the following question: what are the school management practices that are carried out so that a municipal school is placed among the first places in the Basic Education Development Index ranking in the city of Palmas - TO? The answers to this questioning established information that supported the analysis of this investigation. Therefore, the research hypothesis is: the management practices of a well positioned school in the Basic Education Development Index ranking are characterized for being democratic, participatory and oriented towards efficiency, effectiveness and quality. The methodological proposal is classified as mixed method using quantitative and qualitative data in the same study, the object of study is characterized, as a case study, it consists in the investigation of the particularity of a singular case. Data collection took place using three techniques: conducting semi-structured interviews with the principal and teachers, applying a questionnaire to teachers and observing the school routine. The analysis of the data consisted of a set of information, based on the study of specific legislation that, establishes norms for Brazilian education and the theoretical conceptions of the authors who discuss the theme: Estêvão, Paro, Lück, Libâneo, Ferreira and Veiga. They assess the advances and challenges of democratic and participatory management practices in public schools. This research is structured in five chapters. The first one discusses management practices; the second presents the concept of participation; the third analyzes school management in the Brazilian context; the fourth, presents the methodological path and exposes the paths taken for the production of data; the fifth shows the analysis and interpretation of the data, consisting of categories of analysis to facilitate understanding. Thus, it is considered that the effectiveness of democratic and participatory management geared towards excellence in teaching-learning contributes significantly to improving the quality of the educational processes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202583562 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/32587 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Modelos de gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | Práticas de gestão escolar e gestão democrática e participação | pt_PT |
dc.subject | School management models | pt_PT |
dc.subject | School management practices and democratic management and participation | pt_PT |
dc.title | Práticas de gestão escolar : mapeamento das práticas de gestão escolar de uma escola municipal na cidade de Palmas - TO | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Valderice Sousa_Dissertacao_Braga.pdf
- Size:
- 933.56 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format