Repository logo
 
Publication

A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorRoldão, Maria do Céu Neves
dc.contributor.authorCarneiro, Eduarda Alexandra Baltazar da Silva
dc.date.accessioned2016-03-10T15:26:26Z
dc.date.available2016-03-10T15:26:26Z
dc.date.issued2015-11-10
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo uma reflexão teoricamente sustentada sobre alguns episódios do meu percurso profissional que considero muito significativos, pela repercussão que tiveram na construção do meu “eu” profissional. Destaco a função de orientadora de estágio, que desempenhei durante o ano letivo 2007/2008 e, as consequências pessoais e institucionais que o desempenho desse cargo desencadearam. Refletindo sobre esse ano, destaco dois aspetos principais: Por um lado, o crescimento pessoal e profissional configurando uma viragem muito importante na minha forma de ser professora por uma visão mais exigente do papel que desempenho na escola e na sociedade; Por outro lado, a importância da supervisão e da avaliação no desenvolvimento e na identidade profissional. Toda a reflexão foi feita à luz de quadros teóricos atualizados das Ciências da Educação, nomeadamente no que respeita à prática reflexiva e ao trabalho colaborativo, à supervisão e à avaliação, à autonomia e ao desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to be a theoretically supported reflection on some episodes of my career which I regard as very significant, for the impact they had on my professional self. I highlight the function of internship advisor I carried out during the school year of 2007/2008 and the personal and institutional consequences that were triggered by that performance. Reflecting on that year, I highlight two main aspects: On the one hand, the personal and professional growth that set a very important turning point on the way I teach for a more demanding way to look at the role I play in school and society; On the other hand, the importance of supervision and evaluation on development and professional identity. All of my considerations were made in the light of current theoretical frame work of Educational Sciences, in particular what regards reflective practice and cooperative work, supervision and evaluation, autonomy and professional development.pt_PT
dc.identifier.tid201491125
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19300
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento e identidade profissionalpt_PT
dc.subjectChangept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectDevelopment and professional identitypt_PT
dc.titleA formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201491125 .pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt.pdf
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: