Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O contributo da animação sociocultural para o desenvolvimento pessoal e social de alunos com Necessidades Educativas Especiais no 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
13639.pdf1.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo analisar o contributo da animação sociocultural (ASC) para o desenvolvimento pessoal e social de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), no 1º ciclo do ensino básico. A ASC está dotada de um conjunto de fundamentos teóricos, de métodos e de práticas, aplicados a objetivos da realidade social, potenciando momentos de recreação e lazer junto de alunos com estas características. Nesta investigação pretendemos, também, realçar o papel do animador sociocultural na intervenção com estes alunos, no 1º ciclo do ensino básico. Neste sentido adaptamos um questionário dirigido a docentes de educação especial (EE), total de 100, que se encontravam a lecionar em escolas do mesmo nível de ensino, de forma a analisar o seu contributo. Com base nos dados obtidos é possível concluir que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social dos alunos com NEE, pois é o local onde se adquirem regras, responsabilidades, formas de executar as tarefas do dia-a-dia, a ler, a escrever e a preparar-se para a inserção no mundo profissional, podendo a ASC dar o seu contributo. Verificamos que o papel do animador sociocultural é considerado importante, tendo estes técnicos uma influência na motivação, no desenvolvimento das potencialidades criativas e da socialização, apoiando na promoção do sucesso na escola e na vida social.
This study aims to analyze the contribution of sociocultural animation in personal and social development of students with special educational needs while in primary school. Sociocultural animation is endowed with a set of theoretical and practical methods which are applied to achieve several goals in social reality, providing students with with these characteristics, moments of pleasure and leisure. In this research we also intend to highlight the role of the sociocultural animator in his intervention with these students in the primary schools. In this sense we modified a questionnaire directed to special education teachers total of 100 who were teaching in schools of the same level of education in order to examine their contribution. According to the results we can conclude that primary schools play an key role in personal and social development of students with special educational needs, because it is at school that these students learn rules, responsibility, how to accomplish daily tasks, to read, to write and to get ready for the world of work, the sociocultural animation can make their contribution. We found out that the role of the sociocultural animator is important, he has great influence in students motivation, in the development of creative potential and socialization, support in promoting success in school and in social life.

Description

Keywords

Educação especial Animação sociocultural Animador sociocultural 1º ciclo do ensino básico Desenvolvimento pessoal e social Special Educational Needs Sociocultural animation Sociocultural animator Primary school Personal and social development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue