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- O contributo da animação sociocultural para o desenvolvimento pessoal e social de alunos com Necessidades Educativas Especiais no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Vilardouro, Catarina Ferreira; Ribeiro, Célia; Simões, CristinaO presente estudo tem como objetivo analisar o contributo da animação sociocultural (ASC) para o desenvolvimento pessoal e social de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), no 1º ciclo do ensino básico. A ASC está dotada de um conjunto de fundamentos teóricos, de métodos e de práticas, aplicados a objetivos da realidade social, potenciando momentos de recreação e lazer junto de alunos com estas características. Nesta investigação pretendemos, também, realçar o papel do animador sociocultural na intervenção com estes alunos, no 1º ciclo do ensino básico. Neste sentido adaptamos um questionário dirigido a docentes de educação especial (EE), total de 100, que se encontravam a lecionar em escolas do mesmo nível de ensino, de forma a analisar o seu contributo. Com base nos dados obtidos é possível concluir que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social dos alunos com NEE, pois é o local onde se adquirem regras, responsabilidades, formas de executar as tarefas do dia-a-dia, a ler, a escrever e a preparar-se para a inserção no mundo profissional, podendo a ASC dar o seu contributo. Verificamos que o papel do animador sociocultural é considerado importante, tendo estes técnicos uma influência na motivação, no desenvolvimento das potencialidades criativas e da socialização, apoiando na promoção do sucesso na escola e na vida social.
- Identificação dos comportamentos de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção : perceção dos professoresPublication . Matos, Teresa Maria Afonso de; Martins, Rosa; Campos, SofiaIntrodução: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é a perturbação infantil mais diagnosticada e a que mais desafios coloca às escolas e aos professores; contudo, o conhecimento destes sobre a hiperatividade tem mostrado não ser suficiente para responder às diferentes necessidades educativas. Objetivo: Conhecer as perceções dos professores do 1ºciclo do ensino regular sobre a identificação de comportamentos de alunos com PHDA e verificar se esta identificação coincide com a descrita no DSM-IV-TR. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, transversal, de natureza fenomenológica. O período de recolha de informação decorreu entre Abril e Maio de 2012, através de entrevista semiestruturada, tendo os 10 participantes sido selecionados de forma intencional, procurando nos seus relatos a saturação da informação. Resultados: Os dados mostram que os comportamentos identificados correspondem maioritariamente aos indicados na literatura científica, essencialmente no que se refere aos sintomas nucleares da PHDA, à desatenção, à hiperatividade e à impulsividade. Contudo, não são suficientes, pois revelam algumas lacunas, sobretudo ao nível do diagnóstico, do tratamento e das estratégias de intervenção. Conclusão: Perante tais evidências, torna-se claro que, os professores necessitam de conhecimentos para avaliar comportamentos que causam maior perturbação em contexto escolar e que são a desatenção e a hiperatividade, refletindo-se estas tanto ao nível das aprendizagens e desempenho académico, como nas relações interpessoais, com implicações importantes na vida futura destas crianças.