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Os serviços educativos nos equipamentos culturais
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Filipe Pinto | |
dc.contributor.author | Afonso, Carlos Eduardo Miranda | |
dc.date.accessioned | 2015-01-28T15:25:55Z | |
dc.date.issued | 2013-12-23 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação aborda os Serviços Educativos, enquanto estrutura de educação e cultura de uma área de Portugal (na Região Norte) inserida num mundo globalizado. Os Serviços Educativos são, então, uma porta local que direcciona o enfoque do cidadão/espectador/formando. O reconhecimento da importância do Serviço Educativo de um equipamento cultural é hoje percebido não só pelos responsáveis da administração central e local, como também pelos profissionais da educação e da cultura e por alguns segmentos da população. Entendemos os equipamentos culturais e os Serviços Educativos como pólos que valorizam os cidadãos e ajudam ao esbatimento de desníveis de desenvolvimento local e regional. Com o presente trabalho, procurámos: valorizar os equipamentos culturais, os seus Serviços Educativos e as interacções que estes estabelecem com os seus visitantes/consumidores culturais; investigar e comparar as estratégias de programação e comunicação com os públicos. Escolhemos para o nosso estudo quatro equipamentos culturais: a Casa das Artes (Famalicão), o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), o Theatro Circo (Braga) e a Casa da Música. Trabalhámos a respectiva história, os recursos físicos e humanos, o Serviço Educativo (missão, programação, actividades e públicos); trabalhámos os dados estatísticos sobre as práticas culturais nas diferentes áreas artísticas; comparámos as tipologias das respectivas instituições (Empresa Municipal, Departamento Municipal, Cooperativa e Fundação) e apresentámos quantitativos (orçamentos, eventos e públicos); finalmente, seguimos a pegada pedagógica e musical em cada um desses equipamentos culturais. Partimos da questão O que são os Serviços Educativos nos equipamentos culturais? – e apoiámos, inicialmente, a pesquisa em técnicas de levantamento documental de informação sobre os equipamentos com Serviços Educativos, definição de Serviço Educativo, sua função ao nível da educação para a cultura, da inovação e da criatividade. Procurámos – através de três entrevistas aos coordenadores de três dos equipamentos estudados – colher dados e tentar mostrar como se faz, como se pensa e como se vive o quotidiano destes equipamentos culturais. Na área geográfica abordada coabitam estas quatro instituições de personalidade jurídica distinta. Todas elas desenvolvem actividades, no âmbito dos Serviços Educativos, temperadas por contingências orçamentais, programáticas e de mediação. Pretende-se aclarar a sua acção a partir de uma abordagem científica. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/16451 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Pedagogia musical | por |
dc.subject | Programação | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Públicos | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.title | Os serviços educativos nos equipamentos culturais | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Música |