Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Os serviços educativos nos equipamentos culturaisPublication . Afonso, Carlos Eduardo Miranda; Ribeiro, Filipe PintoA presente dissertação aborda os Serviços Educativos, enquanto estrutura de educação e cultura de uma área de Portugal (na Região Norte) inserida num mundo globalizado. Os Serviços Educativos são, então, uma porta local que direcciona o enfoque do cidadão/espectador/formando. O reconhecimento da importância do Serviço Educativo de um equipamento cultural é hoje percebido não só pelos responsáveis da administração central e local, como também pelos profissionais da educação e da cultura e por alguns segmentos da população. Entendemos os equipamentos culturais e os Serviços Educativos como pólos que valorizam os cidadãos e ajudam ao esbatimento de desníveis de desenvolvimento local e regional. Com o presente trabalho, procurámos: valorizar os equipamentos culturais, os seus Serviços Educativos e as interacções que estes estabelecem com os seus visitantes/consumidores culturais; investigar e comparar as estratégias de programação e comunicação com os públicos. Escolhemos para o nosso estudo quatro equipamentos culturais: a Casa das Artes (Famalicão), o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), o Theatro Circo (Braga) e a Casa da Música. Trabalhámos a respectiva história, os recursos físicos e humanos, o Serviço Educativo (missão, programação, actividades e públicos); trabalhámos os dados estatísticos sobre as práticas culturais nas diferentes áreas artísticas; comparámos as tipologias das respectivas instituições (Empresa Municipal, Departamento Municipal, Cooperativa e Fundação) e apresentámos quantitativos (orçamentos, eventos e públicos); finalmente, seguimos a pegada pedagógica e musical em cada um desses equipamentos culturais. Partimos da questão O que são os Serviços Educativos nos equipamentos culturais? – e apoiámos, inicialmente, a pesquisa em técnicas de levantamento documental de informação sobre os equipamentos com Serviços Educativos, definição de Serviço Educativo, sua função ao nível da educação para a cultura, da inovação e da criatividade. Procurámos – através de três entrevistas aos coordenadores de três dos equipamentos estudados – colher dados e tentar mostrar como se faz, como se pensa e como se vive o quotidiano destes equipamentos culturais. Na área geográfica abordada coabitam estas quatro instituições de personalidade jurídica distinta. Todas elas desenvolvem actividades, no âmbito dos Serviços Educativos, temperadas por contingências orçamentais, programáticas e de mediação. Pretende-se aclarar a sua acção a partir de uma abordagem científica.
- Promoção da gestão do regime terapêutico em clientes com DPOC : um percurso de investigação-açãoPublication . Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Sousa, Paulino; Pereira, FilipeA DPOC é uma doença crónica que influencia negativamente o nível de energia disponível para o autocuidado. Os clientes portadores de DPOC, para controlarem a progressão da doença, necessitam de desenvolver competências para gerir o regime terapêutico. Com este estudo, pretendíamos contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados, através do desenvolvimento de uma abordagem terapêutica progressivamente mais sistematizada, tomando por foco a promoção da gestão do regime terapêutico, em clientes com DPOC. Utilizamos um paradigma de investigação construtivista e uma metodologia de investigação-ação. Para a recolha de dados, utilizamos simultaneamente estratégias qualitativas e quantitativas, com recurso à análise comparativa e iterativa dos dados. O estudo decorreu num serviço de internamento e na consulta externa de uma instituição hospitalar, e contou com a participação de 52 enfermeiros. Utilizamos estratégias promotoras da participação e do comprometimento interno dos enfermeiros, tendo em vista a viabilização da mudança. O ciclo de IA empreendido, gerou mudanças no modelo de cuidados em uso, que evoluiu de uma lógica de gestão de sinais e sintomas da doença, para uma visão, progressivamente, mais centrada na gestão do regime terapêutico. Para isso, foram construídas e implementadas linhas de orientação para a ação, que viabilizaram a continuidade de cuidados e a monitorização dos resultados. Na organização dos cuidados, a mudança permitiu otimizar a partilha de informação, tendo por horizonte a promoção da continuidade dos cuidados. A mudança implementada permitiu, entre outros aspetos, a reorganização da consulta de enfermagem, garantindo uma maior acessibilidade dos clientes aos cuidados de enfermagem. Na documentação dos cuidados de enfermagem assistimos a um aumento significativo da documentação de dados relativos ao autocuidado - gestão do regime terapêutico. Uma vez estabilizada a mudança, foi-nos possível verificar uma melhoria na continuidade dos cuidados e um aumento da documentação de informação válida para a monitorização do impacte da ação terapêutica de enfermagem sobre a condição de saúde dos clientes. Os resultados apurados permitem verificar que os clientes com níveis de consciencialização mais adequados são aqueles que apresentam melhores resultados em termos de ganhos em conhecimentos e capacidades para gerir o regime terapêutico. A sistematização da ação terapêutica implementada foi um contributo relevante para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem a clientes com DPOC.
- Impostos de saída em matéria societária : em busca de uma solução para um problema doméstico e europeuPublication . Alves, Jorge Manuel Osório; Nogueira, João Félix Pinto